Arbitragem portuguesa: Quo vadis?

- Advertisement -

milnovezeroseis

Caro leitor,

O fim de semana , que hoje termina, foi sinónimo de polémica no mundo de futebol português. Pese embora tenha havido uma pausa no Campeonato para se disputar a derradeira jornada da Taça da Liga, competição encarada pelos clubes grandes como sendo descartável, os jogos realizados não fugiram à controvérsia, com Porto e Sporting no epicentro da questão.

À partida para o terceiro jogo da fase de grupos, os rivais encontravam-se em igualdade pontual. Contudo, graças a um golo de Varela, em posição irregular, no jogo da segunda jornada frente ao Penafiel, os dragões figuravam em primeiro, com mais um golo marcado. Ditam as regras da competição que, quando duas equipas estão ainda a disputar o apuramento, os jogos de ambas têm de começar à mesma hora. Ora, esta é a primeira razão pela qual os jogos de ontem estão envoltos de polémica.

A arbitragem portuguesa está, novamente, em voga, após os casos polémicos do Porto-Marítimo / Fonte: RTP
A arbitragem portuguesa está, novamente, em voga, após os casos polémicos do Porto-Marítimo / Fonte: RTP

O jogo do Dragão, com início marcado para as 20 horas e 45 minutos, começou com um atraso de cerca de 4 minutos. Propositadamente ou não, o certo é que esta é uma situação no mínimo estranha, e que deve ser devidamente investigada. Mais caricato ainda é o facto de o penalty a favor dos azuis e brancos ter sido assinalado após o término do Penafiel-Sporting. Não querendo, de nenhuma forma, entrar em suposições falaciosas creio apenas que era obrigação da equipa de arbitragem ter apressado a entrada em campo do clube da Invicta, assim como é, agora, dever do mesmo conjunto de árbitros explicar o que realmente se passou.

Todavia, a controvérsia não se restringe ao atraso de um jogo face ao outro. O lance do qual derivou o penalty contra o Marítimo é duvidoso. Há, indubitavelmente, um puxão do defesa maritimista mas resta saber se dentro ou fora da grande área. Certo é também que a repetição fornecida via televisão, dá a entender que Ghilas tropeça no jogador dos insulares.

De facto, o Sporting já está eliminado de duas das três competições em que se viu envolvido. Quer na Taça de Portugal quer na Taça da Liga, os leões sofreram repercussões de arbitragens danosas. Não é de admirar, portanto, que Bruno de Carvalho esteja a encetar esforços para mudar o futebol português, uma atitude que, apesar de vir do seio do clube leonino, tem uma abrangência e um objectivo geral. Recorde-se que uma das propostas prende-se com uma maior profissionalização dos árbitros. Este é um plano que, para um país que detém aquele que foi considerado o melhor árbitro do mundo – Pedro Proença, leia-se -, seria inquestionável. É hora de dar um maior grau de qualificação aos árbitros portugueses, de modo a que erros como os de Manuel Mota sejam evitados. Porque os visados são constantemente os mesmos.

Pedro Lemos
Pedro Lemos
O Pedro vem do Algarve e vê futebol desde que se lembra. Sportinguista vindo de uma família benfiquista, assume-se como sonhador e um confesso "bruno-carvalhista".                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Nuno Assis espera ver Portugal na final do Mundial 2026: «Portugal tem um lote de jogadores para fazer 2 equipas de muita qualidade»

Nuno Assis, antigo internacional português, afirmou este sábado, numa iniciativa na Quinta Linhas da Primavera, em Ronfe, que a Seleção Nacional de Portugal tem condições para chegar à final do Mundial 2026.

Ex-Real Madrid esteve perto de lesionar Cristiano Ronaldo sem intenção e relata: «Nesse ano não voltei a treinar»

Manu Hernando, hoje no Racing de Santander, recordou um episódio marcante com Cristiano Ronaldo nos tempos em que integrou a formação do Real Madrid, onde chegou a treinar com a equipa principal.

Hansi Flick evita decidir já sobre João Cancelo e Marcus Rashford: «Ainda pode acontecer muita coisa»

Hansi Flick garantiu, na antevisão ao jogo com o Rayo Vallecano, que quer todo o plantel do Barcelona no máximo rendimento até ao fim da época, adiando quaisquer decisões sobre o futuro de João Cancelo e Marcus Rashford.

Lesão de Hugo Ekitiké não assusta o Liverpool

Hugo Ekitiké vai realizar exames médicos para avaliar a gravidade da lesão sofrida durante o último encontro frente ao Brighton.

PUB

Mais Artigos Populares

Guglielmo Vicario sofre lesão e desfalca Tottenham até ao fim do mês

O Tottenham confirma que Guglielmo Vicario será submetido a uma cirurgia na próxima semana e só deve voltar aos relvados em abril.

Portugal conquista Troféu Cidade de Tondela com reviravolta frente à República Checa

Portugal venceu o torneio particular de Andebol por 35-32 num jogo marcado pela integração de onze jovens jogadores e cinco estreantes absolutos na equipa principal.

Andoni Iraola afasta contactos com o Athletic e adia conversas sobre renovação em Inglaterra: «Ainda não houve nenhuma conversa sobre o meu futuro»

Andoni Iraola negou a existência de qualquer contacto para assumir o comando técnico do Athletic Club, apesar de deixar elogios a Ernesto Valverde.