sporting cp cabeçalho 1

Depois de mais uma temporada à experiência (se calhar excessiva), João Palhinha regressa finalmente a casa. O jovem português, de 21 anos, fez a sua despedida d’Os Belenenses no fim do ano, depois de uma primeira volta fenomenal. Que o jogador tinha qualidade, já todos sabíamos, mas, depois da época que fez pelo Moreirense, era inegável que tínhamos no médio um activo valioso para o futuro.

Até agora, n’Os Belenenses, João Palhinha foi considerado um dos melhores jogadores da equipa. A contar com o apoio de outro leão emprestado, Domingos Duarte, o centro campista foi aumentando o seu rendimento. Jorge Jesus já veio afirmar que este deverá “folgar o William em alguns jogos”. William tem mostrado bastante inconsistência e João Palhinha é fundamental por dois motivos: em primeiro lugar, vai dar competição para o lugar do campeão europeu, o que terá que o fazer esforçar-se mais para não perder o lugar. Em segundo lugar, acaba por ser muito importante, para caso William se lesione ou seja vendido, dado que não temos ninguém com qualidade necessária para o substituir.

João Palhinha fez uma primeira volta extraordinária n'Os Belenenses (Fonte: Camarote Leonino)
João Palhinha fez uma primeira volta extraordinária n’Os Belenenses
Fonte: Camarote Leonino

Apesar do seu regresso ser importante, não sei até que ponto será benéfico para o jogador. Se acho que temos aqui um grande valor? Sim, sem sombra de dúvida. Mas, neste momento, fomos buscar um jogador que fez 13 em 15 jogos pelo Belém. Ele vem para o Sporting para ser apenas um substituto de um titular (que não tem estado nos seus dias mais felizes), vai perder o ritmo de jogo que tinha na primeira fase do campeonato. Sinceramente, para mim, é preferível que um jogador esteja fora durante o resto da época e que venha com a máxima força, para ser um titular indiscutível, do que venha na máxima forma para ir para o banco.

Palhinha é um jogador que tem visão de jogo e capacidade técnica, características a que alia o seu porte físico, fazendo dele um jogador com qualidade suficiente para atuar na equipa principal dos leões. A sua tenra idade faz com que tenha bastante margem de progressão para evoluir favoravelmente e, com Jorge Jesus, ainda mais.

Anúncio Publicitário

Agora, é necessário ter em conta se esta inconsistência de William Carvalho estará diretamente relacionada com o extremo uso que este tem tido em todas as competições em que o Sporting se inseriu, aliada ao pouco descanso após o Euro 2016. Caso isto seja verdade, deve-se dar mais uso a Palhinha, tanto no campeonato como também na Taça de Portugal.

Depois de tudo, só resta dizer: Bem-vindo a casa, João Palhinha!

Foto de Capa: Sporting CP

Artigo revisto por: Francisca Carvalho