CS Marítimo x Sporting CP | Quem quer um campeonato mais imprevisível, quem quer?

    Primeira Liga, 15.ª Jornada. Domingo, 18h, 8 de Janeiro de 2023

    ANTEVISÃO: OITO DIAS DE BOAS MÉDIAS EM PREVISÕES E CERTEZAS

    Certezas de 2023 (parte I): todos, sem exceção, por brincadeira ou aversão, já vilipendiaram equipas adversárias no desporto rei e o CS Marítimo não pode ser desprezado.

    Certezas de 2023 (parte II): o vocabulário que governa com maioria absoluta este universo a tender para o desencanto tem na palavra “carrasco” o sumo do elogio ao adversário.

    Certezas de 2023 (parte III): na minha zona, “meter nojo” encerra algo positivo – por cá, esperamos que as pessoas que gostamos verdadeiramente nos continuem a exasperar ainda que brandamente. A evidência também se aplica aos clubes.

    Certeza de 2023 (parte IV): Caso o Sporting CP queira permanecer na discussão pelo título nacional, vencer o carrasco CS Marítimo é tão indispensável quanto a presença do primeiro álbum dos Violent Femmes nos melhores da década de 80 do século passado.

    Quatro certezas em oito dias. Contem comigo para médias de razoável em diante. Vamos a previsões.

    Previsão para 2023 (parte I): Pedro Porro e Marcus Edwards geram demasiada cobiça, mas não façam caso. O alarido faz lembrar o ruído (e eco) oriundo dos “media” quando o Bojinov pousou finalmente as bagagens em Alvalade.

    Previsão para 2023 (parte II): Paulinho vai faturar mais do que no conjunto dos anos anteriores. Afinal, basta pedir da bancada que ele mostre os dentes. Sempre foi um catraio respeitador, sempre.

    Previsão para 2023 (parte III): ter, no final do mês, mais uma previsão relativamente a janeiro de 2022. Sem contar com esta. De preferência, em concordância com o sucesso do Sporting CP.

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. O CS Marítimo é uma das equipas com mais empates na Primeira Liga, juntamente com GD Estoril, Rio Ave FC, GD Chaves, FC Arouca e CD Santa Clara;
    2. Em 106 jogos disputados, o Sporting CP regista 73 vitórias, 16 empates e 17 derrotas frente aos insulares;
    3. No Estádio dos Barreiros, 1-2 favorável aos leões é o resultado mais frequente entre os dois emblemas.
    4. Miguel Silva é o guarda-redes mais batido da Primeira Liga: 23 golos sofridos;
    5. A maior vitória do CS Marítimo em casa remonta à época 2004/2005: 3-0, com tentos de Alan, Pena e Bibishkov;
    6. A maior vitória do Sporting CP na Madeira data da temporada 1937/1938 no extinto Campeonato de Portugal: 0-5;
    7. Nos últimos oito jogos realizados na Madeira, o Sporting CP só ganhou por duas vezes;
    8. Manuel Fernandes é o jogador com mais golos no duelo entre as duas formações: dez golos apontados em 11 jogos;
    9. Mateus Fernandes pode estrear-se a titular pela equipa do Sporting CP na Primeira Liga;
    10. O CS Marítimo é a segunda equipa com mais derrotas na presente edição do campeonato: nove derrotas em 14 jogos.

    JOGADORES A TER EM CONTA

    André Vidigal Sporting Marítimo
    Fonte: Lara Carriço/Bola na Rede

    André Vidigal (CS Marítimo) – O extremo português é o jogador com mais minutos pelos madeirenses e a razão é só uma: na turma de José Gomes, não existe ninguém tão diferenciado quanto ele. Rápido, imprevisível e forte no duelo individual, André Vidigal carrega – sem o auxííio necessário – a cruz que a temporada 2022/2023 está a representar até à data. A sua postura irrequieta, dentro da quadra, exige marcação apertada e muita concentração. Contra um grande do futebol português, o avançado pode causar estragos. A montra é apetecível e a qualidade já foi notada. Resta saber se o estofo resistirá…

    Clássico
    Fonte: Carlos Silva / Bola Na Rede

    Francisco Trincão (Sporting CP) – Não é (nem nunca foi!) uma questão de técnica ou de estar do emblema que carrega ao peito. Todo o jogador necessita de um período de adaptação face ao jogo e face às ideias que o treinador tem para ele e para o jogo. Inicialmente, o internacional português foi alvo de críticas pelo rendimento e, sobretudo, pela indiferença que causava quando chamado à partida. À data, com mais tempo – mais trabalho, mais treino – já de sinais daquilo que um Francisco Trincão, em forma, pode significar para o clube: desequilíbrio puro no reduto adversário. Juntando os apontamentos defensivos que Rúben Amorim lhe dá, jogo a jogo, o menino vai voltar a ser bonito.

    XI´s PROVÁVEIS

    CS Marítimo: M. Silva; C. Winck, M. Mosquera, M. Costa e V. Costa; R. Brito, J. Afonso e S. Beltrame; B. Xadas, A. Vidigal e L. Pereira.

    Técnico: José Gomes

    «Cada jogo e cada ação dentro dele é uma oportunidade. Temos de encarar este jogo como uma oportunidade para uma viragem».

    Sporting CP: A. Adán; G. Inácio, S. Coates e M. Reis; P. Porro, M. Ugarte, M. Fernandes e N. Santos; F. Trincão, M. Edwards e Paulinho.

    Técnico: Rúben Amorim

    «Estou a pensar no Marítimo, não no outro jogo a seguir. Temos de vencer o Marítimo e depois lutar frente ao 1.º classificado. Não fugindo à questão, sabemos que é essencial vencer os próximos dois jogos».

    PREVISÃO DE RESULTADO: CS Marítimo 0-2 Sporting CP
    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Romão Rodrigues
    Romão Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
    Em primeira mão, a informação que considera útil: cruza pensamentos, cabeceia análises sobre futebol e tenta marcar opiniões sobre o universo que o rege. Depois, o que considera acessório: Romão Rodrigues, estudante universitário e apaixonado pelas Letras.                                                                                                                                                 O Romão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.