Leões em Faro à procura da liderança isolada | SC Farense x Sporting CP

    Primeira Liga, 7.ª jornada: sábado, 20h30. 30 de setembro de 2023

    A ANTEVISÃO: SPORTING PODE APROVEITAR CLÁSSICO PARA SE TORNAR LÍDER ISOLADO

    Numa semana de clássico na Luz, o grande vencedor da jornada, por incrível que pareça, poderá vir a ser o Sporting CP. Estando em primeiro lugar no campeonato, em igualdade pontual com o FC Porto, os comandados de Rúben Amorim deslocam-se a Faro para enfrentar o SC Farense de José Mota, treinador de má memória para os adeptos leoninos, tendo levado de vencida a equipa de Alvalade na final da Taça de Portugal da época de 2017/18, então como treinador do Clube Desportivo das Aves.

    Dois anos depois, o Farense volta a receber um grande num jogo a contar para o campeonato nacional. Os anfitriões abrem as portas do seu estádio para receber um moralizado Sporting, que ainda não perdeu em jogos oficiais, e que tem consciência que só depende de si mesmo para assegurar a liderança da liga, como salientou o treinador Rúben Amorim na antevisão da partida deste sábado.

    Sob uma eventual liderança isolada, o treinador leonino preferiu acalmar os ânimos dizendo: “Em qualquer estádio na Liga, em qualquer jogo, se vencermos estaremos em primeiro lugar, acompanhados ou não. Não assino nada em relação ao clássico, assino por baixo a vitória do Sporting, e aconteça o que acontecer no fim de semana, se ganharmos o nosso jogo seremos primeiros. Depois de um ano onde andámos sempre atrás e a ter aquela sensação de não olhar só para o nosso jogo, olhar para o vizinho e isso causa alguma distração. Esse é o foco.”  

    Durante esta semana, Amorim ficou a saber que em Faro já poderá contar com Viktor Gyokeres – afastado do jogo contra o Rio Ave a contas com um problema físico- e com Diomande, que tinha saído lesionado no jogo de domingo. Contudo, face ao regresso do internacional sueco e boa exibição de Edwards, cabe ao treinador dos verde e brancos ter a boa dor de cabeça sob qual será o trio de ataque para esta partida. É importante, para estas mesmas contas, salientar o bom arranque de Paulinho, que já leva cinco golos e é um dos melhores marcadores do campeonato.

    Procurando tirar proveito do fator casa, os “leões de faro” pretendem fazer do Estádio São Luís a sua fortaleza. A equipa algarvia soma a terceira vitória seguida no seu reduto, duas para a liga portuguesa (5-0 Chaves FC e 3-1 ao SC Braga) e uma para a taça da liga (1-0 contra o CD Tondela) e conta com o apoio dos seus adeptos para voltar a implementar o inferno do São Luís para as equipas que os visitam.

    Os atuais 11º classificados, somam seis pontos nas seis jornadas já disputadas e procuram voltar a pontuar em casa e se possível terminarem com este ciclo do Sporting. O Farense, mesmo já tendo vencido um dos “quatro grandes”, fora de portas ainda não conseguiu somar qualquer ponto.

    É interessante o salientar do papel da mística e da sua importância introduzido pelo treinador dos algarvios. Em conferência de imprensa, José Mota destacou: “Muitas vezes dizemos que as tradições já não são o que eram, mas queremos que estas tradições se mantenham. Dá muito trabalho aos clubes terem a mística, terem os conhecimentos, perceberem o que é o passado do clube. Nós tentamos interpretar isso, saber o que era o inferno do São Luís e o que vamos tentar, contra um grande adversário, é potencializar essas características que o Farense tem”

    Num 4-3-3 clássico, rapidamente José Mota identificou aquele que é o seu onze base. A derrota em casa na primeira jornada contra o Casa Pia deixou moça (0-3) e desde então pouco ou nada mexeu numa equipa que junta a irreverência de Bellouni e Rui Costa (ambos com dois golos e duas assistências), o equilíbrio de Cláudio Falcão e a experiência de jogadores como Marco Matias, Talocha ou do capitão Fabrício Isidoro. Para o resto da época, fica a dúvida sobre qual o papel de Zé Luís ou de Elves Baldé nesta equipa? E se serão titulares já contra o Sporting?

    Mesmo com o regresso de Viktor Gyokeres, quando analisada a equipa adversária, José Mota  preferiu dar prioridade ao que o Sporting pode fazer enquanto coletivo, frisando que, mesmo sem o ex-Coventry, viu “(…) o Sporting com grandes dinâmicas e a jogar bom futebol” e que “o trabalho que se faz semanalmente e as dinâmicas que se criam e que no jogo elas consigam sobrepor-se às individualidades.”

    A partida entre o Farense e o Sporting realiza-se no Estágio São Luís às 20:30 e conta com arbitragem de Luís Godinho.

