CD Tondela x Sporting CP | A aflição pode variar consoante a perspetiva

- Advertisement -

Primeira Liga: CD Tondela x Sporting CP, 29.ª jornada, 20:30h, 9 de abril de 2022

ANTEVISÃO: CHANFANA E IMPERIAL SÃO COMPATÍVEIS? EIS A QUESTÃO

Dizem que a chanfana de Tondela assenta no estômago que é uma maravilha. Provavelmente, os adeptos e simpatizantes que não se desloquem ao Estádio João Cardoso, poderão acompanhar a partida à boleia de um dos pratos típicos da região. A verdadeira questão é: será que uma imperial pode intensificar o prazer e combinar com a refeição?

O ÚLTIMO GOLO DO CD TONDELA FRENTE AOS LEÕES FOI EM 2019. HAVERÁ UM REGRESSO AOS GOLOS FRENTE AO SPORTING NESTE JOGO? APOSTA COM A BWIN

CD Tondela e Sporting CP filmam, neste sábado, o 14.º take de uma filmagem sobre a qual não se conhece o fim. De um lado, a incerteza beirã quanto à permanência na primeira divisão do Futebol português e com a calculadora em riste. Do outro, a matiz da esperança a espreitar a conquista do bicampeonato – embora não dependa de si – e sem somas ou subtrações na mente. Em fim de semana de chuva, o duelo promete elevar a temperatura.

Nuno Campos tem todo o plantel à disposição, excetuando Eduardo Quaresma (emprestado pelo clube de Alvalade), Jota Gonçalves e Naoufel Khacef (ambos lesionados). A equipa da região de Viseu conheceu a última derrota no Estádio do Dragão (4-0) a 13 de março e, nas últimas duas partidas, contabilizou quatro preciosos pontos: três diante do CS Marítimo (1-3) e um defronte do FC Arouca (2-2).

Rúben Amorim, por sua vez, organizou a comitiva leonina para a viagem ao centro do país e viu-se obrigado a barrar a entrada de João Palhinha (castigado), Nuno Santos (suspenso no decorrer do processo referente ao jogo da final da Taça da Liga) e Zouhair Feddal (lesionado). O Sporting CP cataloga quatro vitórias consecutivas para a competição, após o derradeiro deslize pontual na Madeira, no mês de fevereiro.

 

10 DADOS RÁPIDOS

  1. As únicas vitórias do CD Tondela sobre o Sporting CP tiveram lugar no Estádio João Cardoso.
  2. A maior vitória leonina no reduto do CD Tondela data de 11 de março de 2017: 1-4, com poker do avançado holandês Bas Dost.
  3. O último tento tondelense apontado aos leões remonta a 3 de novembro de 2019 e Bruno Wilson foi o seu autor.
  4. João Pedro, médio do CD Tondela, regista sete golos na presente edição do campeonato português: todos através da marcação de grandes penalidades.
  5. O Sporting CP apresenta a melhor defesa do campeonato (17 golos sofridos), enquanto a equipa beirã compõe a pior (55 golos sofridos).
  6. Juan Manuel Boselli, avançado do CD Tondela, é o jogador com mais tentos certeiros, oriundo do banco de suplentes: quatro.
  7. A equipa orientada por Rúben Amorim fixa o maior número de cartões vermelhos exibidos: quatro.
  8. No decorrer da prova, os beirões perderam por 17 vezes e lideram no parâmetro “equipa com mais derrotas”.
  9. Salvador Agra (2110) e António Adán (2520) são os jogadores com mais minutos das respetivas formações
  10. Sporting CP e CD Tondela lideram, juntamente com SL Benfica e FC Porto, a lista das equipas com menos empates.

