Entre a esperança e a realidade | Atalanta x Sporting

    Sporting
    Liga Europa, 2.ª mão dos oitavos-de-final: quinta-feira, 14 de março de 2024, 20h00.

    A ANTEVISÃO: COM O CANSAÇO À ESPREITA, O LEÃO PROCURA VITÓRIA INÉDITA EM ITÁLIA

    Segunda mão dos oitavos de final da Liga Europa. O Sporting desloca-se a Bérgamo, cidade a nordeste de Milão, com os olhos na história, na inédita história do clube verde e branco. Conquistar a primeira vitória em terrenos italianos. 

    A eliminatória está em aberto, após o empate a uma bola em Alvalade. No entanto, este será mais um desafio imenso para os comandados de Rúben Amorim. Vindos da vitória em Arouca por 0-3, os leões encontram-se motivados, no entanto, o grande “carrasco” do Sporting poderá ser o cansaço acumulado.

    Mas se em Alvalade reina a esperança de uma segunda passagem consecutiva aos quartos de final de uma competição europeia, algo inédito na história do clube, Rúben Amorim, está ciente que poderá ser preciso rodar algumas peças do onze inicial, tal como aconteceu na primeira mão da eliminatória. 

    Excluindo Gonçalo Inácio, Adán e Pedro Gonçalves, de fora por lesão, os leões abdicaram de Viktor Gyokeres e Morten Hjulmand na primeira parte do desafio, confirmando essa necessidade de repousar ambos os jogadores escandinavos. À partida para este jogo, sabemos de antemão que Hidemasa Morita e Adán estão de fora por síndrome gripal e lesão, respetivamente, e não seguiram viagem para Itália. 

    Por outro lado, a Atalanta não vive o melhor dos períodos na sua época, e já não vence há quase um mês, desde 17 de fevereiro. Os pupilos de Gian Piero Gasperini chegam a este jogo no sexto lugar da Serie A, a quatro pontos dos lugares que dão acesso à Champions League. 

    E se, do lado dos “leões” pesa a balança entre o cansaço acumulado e a vontade de chegar longe nas competições europeias, em Bérgamo vivem-se dias semelhantes. A prioridade dos italianos está na Serie A, onde procuram o apuramento para a Champions League, sabendo que apenas o conseguirão pela via europeia caso vençam a Liga Europa, um sonho que parece demasiado distante. Será, por isso, possível ver uma pequena rotação nas escolhas do técnico de 66 anos, que retirou a titularidade a Teun Koopmeiners, no jogo em Portugal. 

    Este é o quarto jogo entre Atalanta e Sporting na presente temporada, sem nenhum resultado favorável aos “leões” até agora. Com uma derrota e dois empates, o Sporting procura agora a primeira vitória frente à Atalanta.

    Não admira por isso que o favoritismo penda ligeiramente para a equipa da casa, que conta com o apoio do seu público, e que espera uma equipa do Sporting algo desgastada e com os olhos postos já no jogo frente ao Boavista.

    O árbitro desta partida será Sandro Scharer, árbitro que, tal como a restante equipa de arbitragem, conta com nacionalidade suíça. 

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. Este será o nono jogo entre portugueses e italianos, com três vitórias para a Atalanta, três empates, e 2 vitórias para o Sporting.
    2. As duas vitórias do Sporting frente aos italianos aconteceram em 1963, a contar para a Taça das Taças, que os leões venceram.
    3. A Atalanta está invencível na Liga Europa, somando quatro vitórias e três empates em sete jogos. 
    4. O Sporting nunca venceu em Itália.
    5. O Sporting marcou em todos os jogos disputados nesta edição da Liga Europa, contando com uma média de mais de um golo por jogo. 
    6. Os comandados de Gasperini participam na Liga Europa pela terceira vez (excluindo Taça UEFA), tendo chegado aos quartos de final da prova apenas uma vez. 
    7. Viktor Gyokeres conta com mais golos nesta época (33 golos) que Gianluca Scamacca, Ademola Lookman e De Ketelaere juntos (26 golos).
    8. Esta época, a Atalanta conta com 18 jogos realizados no estádio Atlético Azzurri d’Italia, somando 13 vitórias, dois empates e três derrotas. 
    9. Ambas as equipas jogam na mesma formação tática, o 3x4x3.
    10. O Sporting não perde um jogo desde 23 de janeiro, enquanto a Atalanta não vence desde 17 de fevereiro.

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Teun Koopmeiners – Contando já com três temporadas ao serviço da Atalanta e com 26 anos, esta é já a sua melhor época em Itália, onde leva 16 contribuições para golo. Presença frequente na seleção dos Países Baixos, Koopmeiners é o esteio desta equipa.  

    A sua energia e liderança levam esta Atalanta para outro nível. É um “box-to-box” completo. A precisão no passe, aliada à sua elevada criatividade, condução com bola, chegada à área e facilidade no remate tornam este médio a maior ameaça desta Atalanta. 

    É um jogador que muitos consideram estar já acima do nível desta Atalanta, existindo rumores de que clubes como o Liverpool, Manchester United e Juventus estão, neste momento, a estudar a sua contratação na próxima janela de transferências.

    Viktor Gyokeres44 participações para golo em 37 jogos. Não é preciso justificar a escolha do avançado sueco nesta secção. É o melhor reforço do Sporting CP este ano (e, porventura, nos últimos dez anos).

    Força, velocidade, energia e uma resistência acima da média. Não é o avançado mais dotado tecnicamente, mas consegue “mascarar” essa debilidade com uma facilidade invejável em marcar golos. É um poço de força, que consegue correr do primeiro ao último minuto.

    Dezoito milhões de euros que parecem, agora, ter sido “baratos” aos cofres leoninos. É o jogador mais influente desta equipa, conseguindo, por si só, alavancar de todos os adeptos um apoio extra, o que pode ser importante nesta deslocação a Bérgamo.

    XI´s PROVÁVEIS

    Atalanta: Juan Musso, Davide Zappacosta, Berat Djimsiti, Isak Hien, Giorgio Scalvini, Matteo Ruggeri, Teun Koopmeiners, Éderson, Marten De Roon, Ademola Lookman e Gianluca Scamacca. 

    Treinador: Gian Piero Gasperini

    «Amanhã será um jogo direto, de onde só vai sair um vencedor. Existe a possibilidade de prolongamento, que temos sempre de considerar dado o equilíbrio do jogo em Lisboa».

    Sporting: Franco Israel, Geny Catamo, St. Juste, Diomande, Gonçalo Inácio, Matheus Reis, Morten Hjulmand, Daniel Bragança, Pedro Gonçalves, Francisco Trincão e Viktor Gyokeres.

    Treinador: Rúben Amorim

    «Vamos a Bérgamo para vencer o jogo, com uma equipa com algumas mudanças, fresca, mas claramente pronta para vencer a eliminatória».

    PREVISÃO DE RESULTADO: Atalanta 2-1 Sporting

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares