Carta aberta a Daniel Podence

- Advertisement -

cartaaberta

Parece repetitivo, eu sei, mas também no teu exemplo já há algum tempo que andávamos a ouvir o compromisso de promessa do teu talento. Enquanto se confirmava a afirmação de um outro jovem, ia-se ouvindo que um dos próximos era o Podence. Como se não bastasse o jeito, ainda tens nome de craque – vale o que vale, mas fica bem em qualquer camisola. Por infeliz coincidência ou por distracção minha, vi-te jogar pela primeira vez no começo da presente época, em Alvalade, no jogo de apresentação da equipa. Jogaste na segunda parte, lembro-me. Nessa altura já seria certa a tua cedência para a outra equipa. Dizem que faz parte do processo e eu acredito, até porque resultou. Com naturalidade fizeste-te referência desse plantel e durante quatro meses marcaste mais golos do que muitos avançados envolvidos em transacções de mercado. E tudo isto com uma taça pelo meio, ganha a pulso. É obra.

Depois, todo o paradigma que apresentas. Existem, pelo menos, dois ou três ditados que servem na perfeição ao teu exemplo, já para não falar em todo o índice de paradoxalidade que existe na comparação entre a tua altura e o teu talento. Não digo isto gratuitamente, nem tão pouco pela piada que poderás achar: é apenas porque não é normal alguém assim, parecendo frágil, relativizar dentro de campo todas as teses que se sustentam na lei da força e da física. Não deixa de ser irónico, a propósito, ver-te fazer cruzamentos milimétricos para a cabeça de um jogador que tem mais umas dezenas de centímetros. Que dupla. Chega a roçar o Universo fabulístico, como a história do Golias.

Fonte: Sporting CP
Fonte: Sporting CP

Mas falemos daquilo que importa. No último jogo foste titular, mas quando não o és (não sei se já reparaste) o estádio olha sempre para a zona de aquecimento, querendo perceber se já estás preparado. Tornaste-te num género de armamento de utilidade constante, um alívio para quem gosta de ter jogadores que agitam o jogo. É por tudo aquilo que o teu caso representa que já se garantiu a imortalidade do nosso clube. Não há como não pensar no futuro mais risonho. É isso: quero terminar esta carta a falar nele.

Se voltaste antes do tempo previsto para a casa que te viu crescer é porque fazias falta mais cedo. Já o confessei antes: magoa-me o consecutivo adiamento do nosso sonho, embora saiba que a concretização está perto, cada vez mais. Se para o próximo ano é que é, então que seja. Que seja também contigo, e que a espelhagem da nossa felicidade, a de jogador e a de adepto, coincida com o resto do teu crescimento, já que vais aprender com a pessoa que melhor te pode ensinar. Esta época antes temos tempo para deixar raízes; sei que me percebes. Daqui a nada vamos começar a ouvir falar de reforços e das promessas da América Latina. Também faz parte.

Mas eles que se cuidem até perceberem que, para falar contigo, não és tu que tens de estar em bicos de pés.

Foto de Capa: Sporting CP

Ricardo Gonçalves
Ricardo Gonçalves
Como uma célebre música diria, "eu tenho dois amores", com o desporto e a comunicação a ocuparem 50/50 do seu coração. Entusiasta confesso daquilo que é a alegria do futebol, promete transmitir-vos através de palavras as emoções que se sentem durante os 90 minutos (e além disso). Escreve sem acordo ortográfico

Subscreve!

Artigos Populares

Liverpool recebe proposta de 20 milhões de euros por médio e aponta mais alto

O Inter Milão quer contratar Curtis Jones e ofereceu 20 milhões de euros. Liverpool pretende receber cerca de 30 milhões de euros pelo médio.

Manchester United e Juventus podem vir a lutar por internacional francês que vai ao Mundial 2026

O Manchester United e a Juventus olham com interesse para Jean-Philippe Mateta. Avançado está convocado pela França para o Mundial 2026.

Leça e Vitória Sernache garantem bilhete para a final do Apuramento de Campeão do Campeonato de Portugal

Já são conhecidas as equipas que marcarão presença na final do Apuramento de Campeão do Campeonato de Portugal, marcado para o dia 10 de junho.

Já esteve muito associado ao Benfica e é desejado pelo River Plate

O River Plate mostrou interesse em Thiago Almada. Médio ofensivo de 24 anos foi colocado pelo Atlético Madrid no mercado.

PUB

Mais Artigos Populares

Silas Andersen já fala do Sporting: «É tentador pois é um grande clube»

Silas Andersen fez um belo golo na possível despedida ao Hacken. «Sporting é tentador pois é um grande clube», disse o médio de 21 anos.

Ibrahima Konaté entra no radar do Al Ittihad: Defesa-central está disponível a custo zero

Depois de uma temporada desapontante, o Al Ittihad de Sérgio Conceição juntou-se à lista de clubes interessados na contratação de Ibrahima Konaté.

PSG é agora o clube francês com mais Champions League da história: eis o registo

O PSG é o único clube francês com duas Champions League. Parisienses bateram Arsenal nos penáltis e ganharam a competição.