Afinal, quem é Bruno Fernandes?

- Advertisement -

Não conheci diretamente este jovem maiato que atua agora no Sporting Clube de Portugal e sobre o qual muitos no Mundo do Futebol parecem estar já rendidos. Não somos da mesma geração, talvez essa tenha sido uma das razões, pois frequentamos os mesmos espaços da Cidade. Mas há quem no seio das minhas relações pessoais o conheça, quem andasse com ele na Escola, quem o conhecesse nos intervalos em que jogava futebol no recreio. Quando lhes peço que me falem do Bruno Fernandes, sim, daquele que remata sem dizer nada a ninguém, do Leão atrevido que brilhou em Guimarães e na Roménia, dizem que ele era daqueles miúdos que ia para a Escola com a ideia fixa de jogar Futebol, que o Futebol nunca lhe saía da cabeça, a vontade de fintar, de chutar, de driblar, de correr. A tão mítica e mística inclinação precoce para o esférico (tomem nota desta expressão), típica dos astros do futebol, dos mágicos, dos enormes jogadores, daqueles bafejados pelo talento.

Com dois golos portentosos, Bruno Fernandes apontou o caminho para o assalto ao castelo vimaranense Fonte: Sporting CP
Com dois golos portentosos, Bruno Fernandes apontou o caminho para o assalto ao castelo vimaranense
Fonte: Sporting CP

Mas à questão sobre quem é Bruno Fernandes deve residir uma outra: Qual a razão da sistemática cegueira dos grandes clubes portugueses face a tamanha qualidade? E neste aspeto, há que dizê-lo em abono da verdade, o Sporting tem sido dos clubes que mais valor e destaque dá à sua formação. Mas ainda existem, infelizmente, no Futebol Português, preconceitos e reservas sobre os atletas formados em Portugal. O número de jogadores que fizeram uma grande carreira e que não representaram qualquer plantel sénior de clubes portugueses dava, por si só, um tema para um artigo, quem sabe um livro. Esta incapacidade de se “olhar para dentro”, para os nossos valores, para os nossos atletas da formação portuguesa, é algo que leva a que se procure fora aquilo que, por vezes, cá dentro, há que sobre. E é então que se espera que os jogadores “rodem” noutros emblemas no estrangeiro, aumentem o seu valor de mercado para depois se gastar rios de dinheiro na sua contratação, engordando todos um bocadinho com isso. Isto não é Futebol, é outra coisa, meus caros. Ou, quanto muito, é o futebol mercado no seu melhor, o futebol onde já não há símbolos nem emblemas, o Futebol dos cifrões, dos milhões.

O Sporting viu esta pérola a brilhar em Itália e foi buscá-la. Custou-lhe 8.5 milhões de euros. Mas quantas pérolas portuguesas não brilharão por essa Europa e Mundo fora, alheios e avessos aos interesses dos clubes portugueses? Quantos Brunos Fernandes não existirão por aí a marcar golos de encher o olho como aqueles que marcou em Guimarães e com a exibição de gala que o jovem maiato fez em Bucareste?

Foto de Capa: Sporting Clube de Portugal

Simão Mata
Simão Matahttp://www.bolanarede.pt
O Simão é psicólogo de profissão mas isso para aqui não importa nada. O que interessa é que vibra com as vitórias do Sporting Clube de Portugal e sofre perante as derrotas do seu clube. É um Sportinguista do Norte, mais concretamente da Maia, terra que o viu nascer e na qual habita. Considera que os clubes desportivos não estão nos estádios nem nos pavilhões, mas no palpitar frenético do coração dos adeptos e sócios.                                                                                                                                                 O Simão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Carlos Martín cedido ao Rayo Vallecano até ao final da temporada

O Atlético Madrid emprestou o avançado espanhol de 23 anos Carlos Martín ao Rayo Vallecano até ao final da temporada.

Manchester City já tem alternativa a Amar Dedic e tenta outro lateral direito

O Manchester City quer fechar um novo lateral direito. Além de Amar Dedic, também Wesley França está na lista dos ingleses.

Odysseas Vlachodimos está em destaque no Sevilha e pode regressar a clube que já representou

O futuro de Odysseas Vlachodimos está sob dúvidas. O Panathinaikos quer intrometer-se no interesse do Sevilha no guarda-redes.

Bayern Munique reage às declarações polémicas de Lennart Karl: «Foi uma situação infeliz, e ele percebeu isso imediatamente»

Lennart Karl revelou, recentemente, que tem o sonho de um dia jogar pelo Real Madrid. O diretor desportivo do Bayern Munique comentou a situação.

PUB

Mais Artigos Populares

Conto de fadas: Wrexham elimina Nottingham Forest da Taça de Inglaterra e avança para os 16 avos da competição

O Wrexham eliminou o Nottingham Forest nas grandes penalidades (4-3) e garantiu a passagem aos 16 avos de final da Taça de Inglaterra.

Sérgio Conceição continua a somar vitórias no Al Ittihad: «Isto é apenas o começo»

Sérgio Conceição reagiu nas redes sociais à vitória do Al Ittihad sobre o Al Kholood. Foi o sexto triunfo consecutivo para o treinador português.

Liam Rosenior e o cargo de treinador do Chelsea: «Em França fui gozado, mas sou bom no que faço»

Liam Rosenior realizou a sua primeira conferência de imprensa como técnico do Chelsea e mostrou-se confiante nas suas próprias capacidades.