Liderança como local favorito para a passagem de ano | Portimonense SC x Sporting CP

    Primeira Liga, 15.ª jornada: sábado, 30 de dezembro de 2023, 20h30.

    A ANTEVISÃO: LEÕES FECHAM 2023 NO ALGARVE CONTRA OPONENTE QUE NÃO TEM DADO PROBLEMAS

    Em jogo a contar para a 15.ª jornada da Liga Portuguesa, Portimonense SC e Sporting CP disputam o último encontro da principal divisão do futebol português em 2023. Neste domingo, no Estádio Municipal de Portimão, o 12.º colocado recebe o líder – separados por 19 pontos na tabela classificativa -, num confronto que tem sido frequentemente motivo de sorrisos para a armada leonina.

    Os leões iniciaram a preparação para o último desafio do ano na quarta-feira, quatro dias após a vitória em Tondela, num jogo que carimbou a passagem do Sporting à final four da Taça da Liga. Aliás, a equipa liderada por Rúben Amorim vem de uma sequência de três vitórias consecutivas, todas para competições diferentes. O grande destaque vai, claro, para a vitória no Clássico perante o FC Porto, na última jornada do campeonato. Para o encontro de Portimão, Amorim já sabe que não poderá contar com os castigados Hjulmand e Gonçalo Inácio, para além dos lesionados Coates, St. Juste e Fresneda. Daniel Bragança também falhou o primeiro treino da semana, devido a uma síndrome gripal, mas é presença confirmada no lote de convocados dos leões.

    O médio português vem de um jogo bastante bem conseguido em Tondela e é apontado ao ‘onze inicial’ para fazer face à ausência do médio-defensivo dinamarquês. Para além disso, é importante recordar que Morita estará afastado dos trabalhos do Sporting a partir de janeiro. O médio nipónico faz parte dos convocados da Seleção Japonesa para a Taça Asiática, que se realiza a partir do dia 12 do próximo mês e até 10 de fevereiro. Nesse sentido, o bom momento de Daniel Bragança vem aliviar eventuais possíveis dores de cabeça para Rúben Amorim, que ainda terá a hipótese de recuar Pedro Gonçalves no terreno.

    No que diz respeito à formação algarvia, a atualidade não é tão animadora. O Portimonense está apenas três pontos acima da linha de água e vem de quatro jogos consecutivos sem conhecer o sabor da vitória. Na última jornada, a equipa de Paulo Sérgio caiu com estrondo em Moreira de Cónegos, no reduto da equipa sensação da Liga Portuguesa. Os golos de Sylvester Jasper e Filipe Relvas não foram suficientes para evitar uma goleada por 5-2.

    Os problemas defensivos da equipa algarvia têm sido bastante evidentes esta temporada e os números comprovam a situação preocupante. Na época passada, por esta altura, o Portimonense, para além de ter mais quatro pontos (19), tinha metade dos golos sofridos (16). Nem tudo se avalia com números e tabelas de excel, mas é notório que a equipa comandada por Paulo Sérgio está uns furos abaixo daquilo que mostrou no início da última temporada. As dificuldades na construção do plantel – extrema dependência dos jogadores da equipa sub-23 – não têm facilitado o trabalho ao experiente técnico português.

    Já o Sporting, que não passava o Natal isolado na liderança desde 2020/21 – época do último campeonato pintado de verde e branco -, tem mais seis pontos, mais um golo marcado e o mesmo número de golos sofridos, comparativamente com a temporada transata. A diferença nos números não é radical, mas os leões mudaram drasticamente os desempenhos em campo. O ‘furacão’ Gyokeres, elogiado por todos os intervenientes do futebol nacional (Paulo Sérgio não foi exceção na antevisão ao encontro) assumiu-se como principal destaque do campeonato português e tem feito valer cada cêntimo investido pela direção de Frederico Varandas.

    Manuel Oliveira é o árbitro nomeado para o encontro.

