Um mês depois de ter sido obrigado a parar devido a uma mialgia na coxa direita, Bruno Tabata já se encontra a treinar sem limitações com o restante plantel dos leõesÉ esperado que o jovem brasileiro de 23 anos seja opção para a terceira eliminatória da Taça de Portugal, diante do SG Sacavenense, no próximo dia 23 de novembro. Nesta época de leão ao peito, Bruno Tabata somou apenas 19 minutos em campo diante da sua antiga equipa, o Portimonense, na vitória do Sporting por 2-0, na terceira jornada do Campeonato. 

Bruno Tabata foi o sétimo reforço do Sporting CP para a temporada 2020/2021Num negócio algo curioso, o extremo brasileiro custou aos cofres dos Leões apenas meio milhão, tendo Portimonense SC ficado com o direito a 90% de uma eventual futura venda do jogador. Blindado com uma cláusula de rescisão de 60 milhões, o jovem atacante é (mais) um jogador com grande potencial para evoluir às ordens de Rúben Amorim, podendo perfeitamente ser inserido num leque de jogadores que reúne todas as condições necessárias para num futuro próximo darem o salto para um patamar superior.  

Formado no Atlético Mineiro, o novo camisola número sete dos leões chegou ao Portimonense SC com apenas 18 anos. Em quatro épocas ao serviço dos Alvinegros, o atacante brasileiro fez um total de 119 partidas e contribuiu com 25 assistências e oito golos. Apesar de o percurso ser marcado por algumas lesões que acabaram por atrasar algum do seu desenvolvimento, o internacional sub-23 brasileiro tornou-se um jogador indispensável no plantel, assumindo um papel determinante, não só na subida do Portimonense SC à Primeira Liga, como também na sua manutenção.

Anúncio Publicitário

Estamos perante um jogador que já leva seis internacionalizações pelas seleções mais jovens do Brasil e que tem sido uma opção regular da seleção olímpica sub-23. Um dos pormenores que saltou à vista quando foi apresentado como jogador do Sporting foi a escolha do número sete. É importante relembrar que, desde que Luís Figo despiu, em 1995, a camisola número sete do Sporting CP,  mais ninguém fez “jus” a este número. Volvidos 25 anos e 13 jogadores, Bruno Tabata tem a seus pés a oportunidade de acabar com a “maldição” que paira sobre Alvalade.

Bruno Tabata é um jogador dotado tecnicamente, com assertividade no passe e que consegue facilmente criar desequilíbrios no último terço. No entanto, aparenta ter “pouco golo”. Na temporada passada, fez apenas um golo, em 31 jogos ao serviço do Portimonense, um indicador que pode deixar algumas dúvidas no que diz respeito ao seu impacto imediato na equipa de AlvaladeNo sistema tático do técnico do Sporting CP, o jovem atacante brasileiro irá muito provavelmente atuar sobre o corredor direito, que, juntamente com Pedro Porro, pode trazer à equipa mais verticalidade e profundidadesetor atacante dos leões é aquele que oferece mais opções a Rúben Amorim. Contudo, creio que Tabata estará a altura para disputar um lugar no tridente atacante leonino.  

Artigo revisto por Mariana Plácido

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comente!
Por favor introduz o teu nome