Arrumar a casa num mês decisivo

O mês de janeiro é, para o futebol, um período onde o mercado de transferências está ativo e, como tal, a maior parte dos clubes aproveita esta altura do ano para lapidar e melhorar os respetivos plantéis. Quer seja por falha de planeamento na pré-época, quer seja por motivos de ordem médica, existem sempre posições a reforçar em todos os clubes e cada um, mediante as suas posses, investe o que necessita.

No caso do Sporting Clube de Portugal tem sido algo diferente, na medida em que os mais recentes resultados obtidos são melhores do que o início da época desportiva, quer a nível de números quer a nível de exibições. Contudo, o plantel é limitado e a distância é muita em termos de nível de qualidade do plantel, quando comparado com Benfica e Futebol Clube do Porto.

A posição mais crítica e onde falta qualidade de forma evidente é, sem dúvida, o setor atacante. A falta de golos por parte da equipa leonina, em certos jogos, já custou pontos preciosos, tanto em jogos acessíveis como noutros de maior grau de dificuldade. Não se compreende como é que Pedro Mendes não foi inscrito na Liga para a primeira metade da época, pois apesar de Luiz Phellype ser um ponta de lança que faz alguns golos, acaba por não convencer os Sportinguistas, pois precisa de inúmeras oportunidades para “faturar” na partida.

O avançado brasileiro precisa de concorrência na frente
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Com a venda de Bas Dost, era certo que teríamos de ter mais dois avançados para compensar, porque um jogador com a qualidade de Bas Dost não se encontram por 7 milhões de euros (só mesmo no Sporting), e como tal teríamos que aumentar a competitividade interna de forma a subir o rendimento dos jogadores. Já a contar com a inscrição de Pedro Mendes na Liga, teríamos que investir num avançado adequado, ou seja, um que marque com mais regularidade e que conquiste a confiança dos adeptos, tal como Bas Dost e Islam Slimani conquistaram.

Sendo que o setor atacante é mesmo o mais crítico em termos de reforços, certo é que o meio campo e o setor defensivo também não são perfeitos. Contudo, penso que os jogadores atuais irão dar uma boa resposta com Silas ao leme da equipa, pois a nível defensivo vê-se claramente “dedo do treinador” nesta equipa e quando os jogadores sabem o que fazer em campo, as respetivas exibições melhoram.

Se existe uma posição, entre o meio campo e a defesa, em que é mesmo necessário ser reforçada, essa zona é a dos defesas centrais, porque apesar de termos quatro centrais, acho que Jérémy Mathieu, Sebastián Coates, Luís Neto e Ilori não dão nem a confiança nem a competitividade interna necessária para tranquilizar os Sportinguistas, quer seja por motivos de idade no caso de Mathieu, quer seja por irregularidade exibicional em que se destaca Coates, ou por níveis baixos de qualidade, pois Ilori e Luís Neto estão num patamar abaixo dos restantes centrais.

Foto de Capa: Carlos Silva/Bola na Rede

Artigo revisto por Joana Mendes

João Flora
João Florahttp://www.bolanarede.pt
O João é estudante de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. O Sporting é o seu clube do coração e apesar de não ir a tantos jogos como gostava, acompanha sempre tudo o que envolve o mundo leonino. O João também se mantém informado não só sobre o futebol internacional, considerando o futebol Inglês o melhor, mas também como as modalidades leoninas.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

A preparar a saída de Georgiy Sudakov? Shakhtar Donetsk fecha médio por 10 milhões de euros

O Shakhtar Donetsk garantiu a contratação de Isaque Silva. O médio brasileiro vai deixar o Fluminense por dez milhões de euros.

Victor Lindelof recebe abordagem de clube da Premier League

O Everton está também interessado em Victor Lindelof. Ingleses fizeram abordagem, mas o defesa sueco vira-se para a Fiorentina.

Fenerbahçe de José Mourinho: Avançado treina à parte e está em dúvida para o jogo com o Benfica

O Benfica vai enfrentar esta noite o Fenerbahçe no playoff da Champions League. Youssef En-Nesyri em dúvida para a partida.

Benfica x Fenerbahçe na Champions League: Quais são os onzes prováveis?

O Benfica enfrenta esta noite o Fenerbahçe no playoff da Champions League. Fica com os onzes prováveis da partida.

PUB

Mais Artigos Populares

Diogo Leite quer jogar em clube da Serie A que ofereceu 8 milhões de euros

A Fiorentina ofereceu 8 milhões de euros ao Union Berlin por Diogo Leite. Defesa português quer jogar no clube italiano.

WWE NXT Heatwave 2025: Oba Femi continua no topo

No passado domingo, a WWE voltou com o PLE dedicado apenas à NXT, o WWE NXT Heatwave. Muitos fãs do WWE Universe, questionaram-se sobre a decisão da WWE, colocar um PLE da NXT no mesmo dia de um PLE na AEW, uma decisão arriscadíssima

Antevisão EuroBasket 2025: O regresso de Portugal com ambição de surpreender

Portugal regressa esta semana ao palco principal do basquetebol europeu após 14 anos de ausência. Apesar do sorteio não ter sido amigo da Seleção Nacional, os adeptos lusos estão confiantes na passagem à próxima fase da competição, e têm razões para isso.