Mas se Sporting e Ecletismo parecem ser duas palavras quase sinónimas, o mesmo não se pode dizer da generalidade, com as devidas e honrosas exceções, da comunicação social portuguesa. Logo no dia seguinte à conquista da Taça Challenge pelo Sporting, as manchetes dos principais jornais desportivos portugueses destacavam em grande plano a final da Taça de Portugal em Futebol entre o Vitória de Guimarães e o Benfica. O mesmo parece ter acontecido no dia seguinte à vitória do Sporting perante o Benfica que correspondeu, como já disse, na celebração do campeonato nacional de Andebol. O Futebol continua a dominar de forma hegemónica os temas de chamada de Capa no dia seguinte a estas conquistas. É uma tristeza. Mas esta triste realidade jornalística é sobretudo fruto de uma mentalidade jornalística e desportiva tacanha e redutora que vê apenas e só no futebol a expressão máxima e plena do Desporto. E isto, não sendo um problema de ninguém em particular, acaba por nos responsabilizar a todos enquanto adeptos.

Um grupo muito unido, que sofreu muito para chegar onde chegou nesta temporada Fonte: Sporting Clube de Portugal - Andebol
Um grupo muito unido, que sofreu muito para chegar onde chegou nesta temporada
Fonte: Sporting Clube de Portugal – Andebol

Mas deixemo-nos de tristezas e falemos de títulos. Nacionais e Europeus. A conquista da Taça Challenge, pela segunda vez na sua história, representou a conquista do 25º título europeu do clube. O Sporting, sublinhe-se para os mais esquecidos ou desconhecedores, é o clube português com mais títulos europeus em todas as modalidades e está, nesse plano, em terceiro lugar a nível europeu, sendo só superado pelo Real Madrid (segundo lugar, com 36 títulos) e pelo atual líder Barcelona com 92 títulos europeus. Isto revela que o Sporting é hoje uma verdadeira potência desportiva não só nacional mas internacional, por muito que isso custe aos nossos rivais. A verdade é como o algodão, não engana, e acaba sempre por vingar perante as ardilosas artimanhas e truques em fantasiar a realidade. O Sporting está, por isso, no plano das suas modalidades em geral e do Andebol em particular, a ser “um grande clube, tão grande como os maiores da Europa”, como postulava e defendia sabiamente o eterno José de Alvalade.

Foto de Capa: Bola na Rede