O que se passa com Antonio Adán?

    ‘’De bestial a besta’’ seria a expressão que mais define a situação atual de Antonio Adán. Depois das duas primeiras épocas a serviço do Sporting de bom nível, o espanhol tem comprometido de modo frequente, fazendo soar os alarmes entre os postes verdes e brancos. Esta época, o guarda-redes tem sido protagonista por maus motivos.

    Os números de Adán

    Na primeira época de Adán a serviço do Sporting, o espanhol destacou-se de modo bastante positivo. Em 34 jogos para o campeonato nacional, onde o Sporting sagrou-se campeão após um longo jejum, Adán sofreu apenas 20 golos, tornando-se o guarda-redes menos batido na Liga em 2020/2021 e foi ainda premiado como melhor guarda-redes daquela edição.

    Já em 2021/2022, com já o Sporting incluído nas competições europeias, Adán concretizou uma boa época, com apenas 23 golos sofridos para a Liga. Nas competições europeias, o cenário foi um pouco diferente. Adán, sofreu cinco golos de modo inesperado, na primeira jornada da Liga dos Campeões 2021/2022, mas conseguiu redimir-se e até ao final da fase de grupos onde o Sporting se qualificou para os oitavos de final sofreu apenas mais três.

    Porém, foi só na presente época que Antonio Adán tem visto o seu rendimento cair. Mas afinal o que se passa com o espanhol?

    Antonio Adán e as falhas atrás de falhas

    Qualquer entendedor de futebol sabe que a posição de guarda-redes é das mais importantes, e que há defesas que são golos. Porém, a insegurança entre os postes é um dos aspetos que tem vindo a assombrar a equipa do Sporting na presente época. O espanhol tem vindo a comprometer e a ficar mal na fotografia, com abordagens a lances que têm influenciado de modo forte os resultados dos leões. No primeiro clássico da época, onde o Sporting perdeu por 3-0 frente à equipa do FC Porto, Adán foi mal batido, saiu mal (fazendo Porro ter uma ação involuntária e defendendo com a mão) e causou ainda duas grandes penalidades aos dragões.

    Já na Liga dos Campeões, Adán começou desde logo cedo a causar estragos aos leões. Frente ao Marselha, o espanhol ficou marcado por uma exibição totalmente descabida, onde acabou expulso aos 22’ de jogo após ter defendido uma bola fora da sua área. O Sporting acabou por perder 4-1 frente aos franceses onde Adán sofreu 2dois desses golos e falhou ainda o jogo em casa frente também ao Marselha, onde o Sporting voltou a perder.

    Na Taça da Liga, onde o Sporting protagonizou uma caminhada eletrizante até à final com o FC Porto, Adán também voltou a ser o ator principal por maus motivos. Num remate concretizado de longe por Eustáquio, a bola foge das mãos do guarda-redes e entra, colocando assim o Porto na frente do marcador.

    Numa competição onde o Sporting costuma ser feliz e que na presente época via como a lufada de ar fresco, a equipa acabou por cair novamente com estrondo, tendo perdido o troféu para os dragões. Falhas atrás de falhas têm assobrado a aventura de Adán no Sporting Clube de Portugal, e questionado sobre isso em conferência de imprensa, o guarda-redes assumiu que são coisas que acontecem, mas que ainda se sente em elevado nível.

    Mas, o inevitável aconteceu, e Adán voltou a falhar. Frente aos dinamarqueses do FC Midtjylland, Adán concretizou um passe para os pés de Ashour onde este de longe fez o 0-1, levando o espanhol ao desespero.

    Adán e a possível sucessão

    Com uma época de baixo rendimento, começa-se a pensar na sucessão. A prata da casa muitas vezes é a solução e Diego Callai, guarda-redes da equipa B do Sporting com apenas 18 anos, tem feito uma época bastante positiva que tem encantando todos os sportinguistas.

    Os adeptos vêm a aposta no jovem guarda-redes com bons olhos, e o papel do experiente Antonio Adán pode ser fulcral naquilo que se antevê como a ‘’passagem de testemunho’’. Ao serviço da equipa B, Callai já realizou 17 jogos e com alguns de alto nível e espera-se que o jovem comece a ser aposta frequente do mister Rúben Amorim na época 2023/2024.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Inês Flores
    Inês Flores
    A Inês tem 21 anos e é natural de Almada. Foi na margem esquerda do Tejo que começou a respirar desporto. Estuda Jornalismo, pois é nele que consegue juntar as suas duas grandes paixões: desporto e escrita. Escreve com o novo acordo ortográfico