Com estas garras todas, o Leão poderá rugir bem alto

- Advertisement -

Defesa

A zona mais “fechada” da defesa quanto a possíveis escolhas é o lado esquerdo. Fábio Coentrão será o dono do lugar. É internacional português e, apesar das últimas épocas menos conseguidas no Real Madrid, a qualidade está toda lá. A condição física tem melhorado a olhos vistos desde que começou a trabalhar no início deste mês e já se viram algumas arrancadas interessantes nos jogos frente a Mónaco e Fiorentina. Desde que tenha boas condições físicas, tem tudo para se afirmar em grande plano neste Sporting e ir ao Mundial’2018 com a equipa das quinas. A sua alternativa é Jonathan Silva, um argentino que voltou de empréstimo e que continua a mostrar potencial para singrar, mas ainda tem de evoluir muito em termos táticos. Pode ser uma boa alternativa, mas ainda não pode aspirar a ser titular no imediato.

Na direita, por enquanto, existe apenas Cristiano Piccini. Ao contrário de muitos críticos e “entendidos” na matéria, eu considero que o italiano é um bom jogador, sem dúvida melhor que Schelotto. É muito melhor defensivamente que o ítalo-argentino, e não é pior no plano ofensivo, que é onde tem de melhorar mais. Tem uma disponibilidade física impressionante, tendo sido o jogador com mais minutos em toda a pré-época. Piccini parece-me ser o melhor lateral direito da era Jorge Jesus em Alvalade. André Geraldes não será opção e ainda chegará, certamente, mais um lateral direito a Alvalade.

Fábio Coentrão pode ser uma das figuras do campeonato, vestindo agora a camisola verde e branca Fonte: Sporting CP
Fábio Coentrão pode ser uma das figuras do campeonato, vestindo agora a camisola verde e branca
Fonte: Sporting CP

Na zona central, existem de momento quatro opções: Sebastián Coates, Jérémy Mathieu, André Pinto Tobias Figueiredo. Os dois primeiros são absolutamente indiscutíveis. Apesar de não terem mostrado a sua melhor cara na pré-época, com vários erros e falta de velocidade, penso que serão uma dupla imponente neste Sporting. São muito experientes, internacionais por seleções importantes, muito fortes no jogo aéreo e que não têm medo de ter a bola nos pés. Falta apenas terem o entendimento e as condições físicas no ponto ideal.

André Pinto mostrou-se pouco na preparação, porque esteve algum tempo lesionado, mas era capitão e uma peça fundamental nas últimas épocas do Sporting de Braga, portanto inspira fiabilidade para ser uma opção válida aos presumíveis titulares. Já quanto a Tobias, a conversa é diferente. Foi, a par de Jug, o elemento que “meteu mais água” nesta pré-temporada e não é certo ainda que fique no plantel. Tem de mostrar mais capacidade e concentração. Além disso, existem duas alternativas com muito potencial na equipa B, Demiral e Ivanildo Fernandes. Como vimos frente à Fiorentina, William Carvalho pode ser um autêntico bombeiro de luxo em caso de aflição. Se quisesse mudar de posição em campo, teria a titularidade garantida também.

Diogo Janeiro Oliveira
Diogo Janeiro Oliveira
Apaixonado por futebol, antes dos livros da escola primária já lia jornais desportivos. Seja nas tardes intermináveis a jogar, nas horas passadas no FIFA ou a ver jogos, o futebol está sempre presente. Snooker, futsal e andebol são outras paixões. Em Portugal torce pelo Sporting; lá fora é o Barcelona que lhe enche as medidas. Também sonha ver o Farense de volta à primeira…                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Valencia confirma nova lesão de Thierry Correia

Thierry Correia está novamente lesionado. O lateral-direito português saiu com queixas do último encontro do Valencia, frente ao Elche.

Imprensa francesa rendida a antigo defesa do Casa Pia: «Tornou-se um defesa-central dominante e indiscutível»

As exibições de Ruben Kluivert estão a dar que falar em França. O defesa-central neerlandês tem estado em destaque no Lyon de Paulo Fonseca.

FC Porto x Benfica vai dar em canal aberto: onde ver?

O FC Porto vai receber o Benfica no Estádio do Dragão, em jogo dos quartos de final da Taça de Portugal. Jogo será transmitido em canal aberto na RTP 1.

Há mais novidades sobre a saída de Oumar Ngom do Estrela da Amadora para o Lecce

Oumar Ngom vai mesmo trocar o Estrela da Amadora pelo Lecce. O médio de 21 anos vai assinar contrato até junho de 2029, com opção por mais uma época.

PUB

Mais Artigos Populares

As lesões de Natal no Sporting

Mais um Natal, mais um cabaz de lesões. Em dezembro de 2024, o Sporting chegou às onze lesões e este ano vamos pelo mesmo caminho: são já nove jogadores indisponíveis.

Morreu Rolland Courbis

Rolland Courbis morreu aos 72 anos. A Ligue 1 confirmou que o antigo jogador e treinador francês partiu na manhã desta segunda-feira.

Liverpool confirma grave lesão de Conor Bradley

Conor Bradley deve falhar o resto da temporada ao serviço do Liverpool. O lateral dos reds saiu lesionado do último encontro dos reds frente ao Arsenal.