Campeões, só no fim

- Advertisement -

A12

Sim, estamos em primeiro à entrada para a 12ª jornada. Sim, isto não acontecia há anos. Sim, estamos a praticar um futebol que, finalmente, dá gosto ver. Mas não, ainda não ganhámos nada e, realisticamente, estamos muito longe de ganhar.

Ainda há muito campeonato pela frente e, ao contrário do que se diz, o calendário do Sporting até ao final da primeira volta não me parece assim tão favorável. O Sporting joga fora com o Gil Vicente e com o Estoril, quarto e quinto classificados, respectivamente, e em casa com Belenenses e Nacional da Madeira, décimo terceiro e sétimo classificados. Ora, jogar com quarto, quinto e sétimo classificados não é tarefa fácil. Ainda mais quando verificamos que o campeão nacional, Futebol Clube do Porto, perdeu pontos em três jogos até ao momento; nesses jogos, incluem-se a deslocação ao Estádio António Coimbra da Mota, campo do Estoril, e a recepção ao Nacional, em pleno Estádio do Dragão. O Sporting tem, portanto, pela frente dois jogos em circunstâncias idênticas às que fizeram o Porto perder pontos e ocupar, neste momento, o terceiro lugar do campeonato.

Não percebo também a importância que se dá ao facto de, supostamente, o calendário leonino até ao fim da primeira volta ser mais favorável. Mas o campeonato acaba em Janeiro? Quem for campeão em Janeiro ganha o quê? Muitas vezes, nada. E os últimos anos têm sido propícios a corroborar o que aqui escrevo. Quantos “campeões de Inverno” se tornaram campeões de nada em Maio? O campeonato tem 30 jornadas e a festa faz-se no fim. Mais triste do que ver a festa de outros durante todo o ano é fazer a festa durante grande parte do ano e, no final, assistir à festa dos rivais. Não vamos embandeirar em arco. Sem expectativas conseguimos atingir o primeiro lugar. Esperemos que, sem expectativas, o consigamos manter para, no final e só no final, fazermos nós a festa.

Subscreve!

Artigos Populares

Tiago Gouveia de saída do Benfica: «Marco Silva é um treinador fantástico»

Tiago Gouveia abandonou Lisboa durante este domingo. O extremo do Benfica vai assinar contrato com o Atlas.

Geovany Quenda recebe má notícia no Chelsea

Geovany Quenda lesionou-se e vai falhar tudo o que falta do estágio do Chelsea que está a ser realizado na Austrália.

Nicolás Otamendi foi capitão e perdeu na estreia pelo River Plate

O River Plate saiu derrotado do encontro frente ao Barracas Central. A partida ficou marcada pela estreia de Nicolás Otamendi.

Jogador formado no Borussia Dortmund a um passo de reforçar o Marítimo

O Marítimo está em negociações com o Bochum para a contratação de Samuel Bamba. O clube insular já chegou acordo com o extremo alemão.

PUB

Mais Artigos Populares

Brasileirão: Vasco da Gama e Mirassol empatam e continuam em zona de despromoção

O Vasco da Gama empatou a uma bola com o Mirassol, no encontro relativo à 20.ª jornada do Brasileirão.

Ex-jogador de José Mourinho confessa: «Senti que valorizava o meu trabalho, mas fez comentários no balneário que não me agradaram»

Borja Mayoral, atualmente ao serviço do Getafe, falou sobre os métodos de José Mourinho quando foi treinado pelo técnico português na AS Roma.

Sporting: jogador regressou 3 meses depois

Iván Fresneda voltou a entrar em campo pelo Sporting. O lateral direito falhou os restantes particulares de pré-temporada.