Carta aberta ao futuro presidente do Sporting Clube de Portugal

- Advertisement -

Excelentíssimo senhor Presidente do Sporting Clube de Portugal,

As eleições estão marcadas para sensivelmente de hoje a um mês. E hoje, enquanto lhe escrevo esta carta aberta, tenho de não só vestir a pele de redator do Sporting aqui no Bola na Rede, mas também a pele de sócio e adepto do Sporting. E deixe que lhe diga que é com muita tristeza que assisti aos últimos acontecimentos em torno do nosso clube. Acho que nem o facto de termos ficado em sétimo lugar há uns anos atrás me deixou a sentir tão triste como agora. Primeiro o falhar redondamente no final do campeonato, passando ao lado do acesso a um dos nossos maiores objectivos: a Liga dos Campeões. Depois o ataque à Academia e tudo o que se sucedeu devido a esse ataque, onde nove jogadores quiseram rescindir por justa causa. Na altura perguntei-me várias vezes: podem mesmo cerca de 50 adeptos estragarem o futuro de um clube? E penso que a resposta é inequívoca: Sim!

Há vários dados em relação ao ataque que têm de ser esclarecidos porque penso que ainda se vive e se trabalha muito na base do “diz que disse” e não há certezas de nada. A verdade é que nenhum jogador formado na Academia do Sporting regressou após a justa causa e podemos considerar apenas que Gelson foi para um clube melhor. Mas quero reforçar – e espero que no seu mandato – possa fazer coisas muito boas, é tomar medidas em relação a isto. Para mim provavelmente apenas Bas Dost tem razões de justa causa.

Bas Dost foi um dos principais visados no ataque à Academia
Fonte: Sporting CP

Mas os restantes? Que justa causa? E mesmo Bas Dost que foi agredido e voltou? Não temem mais os assaltantes? Posto isto, nenhum jogador poderá alegar justa causa, isto foi um golpe de teatro bem montado e aproveitaram-se do nosso clube, do Sporting, para ter benefícios, principalmente financeiros. Por outro lado, temos jogadores que sentem o clube, que querem vestir a nossa camisola mais do que tudo, como Francisco Geraldes que reclamava por uma oportunidade merecida e que é “corrido” do clube e os que regressam são depois beneficiados com a braçadeira de capitão e mais salários? Isto é grave.

Com isto quero-lhe dizer que é importante os jogadores não terem este tipo de acções no futuro do clube, onde os jogadores são as pessoas que decidem o futuro deles e do clube. O clube tem uma hierarquia e o senhor Presidente é a entidade máxima, que deverá defender os superiores interesses do Sporting, sem deixar que alguém lhe diga o que deve fazer. Sem ir em esquemas de empresários ou fundos. O Sporting terá de zelar sempre pela verdade desportiva, pelos valores éticos e morais, coisa que neste caso não foram respeitados.

Como disse, zero jogadores da formação regressaram, pergunto: formamos jogadores na Academia como Ronaldo ou Figo, mas andamos a regredir nisso? Ou formamos jogadores e não formamos homens? Não sei qual será a melhor solução para o caso, se é necessário um maior apoio psicológico regular junto dos jogadores ou apoio familiar de modo a que os jogadores se sintam mais motivados, mas a verdade é que andamos a falhar redondamente neste capítulo. Portanto quero-lhe dizer que espero que o senhor, enquanto entidade máxima do nosso clube, leve os casos para a FIFA para o Sporting ser ressarcido do que tem direito por dever e que melhore também toda a estrutura da Academia, para mudar este paradigma e este modus operandi.

Tiago Silva
Tiago Silvahttp://www.bolanarede.pt
Estuda Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Apaixonado pelo desporto, mas em especial pelo futebol e pelo Sporting Clube de Portugal. Tem um gosto especial por analisar e entender, os vários aspetos tácticos presentes num jogo de futebol. Tem ainda a ambição de se formar em Jornalismo Desportivo e de ser Treinador de Futebol. Por enquanto, mete sobretudo os seus conhecimentos em prática na escrita e no Football Manager.                                                                                                                                                 O Tiago escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

A água micelar do Casa Pia que limpou os artifícios com que o FC Porto tem maquilhado as lacunas

O Casa Pia soube juntar linhas e defender a zona central e o FC Porto não teve arte ou engenho para criar o suficiente para dar a volta a uma desvantagem com que raramente se depara.

O mercado do Rio Ave e a situação (que gera revolta nos adeptos) de ser um clube satélite

O Rio Ave perdeu algumas peças importantes neste mercado de janeiro e os adeptos estão insatisfeitos com o que se passa no clube.

Fim da novela: Fenerbahçe fecha contratação de N’Golo Kanté e envia Youssef En-Nesyri para o Al Ittihad

Depois de várias conturbações no negócio, N´Golo Kanté vai reforçar o Fenerbahçe e Youssef En-Nesyri vai rumar ao Al Ittihad.

Fredrik Aursnes está disponível para a seleção e justifica: «Já me adaptei»

Fredrik Aursnes confirmou que está disponível para ser novamente convocado por parte da seleção da Noruega, depois de se ter retirado em 2024.

PUB

Mais Artigos Populares

Celta de Vigo confirma três reforços: Fer López, Matías Vecino e Álvaro Núnez

O Celta de Vigo anunciou o regresso de Fer López por empréstimo e ainda as contratações de Matías Vecino e Álvaro Núnez.

Bayer Leverkusen apura-se para as meias-finais da Taça da Alemanha

O Bayer Leverkusen recebeu e venceu o St. Pauli por três bolas a zero, conseguindo apuramento para as meias-finais da Taça da Alemanha.

Marselha elimina Rennes da Taça de França

O Marselha recebeu e venceu o Rennes por três bolas a zero durante a noite desta terça-feira, em jogo dos oitavos de final da Taça de França.