Cerca de 15 anos depois, a história pode-se repetir…

sporting cp cabeçalho 2

É importante recordar o passado, para poder projectar o futuro!

A época de 1999/2000 começa com o Porto como grande candidato ao título, o Benfica com uma enorme crise financeira e o Sporting a ressacar por um título de campeão nacional…

Nos primeiros jogos da época, percebe-se claramente que Giuseppe Materazzi não consegue levar a turma leonina ao topo da tabela e a sua passagem em Alvalade culmina com uma humilhação na Europa, onde os leões tombam frente aos “semi-profissionais” noruegueses, “os Vikings”.

Augusto Inácio entra para o comando da operação “ataque ao título”, que poucos acreditavam ser possível… Mas o grande ponto de viragem dá-se em Janeiro, quando Mbo Mpenza, César Prates e André Cruz são contratados como reforços de Inverno. Nesta altura, o Sporting estava um ponto atrás do Porto na luta pelo título.

E eis que a magia acontece em Alvalade: a equipa passa a jogar à bola e a ter um patrão que sabe e comanda as operações dentro de campo, de seu nome André Alves da Cruz.

O Porto estava a perder gás e quando defrontou os leões no Estádio de Alvalade, se perdesse, perderia também a liderança… O jogo estava empatado a zero e Beto Acosta sofre falta à entrada da área. André Cruz, bem ao estilo dos seus tempos áureos no Milan, coloca a bola no relvado e só tem olhos para a redondinha e para a baliza… Parte para a bola e PAU! Bola na gaveta… Vítor Baía nem esboça reacção e a bola entra ao ângulo superior direito da baliza dos dragões… Era o primeiro de quinze golos do jogador brasileiro pelas cores leoninas em duas épocas e meia. O Sporting acabou por ganhar 2-0.

Os golos de livre do brasileiro que ajudaram o Sporting a acabar com um jejum que já durava há 18 anos Fonte: www.andrecruz50.blogspot.com
Os golos de livre do Brasileiro que ajudaram o Sporting a acabar com um jejum que já durava há 18 anos
Fonte: andrecruz50.blogspot.com

André Cruz, defesa-central, foi adquirido ao Torino, tendo realizado nessa época 23 jogos onde apontou 5 golos…

E se, à Baliza, o Sporting tinha o “monstro” Schmeichel, na frente dele tinha um “patrão” que pouco trabalho permitia ao “grande dinamarquês”.

De cada livre que o Sporting tinha a seu favor, das duas, uma: ou dava golo marcado pelo brasileiro ou era de grande perigo. Cada falta que o Sporting sofria perto da área para o pé esquerdo do brasileiro era meio-golo. Já desde o tempo de Krassimir Balakov que o Sporting não tinha um exímio marcador de livres… E André Cruz foi talvez o último grande mestre dessa arte em Alvalade… Desde então ninguém conseguiu fazer esquecer esse grande senhor.

No Sporting, em dois anos e meio, venceu dois campeonatos, duas Supertaças e uma Taça de Portugal. Isto para um clube que em 18 anos pouco, ou quase nada, ganhou. Deixou o clube português em 2002; contudo, o seu nome ficará para sempre na história do clube pelos seus livres directos que tantas felicidades deram aos adeptos.

E, cerca de 15 anos depois, a história pode-se repetir… Diferentes intervenientes, mas a história repete-se. O Sporting está claramente a ressacar por um título de campeão nacional. Bruno Carvalho, Jorge Jesus, Adrien Silva, William Carvalho, Rui Patrício, Slimani e tantos outros estão prontos para neste sábado se libertarem da proximidade de rivais e partirem rumo ao título de campeão nacional.

Foi num jogo grande que o Sporting deu a volta à malapata… E este ano está provado que com as equipas grandes somos fortes!

Quando ninguém acreditava ser possível, o Sporting deu um pontapé na crise e aliou uma rigorosa direcção a uma equipa técnica vencedora e uma equipa fantástica a uma curva belíssima.

Sim, hoje e até sábado “estamos em primeiro”! E lá vamos continuar…

Foto de Capa: leaodaestrela.blogspot.com

Pedro Miguel Martins
Pedro Miguel Martinshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é licenciado em Direito e é advogado com prática no Direito do Desporto. Oriundo do Bairro de Alvalade, em Lisboa, é um fervoroso amante do Sporting CP, embora também tenha um carinho especial pelo Ericeirense. Adora assistir jogos de futebol pela Europa. Sonha em conhecer os grandes palcos do futebol sul-americano.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Carlos Carvalhal desejado pelo Estrela da Amadora para assumir o cargo de treinador

Carlos Carvalhal está a ser apontado ao cargo de treinador do Estrela da Amadora. José Faria abandonou a Reboleira.

Como 1907 empata frente ao Genoa para a Serie A

O Como 1907 e o Genoa empataram a uma bola durante esta segunda-feira, em jogo da terceira jornada da Serie A.

José Morais brilha na Champions League Asiática e Pedro Martins é derrotado

O Al Wahda de José Morais venceu o Al Ittihad por 2-1 na Champions League Asiática. Pedro Martins e o Al Gharafa foram derrotados.

Não é só Jeremiah St. Juste: Sporting B tem mais um excedentário no plantel que soma 0 minutos

O Sporting B já participou em algumas partidas esta temporada, mas Mateo Tanlongo não foi opção para João Gião.

PUB

Mais Artigos Populares

Antigo avançado inglês defende saída de Ruben Amorim e surpreende com aposta para sucessor

Charlie Austin assumiu que Zinèdine Zidane seria na sua visão um possível sucessor de Ruben Amorim, mas destacou Sean Dyche.

Surpresa para breve? Mohamed Salah pode abandonar o Liverpool antes de 2027

Mohamed Salah não deverá cumprir o seu contrato com o Liverpool até ao fim. O jogador pode rumar à Arábia Saudita num dos próximos mercados.

Segunda Liga: Chaves passa a ser detido por grupo que lidera equipa da La Liga 2

O Grupo Orlegi, originário do México, passou a ser o dono de 70% da SAD do Chaves, conjunto que atua na Segunda Liga.