Campeões, só no fim

- Advertisement -

A12

Sim, estamos em primeiro à entrada para a 12ª jornada. Sim, isto não acontecia há anos. Sim, estamos a praticar um futebol que, finalmente, dá gosto ver. Mas não, ainda não ganhámos nada e, realisticamente, estamos muito longe de ganhar.

Ainda há muito campeonato pela frente e, ao contrário do que se diz, o calendário do Sporting até ao final da primeira volta não me parece assim tão favorável. O Sporting joga fora com o Gil Vicente e com o Estoril, quarto e quinto classificados, respectivamente, e em casa com Belenenses e Nacional da Madeira, décimo terceiro e sétimo classificados. Ora, jogar com quarto, quinto e sétimo classificados não é tarefa fácil. Ainda mais quando verificamos que o campeão nacional, Futebol Clube do Porto, perdeu pontos em três jogos até ao momento; nesses jogos, incluem-se a deslocação ao Estádio António Coimbra da Mota, campo do Estoril, e a recepção ao Nacional, em pleno Estádio do Dragão. O Sporting tem, portanto, pela frente dois jogos em circunstâncias idênticas às que fizeram o Porto perder pontos e ocupar, neste momento, o terceiro lugar do campeonato.

Não percebo também a importância que se dá ao facto de, supostamente, o calendário leonino até ao fim da primeira volta ser mais favorável. Mas o campeonato acaba em Janeiro? Quem for campeão em Janeiro ganha o quê? Muitas vezes, nada. E os últimos anos têm sido propícios a corroborar o que aqui escrevo. Quantos “campeões de Inverno” se tornaram campeões de nada em Maio? O campeonato tem 30 jornadas e a festa faz-se no fim. Mais triste do que ver a festa de outros durante todo o ano é fazer a festa durante grande parte do ano e, no final, assistir à festa dos rivais. Não vamos embandeirar em arco. Sem expectativas conseguimos atingir o primeiro lugar. Esperemos que, sem expectativas, o consigamos manter para, no final e só no final, fazermos nós a festa.

Subscreve!

Artigos Populares

Supertaça: Já é conhecido o horário das conferências de antevisão do FC Porto e Torreense

No primeiro jogo oficial da temporada 2026/27 em Portugal, FC Porto e Torreense defrontam-se na final da Supertaça de Portugal. Eis os horários das antevisões.

Braga lança terceiro equipamento a poucas horas de receber o Zeleznicar Pancevo

O Braga anunciou o seu novo terceiro equipamento. Os minhotos recebem o Zeleznicar Pancevo esta quinta-feira às 20h.

João Tomás perspetiva caminho europeu do Benfica: «Tem todas as condições para estar na fase de liga e, a partir daí, acho que é...

João Tomás, antigo avançado internacional português, demonstrou confiança nas prestações de Braga e Benfica nas competições europeias.

Rúben Neves apresenta-se, João Cancelo não: Lateral português não quer regressar à Arábia Saudita

João Cancelou não se apresentou no regresso aos treinos do Al Hilal. Ao contrário do lateral português, Ruben Neves esteve presente.

PUB

Mais Artigos Populares

Alassana Jatta troca histórico inglês pelo Casa Pia

O Casa Pia oficializou a contratação de Alassana Jata. O avançado chega proveniente do Notts County e assina por quatro temporadas.

AEL Limassol contrata Bruno Almeida

Bruno Almeida oficializado pelo AEL Limassol. O extremo chega a título definitivo proveniente do Santa Clara.

Negócio fechado: foi associado ao Benfica, mas está a caminho da AS Roma por 15 milhões de euros

Konstantinos Koulierakis vai mesmo ser reforço da AS Roma. Defesa grego estava na lista do Benfica, mas parte para Itália.