As serras do Equador

- Advertisement -

Primeiramente, clamando perdão, irei, nesta redação, fazer novamente referência à literatura. Já nem considero flama ou amor ardente. Trata-se de um vício, de uma dependência, de um hábito insaciável, de um mecanismo obsessivo. O “ser livrólico” floresce com o urgir do tempo e, consequentemente, resplandecerá a incapacidade para mitigar a vontade voraz, para acalmar a fera que ruge descomedidamente. A leitura é um caminho sem retorno, uma ida sem volta, uma cavalgada ao vento no deserto!

Miguel Torga, conimbricense, é o poeta arquétipo para dissecar o tema de hoje. Eu, na presença de ilustre personagem, redijo esta narrativa com o simples desígnio de construir um dialeto descrito numa circunferência em torno de Gonzalo Plata através de uma ode de Adolfo Correia da Rocha.

Analogias quase impercetíveis, semelhanças encafuadas em versos. Panoramicamente, a retina pouco ou nada decifra. Contudo, na minúcia da análise, e após exumações furtivas, lapido algo. “Sísifo” irá expor o paralelismo. Aqui vai!

Caro Gonzalo Plata, inicia a tua aventura no Sporting Clube de Portugal movido pela tranquilidade e serenidade, a titularidade irá surgir com excelsa naturalidade, (“Recomeça/ Se Puderes/ Sem angústia/ E sem pressa”). Contudo, consciencializa-te dos óbices do percurso e rege-te por ti mesmo, usufrui da jovialidade, (“E os passos que deres, / Nesse caminho duro/ Do futuro/ Dá-os em liberdade”). E, pertencendo à tua faixa etária, enxergo integralmente a ambição que reina numa índole tenra como a nossa, portanto, permanece na justa até ao derradeiro segundo e até à mais pequena gotícula de sangue, ludibria o adversário sempre que o jogo o exigir e não entregues a posse sempre que os adversários te voltearem, (“Enquanto não alcances/ Não descanses/ De nenhum fruto queiras só a metade.”).

O jovem leão tem sido um dos destaques do Equador no Mundial de sub-20
Fonte: Sporting CP

Juventude e inconformismo são termos paradoxais. Soam os alarmes da incongruência! Diz não ao contentamento de modo a, futuramente, abduzires de triunfos inolvidáveis e glórias indeléveis, feitos que nunca ousaste conjeturar na mais bonita das tuas fantasias. (“E, nunca saciado, /Vai colhendo ilusões sucessivas no pomar/Sempre a sonhar e vendo” O logro da aventura.”). Não designes de torpe às tuas raízes, não vilipendies quem te fez crescer: com a qualidade que encerras em ti, na esbelta miscelânea de velocidade, técnica e remate, granjearás o máximo sem a ínfima resistência, (“És homem, não te esqueças! / Só é tua a loucura / Onde, com lucidez, te reconheças…”).

O Mundial sub-20 é o ensejo adequado para efetuar a declamação da ode triunfal. O destaque contempla-se desde o primeiro embate. O brilhantismo ofusca a crítica alheia. O apanágio é teu e só teu.

Ah, não te subjugues nem escravizes ao mito de Sísifo. Ele é só isso, um mito. Não te esqueças que o homem é o único ser que é digno de adoração e exaltação. Estou a “ensinar-te” algo ou já conheces Miguel Torga?

Foto de Capa: Sporting CP

artigo revisto por: Ana Ferreira

Romão Rodrigues
Romão Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
Em primeira mão, a informação que considera útil: cruza pensamentos, cabeceia análises sobre futebol e tenta marcar opiniões sobre o universo que o rege. Depois, o que considera acessório: Romão Rodrigues, estudante universitário e apaixonado pelas Letras.                                                                                                                                                 O Romão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Micael Sequeira e Beatriz Cameirão esperam por reviravolta do Sporting: «Tem de ser de uma noite épica»

Micael Sequeira e Beatriz Cameirão fizeram a antevisão do Sporting x Brondby. Leoas esperam por reviravolta na Europa Cup.

«Vemos mais treinadores e jogadores não a jogar futebol na praia, mas a jogar futebol de praia» – Entrevista Bola na Rede a Madjer

Pela alcunha de Madjer, são poucos os que não se lembraram nas genialidades de um dos melhores de sempre a jogar na areia, futebol de praia e não futebol na praia

Gonçalo Nunes e Catarina Pereira lançam novo jogo histórico do Torreense: «Podemos gerir os tempos e momentos de jogo de forma criteriosa e inteligente»

O Torreense está em vantagem na eliminatória contra o Kharkiv na Europa Cup. Gonçalo Nunes e Catarina Pereira lançaram eliminatória.

Futebol de Praia: Eis os 12 convocados de Portugal para o Mundialito

Selecionador Bruno Torres deu a conhecer os convocados de Portugal para o Mundialito. Vê os 12 jogadores chamados.

PUB

Mais Artigos Populares

Gana de Carlos Queiroz derrotado com reviravolta: eis todos os resultados do dia da qualificação para a CAN

O Gana de Carlos Queiroz perdeu com a Gâmbia por 4-2 na qualificação para a CAN. Fica com todos os resultados do dia.

Benfica: Eis a lista de convocadas para o jogo com o Bayern Munique na Champions League Feminina

Já são conhecidas as convocadas do Benfica para enfrentar o Bayern Munique na segunda jornada da Campions League Feminina.

Eis a razão para o desconforto de Cristiano Ronaldo com Jorge Jesus e que levou Pedro Proença para a Dinamarca de urgência

Cristiano Ronaldo ficou descontente com a mudança de planos de Jorge Jesus. Confusão leva Pedro Proença para a Dinamarca.