📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Bas Dost ou Slimani?

- Advertisement -

O mercado em Portugal já mexe, e tem sido escrito na imprensa nacional que Bas Dost pode estar de saída e que Slimani é uma das opções para se juntar ao plantel leonino. Os dois últimos grandes artilheiros do Sporting CP poderão ou não se encontrar em Alvalade. Contudo, há sempre quem os compare segundo as suas performances em campo. Deste modo, vou procurar clarificar um pouco aquilo que é a minha opinião sobre estes dois goleadores.

Como os mais antigos devem ser respeitados, começo por escrever sobre as capacidades de Islam Slimani. O argelino é um avançado robusto fisicamente, que é forte nos duelos físicos. Não sendo um driblador, até porque as suas qualidades técnicas não abundam, é contudo capaz de correr com bola. Basta relembrar um dos seus golos frente ao Schalke, em Alvalade. Para além disso, oferece uma agressividade notável na reação à perda da bola ou na primeira fase de pressão, colocando uma intensidade em cada jogo que empurra obrigatoriamente a sua equipa para a frente.

Por último, o seu jogo aéreo. Slimani é exímio de cabeça. Foram vários os golos que apontou de leão ao peito fruto de cabeceamentos como resposta aos cruzamentos que lhe eram lançados.

Slimani deixou uma grande marca em Alvalade
Fonte: Sporting CP

Olhando agora para Bas Dost, considero que é mais um jogador de área. Não se pode pedir que jogue longe da baliza, pois é perto dela que se sente confortável. Oferece qualidade no jogo a um ou dois toques, e é muito frio na finalização. Raramente falha um golo isolado, e também tem a capacidade de assistir os colegas. Não é um ponta de lança de grandes movimentações, precisa que a equipa jogue para que ele apenas finalize. É o chamado finalizador nato.

A questão que se coloca é: se me pedissem para escolher, qual seria a minha decisão? Eu aprecio mais as qualidades de Slimani. Penso que é mais completo do que Bas Dost. Apesar de não ser tão bom tecnicamente, consegue proporcionar jogadas de contra-ataque, coisa que Bas Dost não procura porque é lento e raramente dá mais do que dois toques consecutivos na bola. Para além disso, Slimani é mais mexido na área, procura ocupar os sítios onde a bola vai cair, enquanto que o internacional holandês espera que a bola lhe caia na cabeça.

Concluindo, o meu veredicto final cai para Islam Slimani. Isto não quer dizer que Bas Dost seja mau jogador, até porque os seus números demonstram bem as suas capacidades. Simplesmente no meu modo de ver o jogo, penso que o argelino oferece mais coisas que o holandês não oferece. Ainda assim, são dois excelentes avançados, e o Sporting CP ficará com certeza bem servido com qualquer um.

 

Foto de Capa: Carlos Silva/Bola na Rede

artigo revisto por: Ana Ferreira

 

Bernardo Leitão Oliveira
Bernardo Leitão Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
Estuda História mas sempre teve gosto pela escrita, e quando se fala de Sporting, junta o útil ao agradável. Ambiciona ser treinador, mas a vida de estudante ainda não permitiu essa experiência. Sempre que pode assiste a futebol, mas se há jogos que não falha são do Sporting. Não mistura o amor clubístico com a racionalidade, e também coloca o dedo na ferida se necessário.                                                                                                                                                 O Bernardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Francesco Farioli deixa reparos à 2ª parte do FC Porto e elogios a jogador: «Fez um grande jogo. Não é o primeiro jogo deste...

Francesco Farioli fez a análise à vitória do FC Porto diante do Nice por 3-0. Encontro referente à jornada 5 da fase regular da Europa League.

Stephen Eustáquio chegou aos 150 jogos pelo FC Porto com muitos elogios: «Temos uma equipa técnica competente em todos os aspetos e jogadores inteligentes»

Stephen Eustáquio analisou o desfecho da jornada 5 da fase regular da Europa League. O FC Porto defrontou o Nice no Estádio do Dragão.

Alberto Costa parabeniza seleção sub-17 pelo Mundial e espera ver-se nos mesmos palcos em 2026: «Vou fazer tudo para estar entre os escolhidos»

Alberto Costa analisou o desfecho da jornada 5 da fase regular da Europa League. O FC Porto defrontou o Nice no Estádio do Dragão.

Gabri Veiga bisou pelo FC Porto: «Há dias com mais sorte»

Gabri Veiga analisou o desfecho da jornada 5 da fase regular da Europa League. O FC Porto defrontou o Nice no Estádio do Dragão.

PUB

Mais Artigos Populares

Rafael Quintas é capitão de Portugal nas conquistas do Europeu e do Mundial Sub-17: «Demonstrámos a nossa humildade e respeito pelos adversários»

Rafael Quintas celebrou a conquista do Mundial Sub-17. Seleção conquistou título mundial no escalão pela primeira vez na história.

José Neto entrevistado pelo capitão Rafael Quintas e com cachecol do Aljustrense: «Guardo sempre o povo na minha memória»

José Neto celebrou a conquista do Mundial Sub-17. Seleção conquistou título mundial no escalão pela primeira vez na história.

David Rodrigues sem tempo para descansar: «Segunda-feira no Braga temos já um jogo para ganhar. Pelos vistos não há férias»

David Rodrigues celebrou a conquista do Mundial Sub-17. Seleção conquistou título mundial no escalão pela primeira vez na história.