As prioridades para janeiro

sporting cp cabeçalho 2

Entrámos na recta final da primeira volta do campeonato e a equipa do Sporting permanece no topo da tabela classificativa. Na Champions, foi num grupo exigente que foi garantido o apuramento para a Liga Europa, competição onde a ambição leonina se legitima. A época decorre com a previsibilidade possível, contudo há uma problemática que se equipara ao ano anterior.

O plantel não é longo e as soluções repetem-se. Além disso, o passado diz-nos que já foi por aqui que o insucesso chegou. O mês de Janeiro aproxima-se e a abertura do Mercado de Transferências traz a derradeira oportunidade de reforçar a equipa para a segunda metade da época. Veremos as prioridades para o Sporting Clube de Portugal.

Avançados que façam golos. Talvez seja esta a aquisição mais pretendida por qualquer adepto. No actual plantel do Sporting só Bas Dost vai cumprindo este requisito, que por enquanto continua a ser o mais belo da arte da bola. Mas contar com apenas um avançado é exíguo. O tempo de carência de Alan Ruiz vai terminando. Doumbia ainda não atingiu o patamar da expectativa, enquanto Iuri Medeiros continua a adiar a esperada afirmação. E apesar de Daniel
Podence ser um jogador útil e com margem de progressão, Jorge Jesus tem de encontrar uma alternativa válida, que para além de acrescentar qualidade bruta ao plantel, consiga também corresponder a uma hipotética ausência do Gigante Holandês. As estatísticas da probabilidade comprovam que nem sempre é fácil acertar na escolha de um avançado goleador. Mas o Sporting precisa de um tiro no alvo, nem que seja repetido, com a mira apontada para Leicester.

Será que poderemos voltar a ver Slimani festejar em Alvalade? Fonte: Sporting CP
Será que poderemos voltar a ver Slimani festejar em Alvalade?
Fonte: Sporting CP

Apesar de a condição de Fábio Coentrão ter aumentado ao longo da época, ainda não podemos exigir a plenitude durante todos os jogos que se seguirão. Em alternativa para o lado esquerdo da defesa, Jonathan Silva ainda não preenche os índices de confiança, não obstante a sua
qualidade. Encontrar um defesa experiente e com capacidade para corresponder às exigências que Jorge Jesus impõe para esta posição. Mais do que pensar na qualidade dos jogadores: organizar um plantel admite também perceber as suas disponibilidades para enfrentar a época. É por isto que, talvez, seja importante reanalisar este ponto em Janeiro, já que se falou em Insúa.

Se olharmos para as hipóteses que Jorge Jesus tem para o seu meio-campo, até pode parecer exagerado ponderar numa contratação para este sector, ainda para mais com o regresso de Bryan Ruiz à actividade (aplausos nesta parte, apesar de tudo). A verdade é que ainda hoje permanece a demanda futebolística de que é no meio-campo que se perdem alguns jogos, ora por falta de estabilidade, ora por falta de criatividade. Este artigo, e ao contrário dos pontos anteriores, não vai terminar com referência a necessidades que parecem prementes. Podemos antes pensar num estilo de apetrecho útil, que acrescente ainda mais irreverência a um Plantel onde o primor técnico se denota com clarividência em dois ou três jogadores.

E aproveitando uma das actuais apostas do preâmbulo do próximo Mercado de Transferências, talvez fosse mesmo boa ideia ir às Caxinas buscar aquele rapaz de Louro disfarçado, que dança com a bola e depois cumpre com rigor táctico o que lhe pedem, e assim vai-se destacando numa equipa que promete
nesta época. Pensemos nisto.

Foto de Capa: Sporting Clube de Portugal

Ricardo Gonçalves
Ricardo Gonçalves
Como uma célebre música diria, "eu tenho dois amores", com o desporto e a comunicação a ocuparem 50/50 do seu coração. Entusiasta confesso daquilo que é a alegria do futebol, promete transmitir-vos através de palavras as emoções que se sentem durante os 90 minutos (e além disso). Escreve sem acordo ortográfico

Subscreve!

Artigos Populares

Wolverhampton lança vídeo emotivo relacionado com Diogo Jota

O Wolverhampton lançou um vídeo de homenagem a Diogo Jota, que passou pelo clube entre 2017 e 2020.

Diogo Jota e André Silva: eternos em nós

O Diogo Jota e o André Silva, deixaram uma marca muito grande em todos aqueles que tiveram oportunidade de conhecer a sua história.

Alverca oficializa André Paulo e defesa de 20 anos

O Alverca anunciou a contratação de André Paulo. O emblema do Ribatejo também confirmou a chegada de Steven Baseya.

Imprensa inglesa relata receio de Cristiano Ronaldo em ofuscar a cerimónia como motivo para a ausência no funeral de Diogo Jota e André Silva

Cristiano Ronaldo não marcou presença no funeral de Diogo Jota e André Silva. Capitão português com receio de ofuscar a cerimónia.

PUB

Mais Artigos Populares

Rafael Leão com porta de gigante europeu fechada

Rafael Leão estava a ser apontado ao Bayern Munique. O internacional português não vai reforçar o emblema alemão.

Surpresa: Sporting muda de ideias em relação a Viktor Gyokeres

O Sporting já está disposto a aceitar propostas com bónus por Viktor Gyokeres, mas quer receber ofertas de 80 milhões de euros.

Nuno Santos elogia Luís Pinto: «Uma pessoa com muita ambição e com uma presença diferenciada»

Nuno Santos falou aos jornalistas à margem da apresentação dos novos equipamentos do Vitória SC. Médio elogiou Luís Pinto.