As dinâmicas de Matheus Nunes para o dérbi | Sporting CP

- Advertisement -

Face à suspensão de João Palhinha no dérbi, após o médio português ter visto o cartão amarelo na deslocação ao Bessa, Matheus Nunes será, muito provavelmente, titular na equipa do Sporting CP na receção ao SL Benfica, aproveitando uma baixa de peso no meio-campo leonino. Os Leões partem com uma vantagem de seis pontos sobre o rival, algo raro na última década.

Depois de alguma polémica, o clube de Alvalade chegou a anunciar que pediu uma eventual despenalização. No entanto, o Conselho de Disciplina já confirmou a suspensão por um jogo do número seis sportinguista, falhando assim o embate frente aos encarnados. Rúben Amorim terá, inevitavelmente, de preparar o jogo grande da próxima segunda-feira sem João Palhinha.

O cenário mais provável será a titularidade de Matheus Nunes, ao lado de João Mário. O brasileiro de 22 anos acabou a temporada transata como figurante habitual do onze leonino perdeu espaço na equipa titular dos Leões com a reintegração de Palhinha e com o regresso João Mário a Alvalade, mesmo após a venda do compatriota Wendel para o Zenit.

Desta forma, existirão mudanças na dinâmica do meio-campo do Sporting CP, que se prenderão sobretudo no que diz respeito à capacidade de pressão e de vencer duelos defensivos, principalmente no meio-campo adversário, que não será tão frequente.

Matheus Nunes irá assumir a posição de João Palhinha no eterno dérbi frente ao Sport Lisboa e Benfica
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

O atual líder do campeonato tem em João Palhinha um verdadeiro pêndulo, pelo que a defesa ficará, naturalmente, menos protegida. Para além disso, o Sporting CP perderá agressividade em zonas mais avançadas do terreno, o que tornará as transições menos eficazes. No entanto, e tendo em conta as características do médio brasileiro, a capacidade da equipa para ter bola poderá ser maior, dado que Matheus possui outras valências, principalmente na parte técnica.

Entre elas, destacam-se a boa condução de bola, a capacidade para criar desequilíbrios em ataque posicional, bem como a facilidade que o brasileiro tem para realizar investidas pelos corredores laterais. Sem Palhinha, e tal como se viu contra o FC Boavista, o Sporting CP consegue ter mais posse, um maior controlo do jogo e é, naturalmente, melhor em ataque posicional.

Matheus Nunes, médio ofensivo de formação, terminou o jogo frente aos axadrezados como integrante do trio de ataque sportinguista, juntamente com Bruno Tabata e Tiago Tomás, revelando-se um jogador polivalente e pronto a ajudar a equipa em qualquer circunstância. O brasileiro tem aproveitado as oportunidades que recebe, demonstrando, para além da sua qualidade, toda a sua vontade, de modo a lutar por um lugar no onze no Sporting CP.

Na partida frente ao SC Braga, a contar para a Liga NOS, marcou mesmo o seu primeiro golo de leão ao peito, numa jogada de insistência, garantindo a vitória dos leões frente a um adversário de grande valor. Contra o SL Benfica, o grau de dificuldade será naturalmente mais elevado, pelo que o camisola oito terá uma grande oportunidade para demonstrar (ainda mais) o seu valor.

Francisco Guerra
Francisco Guerrahttp://www.bolanarede.pt
É apaixonado por futebol, principalmente pelo Sporting CP, o seu único clube. Está a licenciar-se em Comunicação e Jornalismo, adora escrever sobre futebol no geral, além de outras modalidades como o wrestling, que acompanha desde pequeno. Também gosta de apreciar o futebol fora do espectro da paixão clubística, tendo como principais referências Cristiano Ronaldo e Diego Maradona.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Lara Perruca renova com o FC Porto e prepara a estreia na Primeira Liga Feminina

A avançada Lara Perruca, de 22 anos, prolonga o vínculo com o FC Porto após uma primeira época de destaque, com 11 golos e três assistências.

Final da Taça de Portugal: Benfica, Braga e Famalicão torcem pelo Sporting e Sporting apoia Aston Villa

Não serão só o Sporting e o Torreense a estar de olho na final da Taça de Portugal. Benfica, Braga e Famalicão de olho no jogo.

Luciano Spalletti define futuro na Juventus e garante: «Quero construir um projeto importante e não me vou demitir»

Luciano Spalletti destacou estar focado no comando técnico da Juventus e garantiu que não vai apresentar a demissão.

Podcast À Prova de Bola #29 – A convocatória de Portugal para o Mundial 2026

No novo episódio do "À Prova de Bola" analisámos a lista oficial de convocados de Roberto Martínez para o Mundial 2026: as surpresas, as ausências e as diferentes opções que Portugal terá ao longo da competição.

PUB

Mais Artigos Populares

Andebol: Sporting x Benfica – Hegemonia leonina mais do que validada

O Sporting já tinha garantido o tricampeonato nacional antes deste dérbi frente ao Benfica. O título estava conquistado, a superioridade ao longo da época estava confirmada e os leões entraram em campo sem a pressão classificativa que normalmente marca um clássico.

Antevisão Roland Garros: Jannik Sinner tem caminho livre para fazer história?

A cidade de Paris volta a ser o centro das atenções dos fãs de ténis, porque está prestes a arrancar a 125.ª edição do Roland Garros.

Antevisão GP Canadá: George Russell assume o protagonismo em nova dobradinha da Mercedes

A Fórmula 1 regressou à pista com um fim de semana que junta Grande Prémio e corrida sprint, e até agora há um nome que continua a destacar-se no Canadá: George Russell.