Bas Dost ou Slimani?

- Advertisement -

O mercado em Portugal já mexe, e tem sido escrito na imprensa nacional que Bas Dost pode estar de saída e que Slimani é uma das opções para se juntar ao plantel leonino. Os dois últimos grandes artilheiros do Sporting CP poderão ou não se encontrar em Alvalade. Contudo, há sempre quem os compare segundo as suas performances em campo. Deste modo, vou procurar clarificar um pouco aquilo que é a minha opinião sobre estes dois goleadores.

Como os mais antigos devem ser respeitados, começo por escrever sobre as capacidades de Islam Slimani. O argelino é um avançado robusto fisicamente, que é forte nos duelos físicos. Não sendo um driblador, até porque as suas qualidades técnicas não abundam, é contudo capaz de correr com bola. Basta relembrar um dos seus golos frente ao Schalke, em Alvalade. Para além disso, oferece uma agressividade notável na reação à perda da bola ou na primeira fase de pressão, colocando uma intensidade em cada jogo que empurra obrigatoriamente a sua equipa para a frente.

Por último, o seu jogo aéreo. Slimani é exímio de cabeça. Foram vários os golos que apontou de leão ao peito fruto de cabeceamentos como resposta aos cruzamentos que lhe eram lançados.

Slimani deixou uma grande marca em Alvalade
Fonte: Sporting CP

Olhando agora para Bas Dost, considero que é mais um jogador de área. Não se pode pedir que jogue longe da baliza, pois é perto dela que se sente confortável. Oferece qualidade no jogo a um ou dois toques, e é muito frio na finalização. Raramente falha um golo isolado, e também tem a capacidade de assistir os colegas. Não é um ponta de lança de grandes movimentações, precisa que a equipa jogue para que ele apenas finalize. É o chamado finalizador nato.

A questão que se coloca é: se me pedissem para escolher, qual seria a minha decisão? Eu aprecio mais as qualidades de Slimani. Penso que é mais completo do que Bas Dost. Apesar de não ser tão bom tecnicamente, consegue proporcionar jogadas de contra-ataque, coisa que Bas Dost não procura porque é lento e raramente dá mais do que dois toques consecutivos na bola. Para além disso, Slimani é mais mexido na área, procura ocupar os sítios onde a bola vai cair, enquanto que o internacional holandês espera que a bola lhe caia na cabeça.

Concluindo, o meu veredicto final cai para Islam Slimani. Isto não quer dizer que Bas Dost seja mau jogador, até porque os seus números demonstram bem as suas capacidades. Simplesmente no meu modo de ver o jogo, penso que o argelino oferece mais coisas que o holandês não oferece. Ainda assim, são dois excelentes avançados, e o Sporting CP ficará com certeza bem servido com qualquer um.

 

Foto de Capa: Carlos Silva/Bola na Rede

artigo revisto por: Ana Ferreira

 

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Bomba: equipa da Premier League pode avançar por Vinícius Júnior

O Arsenal pode avançar para a contratação de Vinícius Júnior. O extremo está no último ano de contrato com o Real Madrid.

Luta de gigantes: Manchester City entra na corrida por Yan Diomande

O Manchester City também entrou na corrida por Yan Diomande. Os citizens têm concorrência de PSG, Real Madrid e Liverpool pelo extremo.

Vozinha confirmado como reforço do Colo-Colo após destaque no Mundial 2026

O Colo-Colo anunciou a contratação de Vozinha a custo zero. O guarda-redes cabo-verdiano representou o Chaves na última temporada.

Alberto Costa já treina no relvado: Oskar Pietuszewski em contrarrelógio para a Supertaça

Alberto Costa recuperou de uma lesão na coxa direita. Martim Fernandes e Oskar Pietuszewski continuam em dúvida para a Supertaça.

PUB

Mais Artigos Populares

Manchester City renova com Abdukodir Khusanov até 2031

O Manchester City anunciou a renovação de contrato com Abdukodir Khusanov até 2031. O defesa de 22 anos realizou 37 jogos pelos cityzens na temporada transata.

Benfica toma decisão quanto à lateral direita: Eis o plano dos encarnados

O Benfica vai ouvir propostas por Alexander Bah. É provável que o dinamarquês venha a sair do clube da Luz neste mercado por valores a rondar os 15 milhões de euros.

Watford rejeita proposta do Hull City por alvo do Sporting

O Hull City apresentou uma proposta por Nestory Irankunda, mas a oferta foi recusada pelo Watford. O extremo de 20 anos é pretendido pelo Sporting.