Leão com ferida europeia por sarar| Sporting CP x FC Arouca

    Primeira Liga, 8.ª jornada: domingo, 20h30. 8 de outubro de 2023

    A ANTEVISÃO: O SPORTING CP CONTINUA SEM PERDER PARA O CAMPEONATO, E DEFRONTA UM FC AROUCA QUE ULTIMAMENTE NÃO CONSEGUE GANHAR

    Atenção. O leão está ferido. E é nesse estado que o Sporting CP vai entrar hoje no Estádio José Alvalade para defrontar o FC Arouca, na 8.ª jornada da Primeira Liga. O mesmo cenário onde, na passada quinta-feira, os leões perderam pela primeira vez esta época no duelo frente à Atalanta BC, em jogo da Liga Europa. Existe pois, a curiosidade em saber como vai ser a reação do conjunto verde e branco à primeira adversidade da temporada, sendo que são jogos diferentes e em competições diferentes.

    Rubén Amorim voltou a frisar que o campeonato é a prioridade e por isso poupou alguns jogadores nesse confronto europeu frente aos italianos. Para o desafio de mais logo com os arouquenses, o técnico português deverá voltar a colocar no onze três habituais titulares, já que Ricardo Esgaio, Coates e Marcus Edwards começaram esse desafio da Liga Europa no banco de suplentes. Paulinho deverá sair e ceder o seu lugar a Marcus Edwards, que vai ter a companhia de Pedro Gonçalves e Gyokeres na frente de ataque. O Sporting CP tem sido uma equipa bastante forte em casa e quer continuar nesse registo.

    João Basso Pedro Gonçalves Pote Sporting Arouca
    FC Arouca foi a Alvalade na época passada e saiu de lá com um empate Fonte: Luís Ferreira/Bola na Rede

    Do lado do FC Arouca, Daniel Ramos não deverá utilizar o sistema com três defesas que já há utilizou em alguns jogos desta temporada, e poderá voltar a apresentar o mesmo esquema tático que usou frente ao FC Porto no Dragão (5-4-1) e que tão bom resultado deu. Jogar na expetativa e no erro do adversário poderá ser o segredo para roubar pontos ao leão, e o treinador arouquense espera contar com a máxima concentração dos seus pupilos.

    O Sporting CP quer continuar líder do campeonato e já sabe que quando entrar em campo esta noite, vai ter a pressão do resultado de ontem do SL Benfica, que venceu o seu compromisso e está assim provisoriamente no primeiro lugar. Mas Rúben Amorim já afirmou que o foco tem de ser sempre a sua equipa e não a preocupação com o que os outros fazem. O FC Arouca ocupa a 14.ª posição e já não vence para a Liga há seis jogos. O último triunfo foi no dia 13 de agosto, na receção ao GD Estoril Praia. A situação é preocupante e o conjunto arouquense terá de voltar às vitórias o mais rapidamente possível, sob risco de se afundar ainda mais na tabela.

    O árbitro da partida será Vítor Ferreira, da Associação de Futebol de Braga.

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. Sporting CP e FC Arouca já se defrontaram 15 vezes em todas as competições. 13 vitórias para os leões e apenas um  triunfo para os arouquenses.
    2. 2. Nesses 13 jogos, o clube lisboeta marcou 31 golos e o FC Arouca nove.
    3. 3. A maior vitória caseira do Sporting CP frente ao emblema do distrito de Aveiro aconteceu nas épocas 2013/2014 e 2015/2016, ambas para o campeonato. 5-1 foi o resultado.
    4. 4. O FC Arouca nunca conseguiu vencer o Sporting CP no Estádio José Alvalade. O máximo que conseguiu foi um empate, registado na última temporada.
    5. 5. O resultado mais comum no Estádio José Alvalade entre os dois conjuntos é de 5-1 e 1-0.
    6. 6. A formação verde e branca ainda não perdeu esta época para o campeonato.
    7. 7. Os arouquenses têm apenas uma vitória nos últimos oito encontros.
    8. 8. O Sporting CP conta com uma média de dois golos marcados por jogo esta época.
    9. 9. Já a média de golos marcados por jogo do conjunto de Arouca é de 1,36.
    10. 10. A média de idades do plantel orientado por Rúben Amorim é de 25 anos.

