As patas do leão

    Cristiano Piccini, muito criticado pelos arautos da desgraça na pré-época, tem vindo a reunir elogios nos últimos tempos, com notícias de alguns clubes interessados nos seus serviços e observações por parte dos responsáveis da seleção italiana. Estou à vontade para falar no italiano, pois desde o verão defendo que é uma boa opção, com uma segurança defensiva fora do comum. Apesar de não ser um ás no plano ofensivo, Piccini é de extrema qualidade no seu meio campo recuado. Muito forte e atento na marcação, utiliza a sua enorme resistência física para estar sempre bem posicionado e em cima dos adversários durante os noventa minutos. É um atleta bem constituído, o que também o ajuda nos duelos 1×1 e no jogo aéreo, quando são efetuados cruzamentos do outro flanco. Um exemplo perfeito disso ocorreu em Turim, quando Piccini, já na segunda parte, tirou um golo feito a Mandzukic, com um excelente corte de cabeça. Minutos mais tarde, Jonathan não foi capaz do mesmo e o croata abateu o leão.

    Até acho que o lateral italiano poderia ir ao Mundial, caso a squadra azzurra se tivesse qualificado. Tendo em conta a falta de opções indiscutíveis na seleção italiana, não é de estranhar que Piccini, mantendo este nível exibicional, chegue a ser internacional A pelo seu país, em tempos próximos. O flanco direito leonino está muito bem entregue com o italiano. Apesar de poder criar alguns nervos aos adeptos quando ataca, Piccini tem sido soberano na defesa do seu corredor.

    As exibições de Piccini esta época têm vindo a convencer os mais céticos Fonte: Sporting Clube de Portugal
    As exibições de Piccini esta época têm vindo a convencer os mais céticos
    Fonte: Sporting Clube de Portugal

    A sua alternativa, e que pode ser o dono da lateral esquerda nas ausências de Coentrão e Jonathan, é Stefan Ristovski. Titularíssimo na sua seleção, o macedónio impressiona pela rotação que oferece ao seu flanco. Este ano, parece que o Sporting tem dois “Schelottos” no que toca à entrega ao jogo e à rotação que oferecem ao seu flanco, mas que oferecem outras garantias a nível técnico e tático. Ristovski já foi titular perante Juventus e SC Braga, dois testes mais a sério para o antigo lateral do Rijeka.

    Depois de ter sido campeão croata, Ristovski chegou a Alvalade para um desafio de outra grandeza. E tem-se saído bem até ao momento, daí eu achar que pode ser uma boa opção para o lado esquerdo. Apesar de não demonstrar grande à-vontade com o pé canhoto, penso que Ristovski pode oferecer mais garantias que Bruno César ou Jonathan Silva. Com o argentino ausente durante, previsivelmente, três meses e sabendo que Fábio Coentrão não vai jogar sempre, penso que Jorge Jesus poderá dar asas à criatividade e começar a testar um dos seus laterais direitos no flanco esquerdo, para casos onde seja necessário.

    Foto de Capa: Sporting Clube de Portugal

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Diogo Janeiro Oliveira
    Diogo Janeiro Oliveira
    Apaixonado por futebol, antes dos livros da escola primária já lia jornais desportivos. Seja nas tardes intermináveis a jogar, nas horas passadas no FIFA ou a ver jogos, o futebol está sempre presente. Snooker, futsal e andebol são outras paixões. Em Portugal torce pelo Sporting; lá fora é o Barcelona que lhe enche as medidas. Também sonha ver o Farense de volta à primeira…                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.