Hoje é o Dia.
Chegou o dia em que, volvidos nove anos, o Sporting tem de novo reais hipóteses de vencer no reduto do eterno rival. Hoje é o dia para extirpar fantasmas antigos e finalmente voltar a escrever uma página condizente com a história do clube.
O jogo de hoje marca o regresso de Jorge Jesus a uma casa em que foi feliz e onde transformou um Benfica medíocre numa equipa respeitada e campeã. A vitória na Supertaça veio comprovar que a decisão de levar o treinador português para as Arábias foi um erro, um erro de gestão tão grave que ainda hoje querem fazer crer que foi Jesus a querer sair da Luz. Na cabeça de JJ nada mais passa pela cabeça senão a vitória, e creio que seria a melhor forma de vingar a injustiça feita e de calar os assobios com que milhares de benfiquistas o irão receber. Se Jesus merece mais esses apupos e insultos do que a própria direcção dos encarnados, essa é outra questão que merecia resposta, mas não hoje e não neste texto.
Contudo, apesar do desejo de vitória para “matar” uma sede de quase uma década, e da vontade de Jesus em querer provar o erro que foi a sua dispensa, creio que a vitória de hoje não é vital para as aspirações do Sporting no campeonato. Obviamente que não quero ver o Porto fugir na classificação e tornar-se líder isolado; mas neste momento a vitória é mais importante para a equipa para casa do que para os leões, e o Sporting até pode jogar com essa necessidade. Assim sendo, não quero ver o Sporting a jogar para o empate, mas não fico desiludido com esse resultado, será um mal menor e que deixará o Sporting em vantagem – ainda que momentânea – sobre o Benfica.
Fonte: vavel.com
Falando sobre o jogo em si, apostaria na continuidade de Matheus do lado esquerdo do ataque leonino, até para aproveitar a falta de ritmo de Sílvio, mas talvez Jesus opte por lançar o “menino” mais tarde e começar o jogo com Ruiz, se o costa-riquenho conseguir recuperar. No ataque, daria mais uma hipótese à dupla Montero e Slimani, deixando Teo Gutiérrez como aposta a partir no banco. Fulcral será Esgaio fazer parte do onze inicial, uma vez que pouco resta a João Pereira da qualidade que teve no passado; ainda para mais num jogo frente ao Benfica e com tudo o que isso envolve para o internacional português.
Um último reparo, foram três semanas de troca de palavras, acusações, casos em tribunais, proibições de tarjas e atitudes ridículas de parte a parte. O perigo de todas estas atitudes transformarem o jogo de hoje numa zona de conflito é real e por isso o meu apelo é que todos se lembrem que irão estar milhares de crianças e famílias no estádio e até nas imediações do mesmo. Lembrem-se da forma como aprenderam a gostar e a amar o Futebol e não queiram criar traumas de infância em quem nada tem que ver com dirigentes bacocos.
Hoje é o Dia, Viva o Sporting.
Fonte da foto de capa: Sporting Clube de Portugal
Vítor Miguel Gonçalves
Vítor Miguel Gonçalves
Para Vítor, os domingos da sua infância eram passados no velhinho Alvalade, com jogos das camadas jovens de manhã, modalidades na nave e futebol sénior ao final da tarde.
Vítor Miguel Gonçalves
Vítor Miguel Gonçalves
Para Vítor, os domingos da sua infância eram passados no velhinho Alvalade, com jogos das camadas jovens de manhã, modalidades na nave e futebol sénior ao final da tarde.