CD Santa Clara x Sporting CP | A energia que se pe(r)de

- Advertisement -

Primeira Liga: Sexta-feira, 18:30, 07 de Janeiro de 2022

ANTEVISÃO: A ENERGIA QUE SE PE(R)DE

O treinador-adjunto Carlos Fernandes alerta para a qualidade do CD Santa Clara que “apesar do momento imprevisível pode vencer qualquer equipa do campeonato” e admite que o grupo gostaria de contar com a “energia muito positiva” de Rúben Amorim.

O SPORTING NUNCA PERDEU COM O SANTA CLARA PARA O CAMPEONATO. SERÁ HOJE? APOSTA COM A BWIN

CD Santa Clara e Sporting CP encontram-se à 17ª jornada da liga. Os leões entram para esta partida com algumas baixas, sendo a mais impactante a de Rúben Amorim que – tal como Geny Catamo, José Marsà e Gonçalo Inácio – está infectado pelo vírus da Covid-19. Jovane continua a ser baixa, Pedro Porro não seguiu viagem e o regresso de Feddal é o mais assinalável, depois da lesão sofrida no embate frente ao eterno rival.

O Santa Clara entra para esta partida ocupando, surpreendentemente, a 15ª posição, com 13 pontos, somando apenas três vitórias – todas elas caseiras e sempre pela margem mínima – frente a Vitória Sport Clube, FC Arouca e Gil Vicente FC (as duas primeiras no transato mês de Dezembro). São a segunda pior defesa da competição.

Contrariamente à titubeante equipa da casa, o Sporting vive um bom momento. Invicto, vem de 11 vitórias consecutivas no campeonato (16, levando em conta todas as competições nacionais) podendo ascender provisoriamente à liderança, caso vença a partida introdutória da jornada 17. Marcou em todos os encontros desta edição da liga.

O treinador interino Tiago Sousa não espera facilidades, mesmo sem o timoneiro leonino no banco, apelando à “superação dos jogadores em todos os momentos do jogo” para poder pontuar e, se possível, levar de vencida a turma de Alvalade. Do lado dos leões, Carlos Fernandes desconfia do momento dos açorianos e aponta à qualidade do plantel adversário, que conta com nomes como Morita, Lincoln ou Cryzan.

 

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Rúben Amorim, como treinador, nunca perdeu contra o Santa Clara. Ao comando dos leões, conta por vitórias os três jogos realizados;
  2. O Sporting venceu nas cinco últimas deslocações a casa do Santa Clara;
  3. Na época anterior, ambos os encontros entre leões e os bravos açorianos terminaram com o mesmo resultado: 2-1.
  4. O Sporting nunca perdeu com o Santa Clara para o campeonato (10 vitórias e 2 empates);
  5. A última vez que o Sporting não venceu o Santa Clara foi em 2001/02, quando se registou um nulo em Alvalade.
  6. A vitória mais expressiva dos leões, em Ponta Delgada, foi um 0-4 na época de 2019/2020.
  7. O maior triunfo do Sporting em casa frente ao Santa Clara foi um 4-1 na temporada 1999/2000;
  8. O resultado mais comum em casa dos açorianos entre estas duas equipas é o 1-2 a favor dos leões;
  9. Os jogadores do Sporting com mais golos apontados ao conjunto da casa são Pedro Barbosa e Pedro Gonçalves com 3 tiros certeiros;
  10. Do lado do Santa Clara, Jorge Gamboa foi quem mais vezes fez as redes balançar (2 golos em 2 jogos);

 

JOGADORES A TER EM CONTA

Sporting
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Pedro Gonçalves (Sporting CP) – O melhor marcador da temporada passada será uma seta apontada à baliza do guardião Marco. Apesar da recente seca de golos, o Estádio de São Miguel é de boas memórias para “Pote”, dado que bisou na última visita. Caso restem dúvidas, nos últimos 20 anos, só Jardel e Bas Dost faturaram mais que o craque leonino ao cabo dos primeiros 50 jogos.