 

JOGADORES A TER EM CONTA

Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

Boselli (CD Tondela) – a estreia do avançado uruguaio está à distância de 926 minutos jogados ao serviço do CD Tondela. Nesse período, equivalente a pouco mais de dez partidas, o menino de 22 anos carimbou as redes adversárias por sete vezes. A velocidade, o sentido de oportunidade, a definição no último terço e a qualidade com a bola nos pés fizeram (e fazem, certamente) salivar a massa adepta beirã. A época de estreia em Portugal podia estar a correr bem pior…

 

Ugarte
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Manuel Ugarte (Sporting CP) – Palhinha está castigado. Para além disso, Palhinha está em baixo de forma. Ugarte sossega, faz a equipa acordar do coma exibicional e manda os restantes dez colegas respirar. Quem diria que o jovem médio iria afirmar-se e consagrar-se na mesma temporada. A epopeia escrita pelo uruguaio teve início no Estádio da Luz: Palhinha (uma vez mais) estava ausente. Ugarte assumiu. O resto pode ver-se no Youtube.

 

XI’S PROVÁVEIS

CD Tondela (3-4-3): Pedro Trigueira; Manu Hernando, M. Alves e M. Sagnan; Bebeto, Undabarrena, Pedro Augusto e Neto; Rafael Barbosa, J. Boselli e Salvador Agra.

Não vale a pena defendermos bem só com os defesas, toda a equipa tem de saber os momentos em que tem de defender. Mas, se ficarmos remetidos à nossa defesa e esperar que a bola não entre, também teremos mais dificuldades diante uma equipa grande como o Sporting”.

Sporting CP (3-4-3): Adán; Neto, Coates e Gonçalo Inácio; Matheus Reis, Matheus Nunes, Manuel Ugarte e Pedro Porro; Pedro Gonçalves, Pablo Sarabia e Paulinho.

O normal de uma equipa que luta pela sobrevivência, com jogadores talentosos e que se apresenta num 5x4x1, que nos tira espaço. Teremos de ser criativos, móveis e agressivos a atacar o espaço que eles podem deixar. Na última jornada jogaram sem um avançado na frente, muita mobilidade, muito fortes a combinar, não só na velocidade. Estão motivados porque ganharam, e não têm pressão”.

 

PREVISÃO DO RESULTADO: CD TONDELA 1-3 SPORTING CP

Artigo revisto por Joana Mendes

Romão Rodrigues
Romão Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
Em primeira mão, a informação que considera útil: cruza pensamentos, cabeceia análises sobre futebol e tenta marcar opiniões sobre o universo que o rege. Depois, o que considera acessório: Romão Rodrigues, estudante universitário e apaixonado pelas Letras.                                                                                                                                                 O Romão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Guillermo Ochoa entra aos 77′ e faz história no Mundial 2026

Guillermo Ochoa entrou aos 77 minutos no Chéquia x México e fez história. Guarda-redes de 40 anos participou no seu sexto Mundial.

Mundial 2026: Ismael Saibari torna-se o 1º de sempre em registo

Ismael Saibari é agora o primeiro jogador africano de sempre a marcar nos três jogos da fase de grupos de um Mundial.

Não tiveste piada, Gianni Infantino

Mas se Gianni Infantino quiser envergar por esse caminho talvez o seu lugar não seja o gabinete da FIFA, mas o bar de stand up comedy

O Campeonato do Mundo dos holofotes

O Campeonato do Mundo 2026 dificilmente será dos que se vão esquecer, mas talvez por outras razões além das bonitas

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto revela data de início da pré-época e do estágio a Inglaterra

O FC Porto regressa aos trabalhos no dia 1 de julho. Dragões terão estágio em Inglaterra entre os próximos dias 13 e 18 de julho.

A festa de amarelo do Brasil de Vinícius Júnior e dos Bafana Bafana – Diário do Mundial 2026 #14

Começaram as decisões no Mundial 2026. Os Grupos A, B e C da competição já têm apurados, 3º lugares e eliminados bem definidos.

Lista atualizada: já há 7 seleções eliminadas do Mundial 2026

O Catar e a Chéquia estão eliminados do Mundial 2026. Duas seleções já viram confirmado o afastamento da competição.