Com estas garras todas, o Leão poderá rugir bem alto

    Ataque

    Bas Dost tem lugar cativo como ponta de lança. O holandês continua a justificar cada euro que o Sporting pagou ao Wolfsburgo, tornando-o a contratação mais cara do clube até ao momento. Seja de cabeça ou com o pé, faz jus ao seu país de origem e é mesmo uma máquina de fazer golos. Além disso, pressiona muito mais que na época passada e participa bastante bem na manobra ofensiva da equipa.

    Gelson Martins tem lugar cativo no flanco direito. É o jogador mais valioso do Sporting atual e a pedra de toque que mais desequlibra os jogos. A sua velocidade estonteante continua no ponto e entrou a todo o gás nesta pré-época. Só tem a ganhar em ficar no Sporting para esta temporada. Ganha ele, ganha o clube e pode ganhar a seleção, com o Mundial em vista. Não precisa de grandes comentários, pois é um jogador absolutamente magistral.

    Marcos Acuña tem lugar praticamente garantido no flanco esquerdo. O argentino vindo do Racing Avellaneda tem um pé esquerdo primoroso, muito bom no passe e na cobrança de bolas paradas. Além disso, já mostrou ser muito trabalhador em termos defensivos, o que será importante para quem tem atrás um elemento ofensivo como Fábio Coentrão. Acuña demonstra uma capacidade tática acima da média para um sul americano acabado de chegar à Europa e tem impressionado de forma bastante positiva os adeptos leoninos.

    Golos festejados com Bas Dost. Uma imagem habitual (e feliz) em Alvalade Fonte: Sporting CP
    Golos festejados com Bas Dost. Uma imagem habitual (e feliz) em Alvalade
    Fonte: Sporting CP

    A posição atrás de Bas Dost é a que gera mais dúvidas, que se têm dissipado com o decorrer dos jogos. Daniel Podence, Seydou Doumbia e Alan Ruiz são os grandes candidatos. O português leva vantagem neste momento. Parecia ser o elo mais fraco no início da pré-época, mas mostra muito mais capacidade física e vontade que o argentino. Além disso, empresta mais e melhores coisas à equipa. O seu repentismo e velocidade deixam qualquer defesa atordoada e esse estilo de jogo “casa” bem com o dos seus companheiros de ataque. Doumbia também é uma alternativa a ter em conta, ainda que também possa ser a figura mais adiantada da equipa, sobretudo em jogos onde o Sporting queira aproveitar mais a profundidade, como nos jogos europeus. Já Alan Ruiz tem a vida complicada. Parece ter vindo com excesso de peso e o seu estilo “molengão” não parece ajudá-lo a recuperar o lugar, pelo menos para já.

    Sobram três elementos: Iuri Medeiros, Bruno César Gelson Dala. Iuri será alternativa a Gelson Martins, aina que tenha características completamente diferentes. Daniel Podence também mostrou poder fazer a posição, se Gelson não puder. Contudo, o açoriano poderá ser importante em determinados momentos da época. Tem um pé esquerdo fortíssimo e uma qualidade bastante assinalável na cobrança de bolas paradas. Tem de subir também a intensidade de jogo. Bruno César é pau para toda a obra. Pode ser lateral esquerdo, médio ala esquerdo, fazer o mesmo na direita ou até ser oito, em situações muito pontuais. Não é especialmente bom em nenhuma destas posições, mas é um jogador extremamente útil para ter no plantel.

    Já o jovem angolano é a terceira alternativa para o ataque, atrás de Dost e Doumbia. Penso que seria proveitoso passar a primeira metade da época em Alvalade, trabalhando com a equipa principal e jogando, na maior parte das vezes, na equipa B. Depois poderá ser emprestado em janeiro, caso vejamos que possa ser proveitoso para ele e para o clube.

    Foto de Capa: Sporting Clube de Portugal

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    A Caminhada até Paris #3: Andebol

    Para chegarmos ao Andebol praticado nos dias de hoje...

    Frankfurt volta às vitórias na Bundesliga

    O Frankfurt venceu em casa o Augsburg por 3-1...
    Diogo Janeiro Oliveira
    Diogo Janeiro Oliveira
    Apaixonado por futebol, antes dos livros da escola primária já lia jornais desportivos. Seja nas tardes intermináveis a jogar, nas horas passadas no FIFA ou a ver jogos, o futebol está sempre presente. Snooker, futsal e andebol são outras paixões. Em Portugal torce pelo Sporting; lá fora é o Barcelona que lhe enche as medidas. Também sonha ver o Farense de volta à primeira…                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.