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Viktor Gyokeres SC Farense x Sporting CP
    Fonte: Edmilson Monteiro/Bola na Rede

    Viktor Gyokeres (Sporting CP) – Este avançado sueco de 25 anos que o Sporting CP contratou esta época ao Coventry City FC, é uma das boas surpresas do nosso campeonato. É um jogador muito possante e com um grande sentido de oportunidade, sendo o jogo de cabeça um dos seus principais pontos fortes. Marcou nas últimas quatro partidas em que participou e tem sido, a par de Paulinho, o jogador mais decisivo dos leões até ao momento.

    Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

    Cristo González (FC Arouca) – O extremo espanhol de 25 anos está a cumprir a sua primeira época em terras lusas e as coisas até não lhe têm corrido mal. Tanto pode jogar na esquerda ou na direita do ataque e tem uma técnica apurada. Foi ele o responsável pelo precioso empate do FC Arouca frente ao FC Porto no Estádio do Dragão, ao marcar o único golo da sua equipa. Esta temporada já leva cinco golos marcados e uma assistência, sendo uma das principais referências no setor ofensivo dos arouquenses.

    XI´s PROVÁVEIS

    Sporting CP: Adán; Diomande, Coates e Gonçalo Inácio; Ricardo Esgaio, Morita, Hjulmand e Nuno Santos; Marcus Edwards, Gyokeres e Pedro Gonçalves

    Treinador: Ruben Amorim

    «Temos de ter muita calma perante tudo o que pode acontecer, sabemos que a equipa do Arouca vai querer alongar o jogo, manter o 0-0. Vão tentar fazer transições, criar uma ou duas oportunidades de golo, criar um bocado de mau ambiente no nosso estádio. Podíamos ter tido mais um dia para preparar o jogo. Temos a equipa preparada. Os jogadores estão frescos. Houve rotação durante este ciclo. Todos estão preparados. Conhecemos bem o Arouca, sabemos que não ganhámos ao Arouca o ano passado. Daniel Ramos sabe que com o desenrolar do jogo vai criar ansiedade em toda a gente. Queremos entrar bem e ganhar o jogo».

    FC Arouca: Arruabarrena; Tiago Esgaio, Javi Monteiro, Rafael Fernandes, Galovic e Weverson Costa; Pedro Santos, Sylla, Remeseiro e Cristo González; Mujica

    Treinador: Daniel Ramos

    «Podemos e devemos lutar pela vitória, porque queremos voltar a ganhar. O grau de exigência será elevadíssimo porque o Sporting sabe bem o que faz, tanto a defender como atacar. Não nos impede de fazermos o que sabemos, dentro do nosso plano. Esperamos ter sucesso. Se conseguirmos pontos em Alvalade, é sinal que fomos extremamente competentes, até porque ninguém o fez. Temos de estar a cem por cento, defensivamente e ofensivamente. Vai depender muito da eficácia e compromisso. Não vamos criar 10 oportunidades como noutros jogos, temos de ser eficazes em duas ou três. Quem jogar e quem entrar tem de estar comprometido, queremos complicar os pontos fortes do Sporting, estamos preparados para eles e para explorar debilidades, mesmo que sejam pouquinhas».

    PREVISÃO DE RESULTADO: Sporting CP 2-0 FC Arouca

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Rui Alves Maria
    Rui Alves Mariahttp://www.bolanarede.pt
    O Rui é natural de Tavira. Desde 2003 que a sua residência é em Odivelas e com essa deslocação teve a oportunidade de frequentar e concluir um Curso Profissional de Técnicas Jornalísticas. O jornalismo foi sempre a sua paixão desde muito cedo e o seu gosto pela escrita foi acompanhando essa mesma paixão. No entanto, é no jornalismo desportivo que se sente mais à vontade para desenvolver todas as suas capacidades.