Bas Dost: A Salvação Leonina?

- Advertisement -

Bas Dost chegou, viu e venceu no clube leonino. O internacional holandês Dost foi uma transferência de “luxo” por parte do Sporting no verão de 2016 e veio com a difícil missão de fazer esquecer Islam Slimani, que se havia transferido para os ingleses do Leicester. Tornando-se jornada após jornada, não só titular indiscutível no onze de Jorge Jesus, como o melhor goleador da Liga NOS, adquiriu desde cedo um papel importante nos leões.

Na sua época de estreia, foi responsável por cinquenta por cento dos golos dos leões na Liga NOS, dando bem a entender a importância que tinha no processo ofensivo da equipa de Jorge Jesus. Apesar do futebol leonino ter sofrido um decréscimo de qualidade face à primeira época de Jorge Jesus ao comando da equipa de Alvalade – por vários factores – Bas Dost foi dos poucos que se destacou. Já com duas épocas de Sporting, sendo que regressou agora após ter rescindido, visto ter sido um dos mais visados no ataque à Academia de Alcochete, Dost leva setenta golos marcados em noventa jogos oficiais. A verdade – e respondendo à questão “inicial” colocada no titulo do artigo – é que a resposta para esta questão será sim e não, ou seja, será sempre um 50/50.

Bas Dost voltou a trabalhar na Academia de Alcochete
Fonte: Sporting Clube de Portugal

Passo a explicar: podemos responder que sim, pois Bas Dost é de facto um ponta de lança que garante golos, um finalizador nato e os números que tem obtido no Sporting falam por si e se não fosse por vezes o holandês a marcar golos com tanta regularidade, o Sporting poderia ter obtido resultados ainda mais negativos nas competições onde participou e teve a felicidade de nunca ter tido uma lesão de longa duração que prejudicasse o mesmo e o clube.

Por outro lado, a resposta será não e até a posição onde mais me revejo e defendo, pois creio que o futebol do Sporting precisaria de um avançado mais completo, com outro tipo de características. O futebol do Sporting foi perdendo qualidade da sua primeira época com Jorge Jesus até à ultima época do treinador no comando dos leões. É claro que o rendimento da equipa é analisado como um todo e como rende a nível coletivo, mas a verdade é que neste caso, creio que teremos de analisar também individualmente, pois o Sporting com Dost mudou para pior. Sem ovos não se fazem omeletes e o Sporting, após ir perdendo vários jogadores importantes para a ideia de jogo inicial de Jorge Jesus como Slimani e Teo que combinavam muito bem, como João Mário e Bryan Ruiz que procuravam zonas interiores e Adrien e William num enorme pico de forma, jogando praticamente de olhos fechados e com uma coesão enorme.

Tiago Silva
Tiago Silvahttp://www.bolanarede.pt
Estuda Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Apaixonado pelo desporto, mas em especial pelo futebol e pelo Sporting Clube de Portugal. Tem um gosto especial por analisar e entender, os vários aspetos tácticos presentes num jogo de futebol. Tem ainda a ambição de se formar em Jornalismo Desportivo e de ser Treinador de Futebol. Por enquanto, mete sobretudo os seus conhecimentos em prática na escrita e no Football Manager.                                                                                                                                                 O Tiago escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Antiguoko: uma fábrica de génios no País Basco, capaz de bater de frente com o modernismo do futebol

O Antiguoko é uma equipa dedicada ao futebol de formação no País Basco. Pelos seus quadros, passaram nomes bem conhecidos em todo o mundo.

Real Madrid está atento a jovem da La Liga

O Real Madrid está a acompanhar a evolução de Víctor Muñoz, jogador que se encontra em destaque ao serviço do Osasuna.

Como 1907 completa reviravolta diante da Fiorentina e avança na Taça de Itália

Esta segunda-feira, o Como 1907 venceu por 3-1 frente à Fiorentina e garantiu o seu lugar nos quartos-de-final da Taça de Itália.

Valência abre a porta de saída a português na reta final do mercado

O Valência pode vender André Almeida na reta final do mercado. O português não tem sido um indiscutível no Mestalla.

PUB

Mais Artigos Populares

Hoffenheim mantém série de vitórias e RB Leipzig escorrega em casa do St.Pauli: eis os resultados do dia na Bundesliga

Na 19.ª jornada da Bundesliga, o Hoffenheim voltou a vencer, desta feita frente ao Werder Bremen por 2-0. O RB Leipzig empatou a uma bola frente ao St. Pauli.

Bomba a caminho? Arsenal está desiludido com Viktor Gyokeres e analisa nome sonante para o ataque

Viktor Gyokeres chegou ao Arsenal no último mercado de transferências de verão, mas ainda não convenceu ao serviço dos gunners.

Athletic sem o jogador mais utilizado em 2025/26 frente ao Sporting: o provável substituto para o jogo com os leões

Mikel Jauregizar está fora dos planos do Athletic contra o Sporting. O médio encontra-se suspenso na Champions League.