Campeões, só no fim

- Advertisement -

A12

Sim, estamos em primeiro à entrada para a 12ª jornada. Sim, isto não acontecia há anos. Sim, estamos a praticar um futebol que, finalmente, dá gosto ver. Mas não, ainda não ganhámos nada e, realisticamente, estamos muito longe de ganhar.

Ainda há muito campeonato pela frente e, ao contrário do que se diz, o calendário do Sporting até ao final da primeira volta não me parece assim tão favorável. O Sporting joga fora com o Gil Vicente e com o Estoril, quarto e quinto classificados, respectivamente, e em casa com Belenenses e Nacional da Madeira, décimo terceiro e sétimo classificados. Ora, jogar com quarto, quinto e sétimo classificados não é tarefa fácil. Ainda mais quando verificamos que o campeão nacional, Futebol Clube do Porto, perdeu pontos em três jogos até ao momento; nesses jogos, incluem-se a deslocação ao Estádio António Coimbra da Mota, campo do Estoril, e a recepção ao Nacional, em pleno Estádio do Dragão. O Sporting tem, portanto, pela frente dois jogos em circunstâncias idênticas às que fizeram o Porto perder pontos e ocupar, neste momento, o terceiro lugar do campeonato.

Não percebo também a importância que se dá ao facto de, supostamente, o calendário leonino até ao fim da primeira volta ser mais favorável. Mas o campeonato acaba em Janeiro? Quem for campeão em Janeiro ganha o quê? Muitas vezes, nada. E os últimos anos têm sido propícios a corroborar o que aqui escrevo. Quantos “campeões de Inverno” se tornaram campeões de nada em Maio? O campeonato tem 30 jornadas e a festa faz-se no fim. Mais triste do que ver a festa de outros durante todo o ano é fazer a festa durante grande parte do ano e, no final, assistir à festa dos rivais. Não vamos embandeirar em arco. Sem expectativas conseguimos atingir o primeiro lugar. Esperemos que, sem expectativas, o consigamos manter para, no final e só no final, fazermos nós a festa.

Subscreve!

Artigos Populares

Nuno Lobo: «Órgãos sociais do Benfica fizeram, uma vez mais, um frete a Pedro Proença»

Nuno Lobo criticou os órgãos sociais do Benfica. O antigo candidato à presidência da FPF considerou que se voltou a favorecer Pedro Proença.

Despedida de Lionel Messi: Lionel Scaloni afirma que nenhum jogador vai vestir a camisola 10 antes da despedida de Messi

A Argentina joga esta quinta-feira frente à Bolívia e no domingo frente ao Burkina Faso. Lionel Messi vai estar ausente e Lionel Scaloni garantiu que ninguém vai usar a camisola 10 até à saída do astro argentino.

Caso Cristiano Ronaldo: eis quando Pedro Proença vai falar à imprensa

Pedro Proença vai falar com a imprensa no próximo domingo, num momento de alta tensão dentro da seleção nacional.

Alejandro Grimaldo deixa seleção da Espanha devido a lesão

Alejandro Grimaldo está fora da seleção da Espanha devido a um «desconforto na coxa esquerda». Fran Garcia, do Real Bétis, vai ocupar a vaga.

PUB

Mais Artigos Populares

Georgios Vagiannidis assusta Sporting: eis o ponto de situação

Georgios Vagiannidis está de regresso ao Sporting, depois de ter sido dispensado da seleção principal da Grécia.

Nuno Borges perde com Novak Djokovic e diz adeus a Pequim

Nuno Borges foi eliminado por Novak Djokovic na primeira ronda no ATP 500 chinês. O tenista sérvio continua invicto no torneio de Pequim.

Não há volta a dar: cisão entre Cristiano Ronaldo e Jorge Jesus é total

A cisão entre Cristiano Ronaldo e Jorge Jesus é irreversível. O capitão da seleção abandonou o grupo de trabalho da seleção.