Batalha sintética e gelada

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

Esta época, o Sporting já realizou oito jogos nas competições europeias, tendo defrontado o Steaua de Bucareste, o Olympiacos e duas das melhores equipas da Europa, o Barcelona e a Juventus.

No play-off de acesso da Liga dos Campeões, o Sporting enfrentou os romenos do Steaua de Bucareste, com um nulo em Alvalade e uma goleada por 5-1 na Roménia, os leões carimbaram o passaporte para a fase de grupos. Ditou o sorteio que o Sporting iria fazer parte do grupo D, um grupo verdadeiramente de Liga dos Campeões, com Barcelona, Juventus e Olympiacos. Neste exigente grupo, os leões foram um dos melhores terceiros lugares, tendo confirmado o lugar nos dezasseis avos de final da Liga Europa. Os leões somaram sete pontos na fase de grupos da Liga dos Campeões, mas sobretudo surpreenderam pelo excelente futebol que praticaram, verdadeiras exibições de gala diante da Juventus e Barcelona, tendo vencido por duas vezes o Olympiacos.

Na Liga Europa, o Sporting irá defrontar uma equipa do Cazaquistão, o Astana F.C., clube fundado em 2009, tetracampeão do seu país. Nas competições europeias, o Astana não é um clube com grande tradição. No entanto, esta temporada já realizou doze partidas, seis na qualificação para a Liga dos Campeões e seis na Liga Europa. Na Liga dos Campeões, os cazaques defrontaram o Spartaks da Letónia, os polacos do Legia Varsóvia, sendo depois eliminados pelo Celtic Glasgow.

Calhou ao Sporting o adversário mais distante Fonte: Sporting Clube de Portugal
Calhou ao Sporting o adversário mais distante
Fonte: Sporting Clube de Portugal
Na fase de grupos da Liga Europa, o sorteio ditou que o Astana viria a disputar o grupo A, composto pelos espanhóis do Villarreal, que venceram o grupo com onze pontos, mais um do que o Astana, tendo ficado de fora das competições os checos do Slavia de Praga e os israelitas do Maccabi Tel Aviv. Na caminhada do Astana na Liga Europa, os cazaques somaram três vitórias, um empate e duas derrotas frente ao vencedor do grupo, o Villarreal.

No que diz respeito às competições nacionais, o Astana lidera a Liga do Cazaquistão e está nos oitavos da Taça. O plantel é liderado pelo búlgaro Stanimir Stoilov, o ex-avançado que passou pelo futebol português entre 1995 e 1997, pelo Campomaiorense. O treinador búlgaro já foi seleccionador do seu país, tendo ainda passado pelo Botev Plovdiv, Anorthosis, Litex Lovech e o Levski Sofia. O Astana é um plantel sem nomes sonantes, tem no entanto nos dianteiros Patrick Twumasi e Junior Kabananga, as suas melhores unidades.

Nesta eliminatória o Sporting é favorito com naturalidade, mas terá de o provar nos 180 minutos. Com a qualidade das exibições realizadas esta época, pela equipa de Jorge Jesus, o Sporting pode efectivamente chegar longe na Liga Europa. Sendo que o principal objectivo é ser campeão nacional.
Foto de Capa: Sporting Clube de Portugal
Jorge Faria Sousa
Jorge Faria Sousahttp://www.bolanarede.pt
O Jorge é natural da Lourinhã, trabalha como Consultor na área de TI. Colabora com alguns meios de comunicação social, é comentador da Sporting TV e na Bola na Rede.                                                                                                                                                 O Jorge escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

SAD do FC Porto apresenta resultado positivo no primeiro semestre de 2025/26

O FC Porto informou esta quarta-feira que a sua SAD conseguiu um resultado positivo de 1,9 milhões de euros.

Evangelos Marinakis revela: «Rejeitámos 30 milhões de euros por André Luiz e Clayton Silva»

Evangelos Marinakis revelou que rejeitou propostas por André Luiz e Clayton Silva. Os dois jogadores rumaram ao Olympiacos.

O outro lado da moeda: o que terá dito alegadamente Vinícius Júnior a Gianluca Prestianni

Vinícius Júnior acusou Gianluca Prestianni de ter tido para com ele uma atitude racista, durante a partida entre o Benfica e o Real Madrid.

Podcast Papo de Bola #101 – A acusação de racismo de Vinícius Júnior contra Prestianni

O "Papo de Bola" desta semana traz uma análise do que se passa com o avançado brasileiro Vinicius Júnior em casos de racismo que, consequentemente, sofre no mundo do futebol.

PUB

Mais Artigos Populares

Mikael Silvestre deixa a garantia: «Estamos a tentar encontrar formas de sancionar jogadores que estão a falar enquanto tapam a boca»

Mikael Silvestre garantiu que a FIFA está em busca de formas de castigar jogadores que falem com a boca tapada.

Primeira Liga: conhecidos os árbitros da 23.ª jornada

Foram reveladas durante esta quarta-feira as equipas de arbitragem dos encontros relativos à 23.ª jornada da Primeira Liga.

Namorada de Vinícius Júnior elogia o seu parceiro após polémica no Estádio da Luz: «Temos de falar sobre a coragem dele»

Virgínia Fonseca defendeu o namorado Vinícius Júnior após as acusações a Gianluca Prestianni de proferir insultos racistas durante o Benfica x Real Madrid.