Bas Dost: A Salvação Leonina?

- Advertisement -

Bas Dost chegou, viu e venceu no clube leonino. O internacional holandês Dost foi uma transferência de “luxo” por parte do Sporting no verão de 2016 e veio com a difícil missão de fazer esquecer Islam Slimani, que se havia transferido para os ingleses do Leicester. Tornando-se jornada após jornada, não só titular indiscutível no onze de Jorge Jesus, como o melhor goleador da Liga NOS, adquiriu desde cedo um papel importante nos leões.

Na sua época de estreia, foi responsável por cinquenta por cento dos golos dos leões na Liga NOS, dando bem a entender a importância que tinha no processo ofensivo da equipa de Jorge Jesus. Apesar do futebol leonino ter sofrido um decréscimo de qualidade face à primeira época de Jorge Jesus ao comando da equipa de Alvalade – por vários factores – Bas Dost foi dos poucos que se destacou. Já com duas épocas de Sporting, sendo que regressou agora após ter rescindido, visto ter sido um dos mais visados no ataque à Academia de Alcochete, Dost leva setenta golos marcados em noventa jogos oficiais. A verdade – e respondendo à questão “inicial” colocada no titulo do artigo – é que a resposta para esta questão será sim e não, ou seja, será sempre um 50/50.

Bas Dost voltou a trabalhar na Academia de Alcochete
Fonte: Sporting Clube de Portugal

Passo a explicar: podemos responder que sim, pois Bas Dost é de facto um ponta de lança que garante golos, um finalizador nato e os números que tem obtido no Sporting falam por si e se não fosse por vezes o holandês a marcar golos com tanta regularidade, o Sporting poderia ter obtido resultados ainda mais negativos nas competições onde participou e teve a felicidade de nunca ter tido uma lesão de longa duração que prejudicasse o mesmo e o clube.

Por outro lado, a resposta será não e até a posição onde mais me revejo e defendo, pois creio que o futebol do Sporting precisaria de um avançado mais completo, com outro tipo de características. O futebol do Sporting foi perdendo qualidade da sua primeira época com Jorge Jesus até à ultima época do treinador no comando dos leões. É claro que o rendimento da equipa é analisado como um todo e como rende a nível coletivo, mas a verdade é que neste caso, creio que teremos de analisar também individualmente, pois o Sporting com Dost mudou para pior. Sem ovos não se fazem omeletes e o Sporting, após ir perdendo vários jogadores importantes para a ideia de jogo inicial de Jorge Jesus como Slimani e Teo que combinavam muito bem, como João Mário e Bryan Ruiz que procuravam zonas interiores e Adrien e William num enorme pico de forma, jogando praticamente de olhos fechados e com uma coesão enorme.

Tiago Silva
Tiago Silvahttp://www.bolanarede.pt
Estuda Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Apaixonado pelo desporto, mas em especial pelo futebol e pelo Sporting Clube de Portugal. Tem um gosto especial por analisar e entender, os vários aspetos tácticos presentes num jogo de futebol. Tem ainda a ambição de se formar em Jornalismo Desportivo e de ser Treinador de Futebol. Por enquanto, mete sobretudo os seus conhecimentos em prática na escrita e no Football Manager.                                                                                                                                                 O Tiago escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Waldhof Mannheim de Rui Mota causa surpresa e vence o campeão suíço Thun em encontro de preparação

O Waldhof Mannheim de Rui Mota bateu o Thun, campeão da Suíça, num jogo particular. Equipa do português continua preparação.

Grande polémica no golo de Inglaterra: transmissão televisiva garante que bola tocou em cabo das câmaras e golo devia ter sido anulado, FIFA nega

O golo de Jude Bellingham, de Inglaterra, no tempo regulamentar está envolvido em polémica. Versão da Fox Sports e da FIFA contradizem-se.

Hey Jude! Bellingham bisa e dá vitória com reviravolta à Inglaterra frente à Noruega para confirmar meias-finais do Mundial 2026

Jude Bellingham foi herói e a Inglaterra venceu a Noruega para seguir em frente no Mundial 2026. Ingleses nas meias-finais da competição.

Ex-Benfica Manú morre aos 43 anos após acidente de viação

O mundo do futebol está de luto. Manú, antigo jogador de muitos clubes, entre os quais o Benfica, faleceu após um acidente de viação.

PUB

Mais Artigos Populares

Chegada de Ruben Amorim não muda planos de Rafael Leão: AC Milan define preço do internacional português

Rafael Leão pretende abandonar o AC Milan, que pede 60 milhões de euros pelo internacional português, mas ainda aguarda por ofertas.

Sporting em mudanças: eis o provável novo capitão dos leões

O Sporting perdeu Morten Hjulmand e terá de eleger um novo capitão. Gonçalo Inácio é o grande candidato ao posto.

Marco Silva e a fuga de informação: «É uma das questões que o Benfica tem de começar a ser Benfica de vez»

Marco Silva deixou um recado sobre o facto de o onze do Benfica para o particular frente ao Flamengo ter sido revelado antes do anúncio oficial.