Com estas garras todas, o Leão poderá rugir bem alto

    Meio Campo

    William Carvalho Adrien Silva são titulares imprescindíveis no Sporting há quatro temporadas consecutivas. São campeões europeus, tendo até sido titulares na épica final de Paris. Por isso, são dois elementos absolutamente diferenciados no clube. Formados em Alcochete, são capitães de equipa e vozes importantíssimas no balneário. William é um jogador de classe mundial, portentoso no passe, visão de jogo e recuperação de bolas. Transmite uma calma e lucidez fabulosas à equipa. É muito mais fácil vencer com ele dentro de campo. O capitão Adrien tem os mesmos pergaminhos, mas mostra-se mais pela raça do que o seu colega, que tem mais perfume no seu jogo. Adrien é também um poço de energia, porém parece mais afastado da equipa desde final do agosto de 2016, quando teve pé e meio no Leicester. Infelizmente, penso que estará na altura de sair e assinar um  dos melhores contratos da sua vida, na Premier League. Contudo, ambos podem sair neste mercado (vejo Adrien com a porta de saída mais aberta neste momento) e o Sporting não tinha alternativas.

    Até que, neste verão, chegaram Rodrigo Battaglia e Bruno Fernandes. O argentino veio de Braga, o português estava em Itália, na Sampdoria. Ambos estão a mostrar muito bons pormenores desde que chegaram, ao ponto de terem formado o meio campo da equipa nos dois “principais” jogos de preparação, que foram realizados em Alvalade. Battaglia tem jogado na posição seis, apesar de também poder jogar mais à frente. Contudo, é na posição de William que o argentino tem mostrado mais qualidade. Apresenta uma raça e disponibilidade física impressionantes, utilizando muito a força física nas suas funções. Ao contrário de William, que se faz notar mais pela capacidade técnica e leitura de jogo, Battaglia é mais “operário” no cumprimento das suas funções. Tem-se mostrado muito bem também na saída de bola, um dos pontos onde será muito difícil fazer esquecer William, em caso de saída deste.

    Battaglia e Bruno Fernandes vêm com vontade de "partir a loiça toda" em Alvalade Fonte: Sporting CP
    Battaglia e Bruno Fernandes vêm com vontade de “partir a loiça toda” em Alvalade
    Fonte: Sporting CP

    Já Bruno Fernandes tem “sentado” o capitão Adrien e tem mostrado o porquê disso mesmo em campo. É muito evoluído no aspeto ofensivo do jogo, com melhor meia distância que o campeão europeu, e com melhor capacidade de passe longo também. Só lhe falta trabalhar mais os aspetos da intensidade de movimentos e do trabalho defensivo. Apesar disso, tem sido uma surpresa extremamente agradável também nestes aspetos. Claro que é preferível manter Adrien e William, mas caso saia um, a situação não será grave. Não podem é sair os dois. Muito vai depender também do resultado do playoff da Liga dos Campeões.

    As outras soluções para o meio campo serão João Palhinha, Radosav Petrovic Mattheus Oliveira.  Penso que Palhinha e Mattheus devem ficar no plantel. Mesmo que sejam terceiras opções, penso que deverão ficar no plantel e trabalhar às ordens de Jesus, pois sinto que necessitam disso para chegarem a um patamar mais alto dentro do Sporting. Depois, caso seja necessário, poderão ser emprestados em janeiro. Até lá, penso que era positivo trabalharem com Jorge Jesus. Já quanto ao sérvio, penso que deveria ser vendido, caso surja alguma proposta interessante. Não o vejo superior a Palhinha e, depois de um início de pré-época tentador, não deu seguimento e é uma clara opção secundária para a posição de médio defensivo. Caso não saiam Adrien e William, penso que este setor não verá mais nenhuma entrada. A saírem, penso que terão de ser contratadas alternativas para rivalizarem a sério com Battaglia e Bruno Fernandes pela titularidade.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Diogo Janeiro Oliveira
    Diogo Janeiro Oliveira
    Apaixonado por futebol, antes dos livros da escola primária já lia jornais desportivos. Seja nas tardes intermináveis a jogar, nas horas passadas no FIFA ou a ver jogos, o futebol está sempre presente. Snooker, futsal e andebol são outras paixões. Em Portugal torce pelo Sporting; lá fora é o Barcelona que lhe enche as medidas. Também sonha ver o Farense de volta à primeira…                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.