Bruno Tabata | Recuperado e de olhos postos no SG Sacavenense

- Advertisement -

Um mês depois de ter sido obrigado a parar devido a uma mialgia na coxa direita, Bruno Tabata já se encontra a treinar sem limitações com o restante plantel dos leõesÉ esperado que o jovem brasileiro de 23 anos seja opção para a terceira eliminatória da Taça de Portugal, diante do SG Sacavenense, no próximo dia 23 de novembro. Nesta época de leão ao peito, Bruno Tabata somou apenas 19 minutos em campo diante da sua antiga equipa, o Portimonense, na vitória do Sporting por 2-0, na terceira jornada do Campeonato. 

Bruno Tabata foi o sétimo reforço do Sporting CP para a temporada 2020/2021Num negócio algo curioso, o extremo brasileiro custou aos cofres dos Leões apenas meio milhão, tendo Portimonense SC ficado com o direito a 90% de uma eventual futura venda do jogador. Blindado com uma cláusula de rescisão de 60 milhões, o jovem atacante é (mais) um jogador com grande potencial para evoluir às ordens de Rúben Amorim, podendo perfeitamente ser inserido num leque de jogadores que reúne todas as condições necessárias para num futuro próximo darem o salto para um patamar superior.  

Formado no Atlético Mineiro, o novo camisola número sete dos leões chegou ao Portimonense SC com apenas 18 anos. Em quatro épocas ao serviço dos Alvinegros, o atacante brasileiro fez um total de 119 partidas e contribuiu com 25 assistências e oito golos. Apesar de o percurso ser marcado por algumas lesões que acabaram por atrasar algum do seu desenvolvimento, o internacional sub-23 brasileiro tornou-se um jogador indispensável no plantel, assumindo um papel determinante, não só na subida do Portimonense SC à Primeira Liga, como também na sua manutenção.

Estamos perante um jogador que já leva seis internacionalizações pelas seleções mais jovens do Brasil e que tem sido uma opção regular da seleção olímpica sub-23. Um dos pormenores que saltou à vista quando foi apresentado como jogador do Sporting foi a escolha do número sete. É importante relembrar que, desde que Luís Figo despiu, em 1995, a camisola número sete do Sporting CP,  mais ninguém fez “jus” a este número. Volvidos 25 anos e 13 jogadores, Bruno Tabata tem a seus pés a oportunidade de acabar com a “maldição” que paira sobre Alvalade.

Bruno Tabata é um jogador dotado tecnicamente, com assertividade no passe e que consegue facilmente criar desequilíbrios no último terço. No entanto, aparenta ter “pouco golo”. Na temporada passada, fez apenas um golo, em 31 jogos ao serviço do Portimonense, um indicador que pode deixar algumas dúvidas no que diz respeito ao seu impacto imediato na equipa de AlvaladeNo sistema tático do técnico do Sporting CP, o jovem atacante brasileiro irá muito provavelmente atuar sobre o corredor direito, que, juntamente com Pedro Porro, pode trazer à equipa mais verticalidade e profundidadesetor atacante dos leões é aquele que oferece mais opções a Rúben Amorim. Contudo, creio que Tabata estará a altura para disputar um lugar no tridente atacante leonino.  

Artigo revisto por Mariana Plácido

João Travassos
João Travassoshttp://www.bolanarede.pt
O João é um adepto fervoroso do Sporting Clube de Portugal. Atualmente, encontro-me a concluir o Mestrado em Ciências da Comunicação na Universidade Católica Portuguesa. O jornalismo desportivo é a sua grande paixão e diz que poder escrever artigos de caráter jornalístico sobre o clube que o fez gostar de futebol permitir-lhe-á estar em contacto aprofundado com os temas que o rodeiam.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Só há 2 seleções que ainda não sofreram golo neste Mundial 2026

A Espanha e o México não sofreram golo até ao momento no Mundial 2026. Ambas as seleções estão qualificadas para a próxima fase.

Há 16 anos que a Espanha não ganhava um jogo na fase a eliminar do Mundial

A Espanha venceu a Áustria por 3-0 nos 16 avos do Mundial 2026. Triunfo na fase a eliminar não acontecia desde 2010.

Portugal x Croácia: Mais um recorde para Cristiano Ronaldo

Cristiano Ronaldo é o jogador mais velho de sempre a disputar um jogo da fase a eliminar de Mundial: 41 anos e 147 dias.

Stopira antes do Argentina x Cabo Verde: «Não chegámos até aqui por sorte. Foi com mérito»

Cabo Verde vai enfrentar a Argentina nos 16 avos do Mundial 2026. Stopira esteve presente em conferência de imprensa.

PUB

Mais Artigos Populares

AO VIVO E EM DIRETO: Assiste ao Portugal x Croácia dos 16 avos de final do Mundial 2026

Portugal e Croácia têm encontro marcado nos 16 avos de final do Mundial 2026. Em baixo, podes assistir ao jogo ao vivo e em direto.

Selecionador de Espanha sobre o próximo adversário (Portugal ou Croácia): «Quem passar terá o seu mérito»

Luis de la Fuente prestou declarações após o Espanha x Áustria. La Roja venceu por 3-0 e vai jogar contra Portugal ou Croácia.

Roberto Martínez aborda 11 inicial antes do Portugal x Croácia: «É importante para nós podermos utilizar o bom momento do Rafael Leão»

Roberto Martínez destacou o apoio dos adeptos, abordou escolhas do 11 inicial e recordou ainda Diogo Jota e André Silva. Palavras antes do Portugal x Croácia.