Andebol Leonino – Um exemplo de Ecletismo

- Advertisement -

Mas se Sporting e Ecletismo parecem ser duas palavras quase sinónimas, o mesmo não se pode dizer da generalidade, com as devidas e honrosas exceções, da comunicação social portuguesa. Logo no dia seguinte à conquista da Taça Challenge pelo Sporting, as manchetes dos principais jornais desportivos portugueses destacavam em grande plano a final da Taça de Portugal em Futebol entre o Vitória de Guimarães e o Benfica. O mesmo parece ter acontecido no dia seguinte à vitória do Sporting perante o Benfica que correspondeu, como já disse, na celebração do campeonato nacional de Andebol. O Futebol continua a dominar de forma hegemónica os temas de chamada de Capa no dia seguinte a estas conquistas. É uma tristeza. Mas esta triste realidade jornalística é sobretudo fruto de uma mentalidade jornalística e desportiva tacanha e redutora que vê apenas e só no futebol a expressão máxima e plena do Desporto. E isto, não sendo um problema de ninguém em particular, acaba por nos responsabilizar a todos enquanto adeptos.

Um grupo muito unido, que sofreu muito para chegar onde chegou nesta temporada Fonte: Sporting Clube de Portugal - Andebol
Um grupo muito unido, que sofreu muito para chegar onde chegou nesta temporada
Fonte: Sporting Clube de Portugal – Andebol

Mas deixemo-nos de tristezas e falemos de títulos. Nacionais e Europeus. A conquista da Taça Challenge, pela segunda vez na sua história, representou a conquista do 25º título europeu do clube. O Sporting, sublinhe-se para os mais esquecidos ou desconhecedores, é o clube português com mais títulos europeus em todas as modalidades e está, nesse plano, em terceiro lugar a nível europeu, sendo só superado pelo Real Madrid (segundo lugar, com 36 títulos) e pelo atual líder Barcelona com 92 títulos europeus. Isto revela que o Sporting é hoje uma verdadeira potência desportiva não só nacional mas internacional, por muito que isso custe aos nossos rivais. A verdade é como o algodão, não engana, e acaba sempre por vingar perante as ardilosas artimanhas e truques em fantasiar a realidade. O Sporting está, por isso, no plano das suas modalidades em geral e do Andebol em particular, a ser “um grande clube, tão grande como os maiores da Europa”, como postulava e defendia sabiamente o eterno José de Alvalade.

Foto de Capa: Bola na Rede

Simão Mata
Simão Matahttp://www.bolanarede.pt
O Simão é psicólogo de profissão mas isso para aqui não importa nada. O que interessa é que vibra com as vitórias do Sporting Clube de Portugal e sofre perante as derrotas do seu clube. É um Sportinguista do Norte, mais concretamente da Maia, terra que o viu nascer e na qual habita. Considera que os clubes desportivos não estão nos estádios nem nos pavilhões, mas no palpitar frenético do coração dos adeptos e sócios.                                                                                                                                                 O Simão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Francisco Trincão iguala Viktor Gyokeres e Liedson na liderança e Alisson Santos entra no top-10: eis os melhores marcadores do Sporting na Champions League

O Sporting venceu o Athletic por 3-2. Jogo trouxe mudanças à lista de melhores marcadores dos leões na Champions League.

Eis os 5 recordes atingidos pelo Sporting e por Rui Borges após a vitória sobre o Athletic e o top-8 da Champions League

O Sporting venceu o Athletic por 3-2 e conseguiu a passagem direta para os oitavos de final da Champions League. Foram batidos vários recordes.

Imprensa espanhola olha para a vitória do Benfica sobre o Real Madrid: «Mourinho humilha o Real Madrid»

Em Espanha, foi muita a atenção dada à vitória do Benfica e à derrota do Real Madrid. Eis o que escreveram alguns dos principais periódicos espanhóis.

Sporting em amor com os descontos: 3 últimas vitórias chegaram depois dos 90

O Sporting venceu PSG, Arouca e Athletic nos últimos três jogos. As três vitórias chegaram todas em tempo de descontos.

PUB

Mais Artigos Populares

Francisco Cunha: o apanha-bolas dos sub-14 do Benfica que festejou com José Mourinho

Num momento de puro êxtase, José Mourinho abraçou o apanha bolas nos festejos do golo de Anatoliy Trubin. O jovem é Francisco Cunha, jogador dos sub-14 do Benfica.

Afonso Patrão troca o Braga pelo Westerlo

Afonso Patrão deixou o Braga e assinou pelo Westerlo. A transferência garantiu ao clube bracarense direitos de formação e uma percentagem numa futura transferência.

James Ward-Prowse troca o West Ham de Nuno Espírito Santo pelo Burnley

James Ward-Prowse vai jogar no Burnley até ao final da temporada, depois de o clube ter assegurado a sua chegada por empréstimo proveniente do West Ham.