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. Trata-se do 25.º jogo disputado por ambas as equipas a contar para o campeonato nacional.
    2. Nos 24 jogos já disputados regista-se: 16 vitórias para o Sporting; cinco empates e três vitórias do Farense.
    3. No São Luís, o resultado típico registado é de 0-1 para o Sporting CP. Trata-se de um resultado idêntico ao realizado na última deslocação dos leões a Faro, em 2020/2021. Nesse jogo ficou (0-1), com golo de Pedro Gonçalves (Pote)
    4. A última vitória do Farense contra o Sporting foi na época 2000/2001, por 2-1, com autogolo de Rui Jorge (43 minutos) e golo de Marco Nuno (53 minutos). O Sporting reduziu aos 89 através de Pedro Barbosa.
    5. O Farense apenas conquistou pontos no seu Estádio, contra Braga e Chaves.
    6. Do atual plantel do Farense, apenas Ricardo Velho, Fabrício Isidoro e Cláudio Falcão faziam parte da equipa que enfrentou o Sporting em 2020/2021.
    7. O Farense conta 7 jogadores com passagens pelo Sporting. São eles: Elves Baldé, Rafael Barbosa, Matteus Oliveira, Marco Matias, Diogo Paulo e André Seruca.
    8. O Sporting é a equipa com maior percentagem de tempo útil de jogo com 57,71% (59:21 minutos, por jogo) e o Farense é a 16º com 51,05% (52:34 minutos, por jogo)
    9. Dos jogadores que estavam na ficha de jogo na última deslocação do Sporting a Faro, nove ainda estão no plantel leonino. A titulares são: Adán, Matheus Reis, Inácio, Coates, Pote, Daniel Bragança e Paulinho. No banco de suplentes: Luís Neto e Nuno Santos.
    10. O último encontro entre ambas as equipas foi no estádio José de Alvalade, para a Taça da Liga e o resultado ficou em 6-0 para o Sporting. Os marcadores foram Paulinho (20 e 22 min), Edwards (39 min), Pedro Gonçalves (48 min), Artur Gomes (75 min) e Mateus Fernandes (84 minutos)

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Mohamed Belloumi é uma das armas ofensivas do Farense
    Fonte: Edmilson Monteiro/Bola na Rede

    Belloumi – Desconhecido por muitos dos que acompanham a liga portuguesa, Mohamed Belloumi, apresenta-se ao grande público como um dos grandes talentos à disposição de José Mota. A cumprir a terceira época pelos “leões de faro”, o argelino de 21 anos, já soma dois golos e duas assistências e, jogando tanto na esquerda como na direita, promete vir a ser uma dor de cabeça para a defesa leonina, principalmente, num jogo onde a equipa algarvia irá explorar o espaço em profundidade, aproveitando a pressão alta do Sporting.

    Paulinho Sporting Fernando Meira
    Fonte: Sporting CP

    Paulinho – Nova época e nova vida para o avançado português. Depois de uma época menos conseguida onde só marcou cinco golos para o campeonato nacional, Paulinho está a ser um dos principais beneficiários da chegada Gyokeres, e, numa nova posição, está um jogador com maior liberdade em campo e longe das amarras que estavam a condicionar o seu jogo. Em seis jornadas, Paulinho já igualou a marca da época passada, procurando em Faro, manter-se no pódio dos melhores marcadores da liga portuguesa.

    XI´s PROVÁVEIS

    SC Farense: Ricardo Velho; Pastor, Muscat, Gonçalo Silva e Talocha; Cláudio Falcão, Fabrício Isidoro (C), Mattheus Oliveira; Marco Matias, Belloumi e Rui Costa

    Treinador: José Mota

    «O Sporting é uma equipa com excelentes dinâmicas, que tem vindo a ser trabalhada já há três anos pelo Rúben Amorim, que sabe que implementou um modelo de jogo em que o jogador se adapta de uma forma muito muito fácil e tem tido excelentes prestações ao longo destes tempos e com jogadores, muitos deles, que têm um conhecimento maior da nossa liga, as contratações têm sido muito baseadas em atletas que estão em clubes da nossa liga e com grande potencial, e realmente esta equipa do Sporting dá gosto ver jogar».

    «Mérito para o Sporting, como é óbvio, mas para o seu treinador é bom elogiar as características que tem implementado, pelas dinâmicas e, fundamentalmente, pelos bons resultados que têm alcançado».

    Sporting CP: Adán; Diomande, Coates (C) e Gonçalo Inácio; Esgaio, Morita, Hjumand e Nuno Santos; Pedro Gonçalves (Pote), Paulinho e Gyokeres

    Treinador: Rúben Amorim

    «Vai ser um jogo difícil, diferente do jogo com o Rio Ave, frente a uma equipa com um treinador mais experiente do que todos nós na equipa técnica do Sporting. Vão esperar pelas nossas transições e todos os pormenores contam, não podemos ter perdas de bola. Sabemos que o campo é mais estreito, parece que não, mas isso conta, treinámos isso, estreitámos o nosso campo, faz diferença na largura de jogo, olhámos para todos os pormenores».

    «O Farense tem responsabilidade diferente e todas as condicionantes podem ter reflexo no resultado. Analisámos todos os jogos, sabemos que jogam sempre com intensidade, e quando têm espaço para contra-atacar contam com bons jogadores. Espero um Farense que quer ganhar, mas nós também queremos».

    PREVISÃO DE RESULTADO: SC Farense 0-2 Sporting CP

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares