Até quando aguentará o Sporting sem os golos do Paulinho?

Eu ia começar este texto a perguntar se uma equipa poderia ambicionar ganhar títulos sem um ponta de lança, mas depois lembrei-me do Barcelona e decidi mudar a questão. Mas aquele Barcelona (e mesmo a seleção espanhola) eram uma excepção, até pelo seu modelo de jogo.

Mas não estamos aqui para falar de outros clubes. Queremos analisar só e apenas o nosso clube. E analisando o Sporting apenas na primeira liga de futebol, começa a preocupar-me a falta de eficácia da linha ofensiva tendo como expoente máximo Paulinho.

Em todos os textos que escrevi sobre o tema tenho apoiado a teoria (que se verifica na prática) de que o nosso avançado trabalha muito para a equipa apesar da falta de golos, mas começa a cansar ouvir a frase “lance perigoso para o Sporting, Paulinho vai marcar… ao lado / defesa…”. Parece preocupante, principalmente quando temos o ataque menos concretizador dos pretendentes ao título – 17 golos, enquanto os outros dois já acertaram no lado certo das redes por 27 e 28 vezes.

Sporting Paulinho
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

No que toca a marcadores de golos, o clube que nos acompanha no topo da tabela tem Luiz Diaz com 9, enquanto o nosso melhor artilheiro continua a ser Pedro Gonçalves com 4 apesar de ter estado sem poder jogar em quatro das onze jornadas já disputadas. Depois de Pote aparecem, com 2 cada, Pedro Porro, Gonçalo Inácio, Nuno Santos, Palhinha e Coates, todos da linha defensiva (Nuno Santos tem jogado muitas vezes na lateral defensiva), o que reflete o facto de a maioria dos nossos golos serem marcados através de lances de bola parada.

Um Sporting a vencer pela margem mínima. Até quando?

Tudo isto juntando o facto de que muitos dos jogos são ganhos pela margem mínima, sendo alguns resolvidos apenas nos minutos finais, deixa a sensação que mais cedo ou mais tarde este “coração” que a equipa vem mostrando pode deixar de chegar, fazendo com que possamos perder pontos em campos que não seria suposto. Porque todos sabemos que muitos dos jogos terão que ser resolvidos nas poucas oportunidades que iremos ter, pelo facto de jogarmos em campos pequenos contra adversários que se fecham muito lá atrás.

A questão de falta de golos do Paulinho fica mais exposta quando percebemos que ele é o jogador que mais remates tem na primeira liga – 27 (o melhor marcador da liga rematou 24 vezes), e o Sporting é apenas a quarta equipa com mais remates – 157, contra os 192 do FC Porto, 175 do SL Benfica e 160 do Vizela. Estes dados mostram que não é pela equipa não criar ocasiões, mas por mera falta de eficácia. Mostram ainda o peso que tem Paulinho na percentagem de finalização dos lances de ataque criados pela equipa. Logo, se ele não concretiza, a equipa sofre.

O que nos deixa mais descansados é o facto da nossa equipa ser de longe a mais eficaz no momento defensivo, uma vez que sofremos apenas quatro golos em onze jornadas já disputadas, o que nos deixa com a sensação de que se não conseguirmos marcar pelo menos haverá pouca probabilidade de sofrermos. É essencialmente por isso que continuamos a ser uma das equipas invictas na europa.

Coates Adán
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Mas até quando teremos que estar a viver da competência dos nossos defesas, tanto no sector defensivo como ofensivo? Não podemos estar “defensivodependentes” se queremos ambicionar por algo mais. E com isto não significa que sejamos uma equipa defensiva, que não somos.

Não quero, de forma nenhuma, com este texto, culpar o Paulinho de eventuais deslizes que possam surgir – e já surgiram. Serve antes para alertar que, tendo um ponta de lança, ou um avançado centro com melhor aproveitamento das oportunidades estaríamos sempre mais perto de ganhar os jogos, e permitiria resolver muitos jogos mais cedo dando à equipa a oportunidade de dosear o seu esforço mais cedo. E este aspecto, num plantel curto como o nosso, no final pode fazer a diferença.

Para já, e enquanto Paulinho não encontra os golos, que nos valham São Pote, São Coates, todos os santos e santas… assim como a competência da equipa no momento defensivo (e aí também entra Paulinho). Porque o sucesso deste grupo tem sido o facto de terem sido e continuarem a ser uma verdadeira EQUIPA.

 

 

Nuno Almeida
Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Leões testam defesa menos batida da Liga | Famalicão x Sporting

Após a derrota no clássico frente ao FC Porto, o Sporting viaja ao Minho e precisa dos três pontos para não deixar fugir o líder.

Bruno Lage explica declaração sobre o mercado de verão e garante que a mensagem não tinha destinatário: «Não há ninguém em específico»

Bruno Lage explicou a declaração proferida na antevisão do encontro sobre o facto de ter sido ouvido apenas neste mercado de verão.

Bruno Lage responde ao Bola na Rede: «Tomás Araújo na lateral foi uma opção para este jogo. O próximo jogo irá ditar outra estratégia...

Bruno Lage esteve presente na sala de imprensa do Estádio da Luz depois do empate do Benfica contra o Santa Clara.

Jorge Jesus elogia jogadores do Al Nassr: «Estou muito feliz com o grupo»

Jorge Jesus deixou muitos elogios para o plantel do Al Nassr. O técnico falou da qualidade da equipa antes do confronto com o Al Kholood.

PUB

Mais Artigos Populares

Ricardo Velho emprestado pelo Farense ao Gençlerbirligi da Turquia

O Gençlerbirligi confirmou a contratação de Ricardo Velho. O guarda-redes português foi emprestado pelo Farense até ao final da época.

As 6 (ou 7) ausências confirmadas do Sporting para o embate complicado em casa do Famalicão

O Sporting continua a acumular baixas para o duelo diante do Famalicão. Há seis nomes de fora para Rui Borges e um sétimo em dúvida que aumentam dores de cabeça

Anthony Martial confirmado como reforço do Monterrey do México

O Monterrey oficializou a contratação de Anthony Martial. O avançado francês deixou o AEK a título definitivo.