Andebol Leonino – Um exemplo de Ecletismo

- Advertisement -

Mas se Sporting e Ecletismo parecem ser duas palavras quase sinónimas, o mesmo não se pode dizer da generalidade, com as devidas e honrosas exceções, da comunicação social portuguesa. Logo no dia seguinte à conquista da Taça Challenge pelo Sporting, as manchetes dos principais jornais desportivos portugueses destacavam em grande plano a final da Taça de Portugal em Futebol entre o Vitória de Guimarães e o Benfica. O mesmo parece ter acontecido no dia seguinte à vitória do Sporting perante o Benfica que correspondeu, como já disse, na celebração do campeonato nacional de Andebol. O Futebol continua a dominar de forma hegemónica os temas de chamada de Capa no dia seguinte a estas conquistas. É uma tristeza. Mas esta triste realidade jornalística é sobretudo fruto de uma mentalidade jornalística e desportiva tacanha e redutora que vê apenas e só no futebol a expressão máxima e plena do Desporto. E isto, não sendo um problema de ninguém em particular, acaba por nos responsabilizar a todos enquanto adeptos.

Um grupo muito unido, que sofreu muito para chegar onde chegou nesta temporada Fonte: Sporting Clube de Portugal - Andebol
Um grupo muito unido, que sofreu muito para chegar onde chegou nesta temporada
Fonte: Sporting Clube de Portugal – Andebol

Mas deixemo-nos de tristezas e falemos de títulos. Nacionais e Europeus. A conquista da Taça Challenge, pela segunda vez na sua história, representou a conquista do 25º título europeu do clube. O Sporting, sublinhe-se para os mais esquecidos ou desconhecedores, é o clube português com mais títulos europeus em todas as modalidades e está, nesse plano, em terceiro lugar a nível europeu, sendo só superado pelo Real Madrid (segundo lugar, com 36 títulos) e pelo atual líder Barcelona com 92 títulos europeus. Isto revela que o Sporting é hoje uma verdadeira potência desportiva não só nacional mas internacional, por muito que isso custe aos nossos rivais. A verdade é como o algodão, não engana, e acaba sempre por vingar perante as ardilosas artimanhas e truques em fantasiar a realidade. O Sporting está, por isso, no plano das suas modalidades em geral e do Andebol em particular, a ser “um grande clube, tão grande como os maiores da Europa”, como postulava e defendia sabiamente o eterno José de Alvalade.

Foto de Capa: Bola na Rede

Simão Mata
Simão Matahttp://www.bolanarede.pt
O Simão é psicólogo de profissão mas isso para aqui não importa nada. O que interessa é que vibra com as vitórias do Sporting Clube de Portugal e sofre perante as derrotas do seu clube. É um Sportinguista do Norte, mais concretamente da Maia, terra que o viu nascer e na qual habita. Considera que os clubes desportivos não estão nos estádios nem nos pavilhões, mas no palpitar frenético do coração dos adeptos e sócios.                                                                                                                                                 O Simão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Colega de Neemias Queta elogia o português e garante: «Ele tem mais potencial e eu quero extrair isso dele»

Jaylen Brown deixou muitos elogios a Neemias Queta. Jogador é colega do poste português nos Boston Celtics.

Ivan Cavaleiro é reforço do FC Zurique

O FC Zurique anunciou a contratação de Ivan Cavaleiro. O avançado internacional português de 32 anos assinou a custo zero com a equipa suíça.

Morreu Mariana Rocha, jogadora do Clube Futebol Benfica

O Clube Futebol Benfica confirmou a morte de Mariana Rocha. A média de 22 anos partiu nesta segunda-feira.

Anatoliy Trubin e o impacto da guerra da Ucrânia: «A minha família fica 17, 18 horas sem eletricidade. Por vezes há bombas, drones, mas...

Anatoliy Trubin foi entrevistado pelo The Athletic. Guarda-redes falou do impacto da guerra na Ucrânia e no sonho do Mundial 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Gilberto Duarte está de regresso ao FC Porto após dez anos

Gilberto Duarte é o mais recente reforço do FC Porto. O internacional português está de regresso aos dragões passado dez anos.

Anatoliy Trubin confessa sonho: «Espero que durante a minha vida, na minha carreira de futebolista, possa jogar ou assistir a um jogo em Donetsk»

Anatoliy Trubin foi entrevistado pelo The Athletic. Guarda-redes falou do impacto da guerra na Ucrânia na sua carreira.

Anatoliy Trubin e o trabalho com José Mourinho: «Nada mudou com a idade, apenas ganhou mais experiência. É único trabalhar com um treinador tão...

Anatoliy Trubin foi entrevistado pelo The Athletic. O guarda-redes do Benfica abordou a convivência com José Mourinho.