📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Arbitragem portuguesa: Quo vadis?

- Advertisement -

milnovezeroseis

Caro leitor,

O fim de semana , que hoje termina, foi sinónimo de polémica no mundo de futebol português. Pese embora tenha havido uma pausa no Campeonato para se disputar a derradeira jornada da Taça da Liga, competição encarada pelos clubes grandes como sendo descartável, os jogos realizados não fugiram à controvérsia, com Porto e Sporting no epicentro da questão.

À partida para o terceiro jogo da fase de grupos, os rivais encontravam-se em igualdade pontual. Contudo, graças a um golo de Varela, em posição irregular, no jogo da segunda jornada frente ao Penafiel, os dragões figuravam em primeiro, com mais um golo marcado. Ditam as regras da competição que, quando duas equipas estão ainda a disputar o apuramento, os jogos de ambas têm de começar à mesma hora. Ora, esta é a primeira razão pela qual os jogos de ontem estão envoltos de polémica.

A arbitragem portuguesa está, novamente, em voga, após os casos polémicos do Porto-Marítimo / Fonte: RTP
A arbitragem portuguesa está, novamente, em voga, após os casos polémicos do Porto-Marítimo / Fonte: RTP

O jogo do Dragão, com início marcado para as 20 horas e 45 minutos, começou com um atraso de cerca de 4 minutos. Propositadamente ou não, o certo é que esta é uma situação no mínimo estranha, e que deve ser devidamente investigada. Mais caricato ainda é o facto de o penalty a favor dos azuis e brancos ter sido assinalado após o término do Penafiel-Sporting. Não querendo, de nenhuma forma, entrar em suposições falaciosas creio apenas que era obrigação da equipa de arbitragem ter apressado a entrada em campo do clube da Invicta, assim como é, agora, dever do mesmo conjunto de árbitros explicar o que realmente se passou.

Todavia, a controvérsia não se restringe ao atraso de um jogo face ao outro. O lance do qual derivou o penalty contra o Marítimo é duvidoso. Há, indubitavelmente, um puxão do defesa maritimista mas resta saber se dentro ou fora da grande área. Certo é também que a repetição fornecida via televisão, dá a entender que Ghilas tropeça no jogador dos insulares.

De facto, o Sporting já está eliminado de duas das três competições em que se viu envolvido. Quer na Taça de Portugal quer na Taça da Liga, os leões sofreram repercussões de arbitragens danosas. Não é de admirar, portanto, que Bruno de Carvalho esteja a encetar esforços para mudar o futebol português, uma atitude que, apesar de vir do seio do clube leonino, tem uma abrangência e um objectivo geral. Recorde-se que uma das propostas prende-se com uma maior profissionalização dos árbitros. Este é um plano que, para um país que detém aquele que foi considerado o melhor árbitro do mundo – Pedro Proença, leia-se -, seria inquestionável. É hora de dar um maior grau de qualificação aos árbitros portugueses, de modo a que erros como os de Manuel Mota sejam evitados. Porque os visados são constantemente os mesmos.

Pedro Lemos
Pedro Lemos
O Pedro vem do Algarve e vê futebol desde que se lembra. Sportinguista vindo de uma família benfiquista, assume-se como sonhador e um confesso "bruno-carvalhista".                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis o Ranking UEFA depois das vitórias do FC Porto e do Braga na Europa League

Portugal somou tantos pontos como podia esta quinta-feira europeia. Tanto o FC Porto como o Braga venceram os seus jogos na Europa League.

Benfica vence OC Barcelos na Champions League de Hóquei em Patins

O Benfica derrotou o OC Barcelons na terceira jornada da fase de grupos da Champions League de Hóquei em Patins. Vitória por 6-1.

Francesco Farioli exigente: «Sofrer um golo assim no final faz-me sofrer»

Francesco Farioli analisou o desfecho da sexta jornada da Europa League. O FC Porto recebeu o Malmo no Estádio do Dragão.

Stephen Eustáquio recorda tempos a central com Martín Anselmi: «Quero tirar isso do portfólio»

Stephen Eustáquio fez a análise do desfecho da sexta jornada da Europa League. O FC Porto recebeu o Malmo no Estádio do Dragão.

PUB

Mais Artigos Populares

Anes Mravac: «O FC Porto é candidato a vencer a Europa League e faria uma boa Champions League»

Anes Mravac analisou o desfecho da sexta jornada da Europa League. O FC Porto recebeu o Malmo no Estádio do Dragão.

Carlos Vicens: «Penso que é importante darmos valor ao que foi alcançado hoje»

Carlos Vicens analisou o desfecho do Braga x Nice da Europa League. Encontro marcou a sexta jornada da fase de liga da prova.

Atenção, Sporting: Athletic aposta em mais um jovem na Champions League

O Athletic apostou novamente em Asier Hierro numa partida da Champions League. Os bascos vão enfrentar o Sporting.