Monday Night Football à grande e à portuguesa | Sporting CP x FC Porto

    Primeira Liga, 14.ª jornada: segunda-feira, 20h15. 18 de dezembro de 2023

    A ANTEVISÃO: IGUALDADE PONTUAL, DESIGUALDADE HISTÓRICA

    Se tem aspeto de Clássico, travo de Clássico, cheiro de Clássico e atmosfera de Clássico… é Clássico! As festividades do futebol anteciparam-se às festividades de Natal, oferecendo aos adeptos uma jornada de clássicos, em três dias diferentes: Boavista FC x Vitória SC no sábado, SC Braga x SL Benfica no domingo e, a culminar, Sporting CP x FC Porto, numa cimeira de líderes agendada para esta segunda-feira.

    No 247.º confronto entre dois dos apelidados “Três Grandes”, Rúben Amorim e o seu Sporting CP procuram inverter a tendência que Sérgio Conceição e o seu FC Porto têm imposto nos confrontos recentes. O jogo, já de si apelativo, ganha um travo ainda mais apetitoso tendo em conta o contexto classificativo: leões e dragões entraram na jornada a partilhar a liderança com 31 pontos, mais um do que o SL Benfica e mais dois do que o SC Braga.

    Após o confronto entre guerreiros e águias, os conjuntos azul-e-branco e verde-e-branco entram em campo ainda à frente do SC Braga, mas a dois pontos do SL Benfica. Assim, quem vencer sabe que será líder. Em caso de empate, será o SL Benfica a rir melhor nesta jornada.

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. O FC Porto venceu mais, mas marcou menos: os dragões venceram 91 dos 246 confrontos diretos, contra 83 triunfos dos leões (além de 72 empates). O Sporting CP, no entanto, tem mais 12 golos apontados (343 contra 331).
    2. Com apenas os jogos em Alvalade em análise, o figurino muda: foram 57 vitórias dos leões (50%), 23 dos dragões e 34 empates, em 114 partidas.
    3. O Sporting CP não venceu nenhuma das últimas seis receções ao FC Porto: três derrotas e três empates. O último triunfo dos leões em receções aos portistas foi em abril de 2018, para a Taça de Portugal. Para a Liga, a última vitória data de agosto de 2016.
    4. Os últimos cinco confrontos em Alvalade tiveram golos de ambos os conjuntos.
    5. Sérgio Conceição ainda não perdeu na casa do Sporting CP para a Primeira Liga, como técnico do FC Porto: quatro empates e duas vitórias.
    6. Rúben Amorim venceu apenas um dos 11 confrontos com Sérgio Conceição, enquanto treinadores de Sporting CP e FC Porto, respetivamente: os leões venceram por 2-1 nas meias-finais da Taça da Liga. Para a Liga, Amorim nunca triunfou ante Conceição desde que chegou aos leões. O técnico azul-e-branco venceu seis partidas (incluindo as últimas cinco) e empatou outras quatro.
    7. O Sporting CP é o segundo melhor ataque da Liga (28 golos) e o segundo clube com mais golos de bola corrida (21). No entanto, o FC Porto é o terceiro clube da Liga com maior percentagem dos seus golos obtidos de bola corrida (81%). O Sporting CP é nono (75%).
    8. Os leões são a quarta equipa com mais golos sofridos de bola parada (sete). O FC Porto é a melhor defesa do campeonato (nove golos sofridos), mas sofreu quatro dos tentos de bola parada.
    9. A turma de Amorim é a que mais golos fez nas primeiras partes dos encontros na Primeira Liga. Sporting CP e FC Porto são duas das quatro equipas que mais golos fazem nos primeiros 15 minutos (quatro e cinco, respetivamente). No entanto, o período mais fértil dos leões é dos 30 aos 45 minutos. Os dragões têm dois períodos de grande produtividade: primeiro quarto de hora de jogo e para lá dos 90´ (cinco golos em cada período).
    10. Quer Sporting CP, quer FC Porto têm três golos sofridos nas primeiras partes. Nas segundas, no entanto, os portistas concederam seis golos, enquanto os verde-e-brancos permitiram o dobro – 12.

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Viktor Gyokeres marcou mais um golo no Sporting x Strum Graz
    Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

    GyokeresA escolha de Gyokeres como jogador a ter em conta era óbvia e seria mais “giro” escolher alguém “fora de caixa”. Mas há coisas que são demasiado óbvias para não serem destacadas. O impacto do sueco na turma de Alvalade tem sido muito grande e notório, espelhado não apenas nos golos, mas também na forma como Rúben Amorim não abdica dos seus serviços, mesmo quando o Sporting CP está necessitado apenas de serviços mínimos (como na passada quinta-feira).

    Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

    Evanilson – Caso seja titular, dependerá muito do seu trabalho defensivo, por um lado, e de ligação ao último terço, por outro, o jogo dos dragões. O avançado brasileiro poderá ser um foco grande de preocupação da defensiva leonina e poderá ser um elemento preponderante na tipicamente alta e agressiva pressão do FC Porto.

    XI´s PROVÁVEIS

    Sporting CP: Adán; Esgaio, Diomande, Coates, Gonçalo Inácio, Matheus Reis; Hjulmand, Morita, Edwards, Pedro Gonçalves; Gyokeres.

    Treinador: Rúben Amorim

    «Já tivemos bastantes clássicos. Estamos empatados, tivemos uma derrota com o Vitória SC, que é difícil de digerir. Tivemos a vitória na Europa e estamos preparados. São equipas que jogam um futebol diferente. O FC Porto, pelo seu historial, tem sido mais forte. Vamos tentar ser mais fortes e precisos nos detalhes. A diferença está aí. Têm sido melhores que nós e queremos mudar isso».

    FC Porto: Diogo Costa; Jorge Sánchez, Zé Pedro, Pepe, João Mendes; Eustáquio, Varela, Pepê, Galeno; Evanilson, Taremi.

    Treinador: Sérgio Conceição

    «O Rúben [Amorim] tem feito um trabalho muito bom, ao mais alto nível. São os líderes da Primeira Liga e acabam de passar de fase na Liga Europa. São sempre jogos muito competitivos. O Sporting CP reforçou-se bem no mercado. Agora, faz parte dos nossos planos dissecar e decifrar a estratégia do adversário. Nenhuma equipa do mundo é 100% perfeita. Queremos ir a Alvalade ganhar o jogo».

    PREVISÃO DE RESULTADO: Sporting CP 2-2 FC Porto

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    O futuro incerto dos Phoenix Suns | NBA

    Os Phoenix Suns terminaram, oficialmente, a sua época depois...

    4 vencedores e 2 derrotados no ATP Masters 1000 Madrid | Ténis

    Andrey Rublev surpreendeu os adeptos da modalidade ao vencer...

    Alex Sandro observado por equipa do Brasileirão

    Alex Sandro está em final de contrato com a...

    Há dois históricos espanhóis interessados em De Arruabarrena

    Ignacio de Arruabarrena está a fazer mais uma boa...
    Márcio Francisco Paiva
    Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
    O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.