 

Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Lincoln (CD Santa Clara) – O criativo e irreverente médio brasileiro dos açorianos poderá ser uma espécie de “abre-latas” na criação de espaços na defesa leonina. É o jogador mais utilizado, levando 2 golos e 3 assistências. Aliando a técnica à forma enérgica que emprega em cada lance, perfila-se como principal agitador no último reduto adversário.

 

XI’S PROVÁVEIS

Sporting CP (3-4-3): António Adán; Luís Neto, Sebastián Coates, Matheus Reis; Ricardo Esgaio, Palhinha, Matheus Nunes, Nuno Santos; Pedro Gonçalves, Pablo Sarabia e Paulinho.

Treinador: Carlos Fernandes

“É uma equipa com um plantel com mais qualidade do que a pontuação indica. No início do ano estiveram perto de se qualificarem para a fase de grupos da prova europeia, e não o conseguiu por muito pouco, tendo sido eliminada na última ronda de apuramento. Uma equipa que elimina o FC Porto demonstra que tem essa capacidade. Tem características muito específicas, um guarda-redes que joga muito bem com os pés, que tem soluções e profundidade no plantel. Têm o Morita que joga muito bem. Têm jogadores com capacidade de rotura.”

CD Santa Clara (4-3-3): Marco Ferreira; Pierre Sagna, Kennedy Boateng, João Afonso, Paulo Henrique; Anderson Carvalho, Hidemasa Morita, Lincoln; Ricardinho, Cryzan e Rui Costa

Treinador: Tiago Sousa

“Vai ser preciso o melhor Santa Clara e para tê-lo teremos que resgatar tudo o que trabalhamos de bom nos últimos três anos e meio. Vamos defrontar um super Sporting e se quisermos pontuar teremos que ser super em tudo.Vamos defrontar o campeão nacional, uma belíssima equipa, pelo que espero um Santa Clara de elevada tração para este jogo, um Santa Clara competente e empenhado em reverter os trinta minutos finais do último jogo.”

PREVISÃO DE RESULTADO: CD SANTA CLARA 0-2 SPORTING CP

 

Artigo com opinião de Sérgio Pires

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Luta pelas meias finais da Champions League: Onde ver o Arsenal x Sporting?

O Arsenal vai receber o Sporting na segunda mão dos quartos de final da Champions League. Duelo será transmitido na Sport TV 5.

Já é conhecido o árbitro do Arsenal x Sporting para a Champions League

O Arsenal x Sporting será arbitrado por François Letexier. UEFA já deu a conhecer a equipa de arbitragem para o respetivo jogo.

Augusto Inácio comenta Sporting x Arsenal e lança 2ª mão: «Não estou a ver o Arsenal a expor-se muito»

Augusto Inácio falou sobre a primeira mão entre o Sporting e o Arsenal e lançou a segunda mão dos quartos de final da Champions League.

Carlos Vicens responde ao Bola na Rede após o Braga x Arouca: «Cumpre tudo o que lhe peço, é um jogador muito sério e...

Carlos Vicens respondeu ao Bola na Rede após o Braga x Arouca. Jogo terminou com a vitória arsenalista por 1-0 na Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Em protesto contra a CBF, Palmeiras cancela conferência de imprensa de Abel Ferreira após o dérbi frente ao Corinthians

Em protesto contra a CBF, o Palmeiras manteve o silêncio no dérbi frente ao Corinthians, enquanto a defesa de Abel Ferreira se prepara para provar que o árbitro inventou factos no relatório.

Pep Guardiola rendido a talento do Manchester City: «És tão bom que ganhas jogos, dás assistências, fazes coisas que ninguém consegue ver nem mesmo...

Pep Guardiola deixou um conselho a Rayan Cherki e elogiou o avançado. Francês foi protagonista no Chelsea x Manchester City.

Trubin: «Semanas assim não se superam com palavras – superam-se com trabalho»

Trubin recorreu às redes sociais para deixar mensagem após a vitória do Benfica sobre o CD Nacional por 2-0 na Primeira Liga.