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. Este será o 44.º encontro entre as duas equipas.
    2. Dos 43 jogos já disputados, o Sporting CP venceu por 32 ocasiões.
    3. Nessas 43 partidas, os leões somam um total de 86 golos marcados e 36 sofridos. Em média, o Sporting marca dois golos por jogo.
    4. Em toda a sua história, o Portimonense conseguiu derrotar os leões seis vezes. Todas elas em casa.
    5. Na temporada passada, o Sporting venceu em Portimão, por 0-1, graças ao golo de Paulinho.
    6. A última vitória do Portimonense sobre o Sporting aconteceu na temporada 18/19. Na altura, os algarvios, orientados por António Folha, venceram por 4-2.
    7. A armada leonina soma um registo de 10 vitórias consecutivas sobre o Portimonense.
    8. No duelo particular entre treinadores, Rúben Amorim tem clara vantagem com seis vitórias em seis jogos.
    9. A maior vitória leonina em Portimão remonta à época de 1983/84. Num jogo marcado por golos de lendas como Rui Jordão e Manuel Fernandes, os verde e brancos venceram por 0-6.
    10. Olhando apenas para os plantéis atuais de Sporting e Portimonense, Paulinho é o jogador com mais golos marcados em jogos entre as duas equipas. O avançado português leva quatro remates certeiros em três encontros.

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Carlinhos (Portimonense SC) – É o melhor marcador do Portimonense nesta temporada (6 golos) e o segundo jogador com mais minutos na equipa de Paulo Sérgio, apenas superado por Filipe Relvas. Dono de um pontapé bastante capaz de fazer estragos, Carlinhos é uma das principais armas ofensivas da equipa algarvia. O médio de 29 anos vai na sua terceira temporada consecutiva ao serviço do emblema de Portimão, pelo qual leva um registo de nove golos e cinco assistências em 63 jogos. Antes do Portimonense, o brasileiro já havia vestido as camisolas do GD Estoril Praia e do Vitória FC.

    Sporting Daniel Bragança e Esgaio
    Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

    Daniel Bragança (Sporting CP) – Plenamente recuperado da lesão que o afastou dos relvados durante praticamente toda a temporada passada, Daniel Bragança chega ao último encontro do ano 2023 com esperanças renovadas para aquilo que resta da temporada. Brilhou e até marcou no jogo anterior, para a Taça da Liga, e tem em Portimão a oportunidade ideal para mostrar a Rúben Amorim que merece assumir o meio-campo leonino, ao lado de Hjulmand, durante a ausência de Morita.

    XI´s PROVÁVEIS

    Portimonense SC:  Vinicius Silvestre; Guga, Pedrão, Alemão, Filipe Relvas e Moustapha Seck; Dener, Carlinhos e Lucas Ventura; Hélio Varela e Ronie Carrillo

    Treinador: Paulo Sérgio

    «Será sempre difícil, porque se tu baixas demasiado o bloco, o Sporting tem atletas para jogar entrelinhas e que têm muita qualidade técnica e se tu sobes o bloco, tens o Viktor [Gyokeres] a explorar a profundidade como ninguém».

    Sporting CP: Adán; Eduardo Quaresma, Diomande e Matheus Reis; Geny Catamo, Morita, Daniel Bragança e Nuno Santos; Marcus Edwards, Gyokeres e Pedro Gonçalves

    Treinador: Rúben Amorim

    «O Portimonense, é sempre uma equipa muito difícil, tem um treinador muito experiente, que tem o trabalho mais difícil na nossa Liga, olhamos para a diferença de jogadores de uma época para a outra, com a quantidade de jogadores que ele traz dos sub-23, o que torna difícil criar uma ideia de jogo e tem conseguido ficar na 1.ª divisão, com muitos jogadores a sair. Será um jogo difícil, não sabemos muito bem o que vamos encontrar. Há duas semanas atrás jogou com três centrais, depois quatro defesas».

    PREVISÃO DE RESULTADO: Portimonense SC 0-2 Sporting CP

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Ten Hag: «Sancho mostrou o porquê do Manchester United o ter contratado»

    Erik ten Hag esteve presente na conferência de imprensa...

    Ten Hag garante: «Não vamos vender a maior parte do plantel»

    Surgiram notícias de que poderia haver uma profunda limpeza...

    Liga Portugal: Eis os árbitros dos próximos jogos do Sporting, Benfica e FC Porto

    A Federação Portuguesa de Futebol revelou esta quinta-feira as...

    Trio da Premier League interessado em Jota Silva

    Jota Silva reuniu vários pretendentes. O avançado do Vitória...