Capitão à procura de lugar ao sol no banco – Entrevista a Beto

- Advertisement -

BnR: Quais acha que são os pontos fortes do treinador português? Temos vários exemplos de treinadores reconhecidos no estrangeiro, como Leonardo Jardim, Jorge Jesus, José Mourinho…

Beto: Eu acredito que a grande vantagem do treinador português é que é um treinador dedicado, que gosta de aprender também. E é um treinador que se sacrifica. Agora, como em tudo na vida, é preciso sorte. Eu acredito que o treinador português tem a sorte, mas também o mérito de trabalhar e de se dedicar à sua profissão.

Beto, como treinador, pode ser um dos nomes a ter em conta no futuro do futebol português  Fonte: número f/Bola na Rede
Beto, como treinador, pode ser um dos nomes a ter em conta no futuro do futebol português
Fonte: Número F/Bola na Rede

BnR: Quais foram os treinadores mais especiais que teve ao longo da sua carreira?

Beto: Costumo dizer que todos os treinadores foram especiais, de uma forma ou outra. Mas se calhar quem mais me marcou foi o mister Octávio Machado porque, na altura, foi quando eu apareci. Depois todos os outros, de uma forma diferente… O mister José Peseiro, Fernando Santos, Laszlo Bölöni pelas suas posturas e maneiras de estar. O próprio mister Mirko Jozic, António Oliveira, Artur Jorge. Todos foram importantes, de uma forma ou outra. O mais humano que apanhei, sem dúvida, foi o mister Fernando Santos. Foi a pessoa mais humana que apanhei. Não quer dizer que os outros não o sejam, mas ele tem essa característica, como vocês já se devem ter apercebido também. É uma pessoa de fácil trato e tem uma excelente comunicação com o grupo de trabalho. E depois tem a tal parte humana e uma sensibilidade enorme, talvez por ter sido jogador também. Tem um conhecimento maior do balneário. Não quer dizer que os outros não o tenham, atenção. Mas ele dizia isto, e é verdade: há um conhecimento maior, e isso tornava-o mais desperto e mais comunicativo no balneário. Se analisarem bem, todos os jogadores falam bem de Fernando Santos.

BnR: Acha que isso tem muito que ver com a questão do Euro’2016?

Beto: Tenho a certeza. Eu acho que a imagem que ele transmitiu quando foi à conferência de imprensa e disse que só voltava dia 11 para Portugal, foi um voto de confiança ao grupo. Ele sabe que o grupo está com ele, e os jogadores sentiram que o treinador também estava com o grupo, que está ali para os bons e os maus momentos. Penso que essa união fez a força, sem dúvida alguma.

BnR: Numa escala diferente, Fernando Santos conseguiu fazer o que Scolari tentou fazer em 2004?

Beto: Não fez, não fez. Falando abertamente, Scolari fê-lo de forma mais mediática. Scolari passou a mensagem para fora, mas depois não a passou para dentro. Eu acho que é muito mais importante passar isso para os jogadores. Eu penso que o Fernando Santos, quando foi à conferência de imprensa dizer que só voltava para Portugal no dia onze de julho, já teria dito isso aos jogadores.

Diogo Janeiro Oliveira
Diogo Janeiro Oliveira
Apaixonado por futebol, antes dos livros da escola primária já lia jornais desportivos. Seja nas tardes intermináveis a jogar, nas horas passadas no FIFA ou a ver jogos, o futebol está sempre presente. Snooker, futsal e andebol são outras paixões. Em Portugal torce pelo Sporting; lá fora é o Barcelona que lhe enche as medidas. Também sonha ver o Farense de volta à primeira…                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Frederico Varandas: «A missão era devolver o Sporting ao seu lugar devido. Que era este»

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Frederico Varandas falou sobre o Sporting e os seus anos como presidente.

Francisco Trincão e a utilização por Portugal: «Tenho de estar contente pelos minutos que tenho»

Francisco Trincão falou à margem da concentração de Portugal. Seleção nacional prepara duelos diante da Irlanda e da Hungria.

Frederico Varandas: «Já investimos cerca de 50 milhões e até ao final vão ser mais 150. Estamos a falar de 200 milhões de euros...

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Frederico Varandas falou durante uma das conferências.

Rui Costa reage à queixa do FC Porto contra Vangelis Pavlidis

Rui Costa já reagiu à queixa apresentada pelo FC Porto contra Vangelis Pavlidis, que pediu a expulsão do avançado grego.

PUB

Mais Artigos Populares

Valdo em exclusivo ao Bola na Rede: «Analisando friamente, o FC Porto é o grande favorito a vencer a Primeira Liga»

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Valdo respondeu a algumas questões envolvendo o futebol nacional e o Brasil.

Paulo Fonseca reflete sobre o FC Porto, o Benfica e o Sporting: «São os grandes candidatos ao título»

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Paulo Fonseca, treinador do Lyon, falou à margem do evento.

Paulo Fonseca e chegada de José Mourinho ao Benfica: «O campeonato português nunca foi tão falado como nas últimas 2 semanas»

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Paulo Fonseca, treinador do Lyon, falou à margem do evento.