Com estas garras todas, o Leão poderá rugir bem alto

    Defesa

    A zona mais “fechada” da defesa quanto a possíveis escolhas é o lado esquerdo. Fábio Coentrão será o dono do lugar. É internacional português e, apesar das últimas épocas menos conseguidas no Real Madrid, a qualidade está toda lá. A condição física tem melhorado a olhos vistos desde que começou a trabalhar no início deste mês e já se viram algumas arrancadas interessantes nos jogos frente a Mónaco e Fiorentina. Desde que tenha boas condições físicas, tem tudo para se afirmar em grande plano neste Sporting e ir ao Mundial’2018 com a equipa das quinas. A sua alternativa é Jonathan Silva, um argentino que voltou de empréstimo e que continua a mostrar potencial para singrar, mas ainda tem de evoluir muito em termos táticos. Pode ser uma boa alternativa, mas ainda não pode aspirar a ser titular no imediato.

    Na direita, por enquanto, existe apenas Cristiano Piccini. Ao contrário de muitos críticos e “entendidos” na matéria, eu considero que o italiano é um bom jogador, sem dúvida melhor que Schelotto. É muito melhor defensivamente que o ítalo-argentino, e não é pior no plano ofensivo, que é onde tem de melhorar mais. Tem uma disponibilidade física impressionante, tendo sido o jogador com mais minutos em toda a pré-época. Piccini parece-me ser o melhor lateral direito da era Jorge Jesus em Alvalade. André Geraldes não será opção e ainda chegará, certamente, mais um lateral direito a Alvalade.

    Fábio Coentrão pode ser uma das figuras do campeonato, vestindo agora a camisola verde e branca Fonte: Sporting CP
    Fábio Coentrão pode ser uma das figuras do campeonato, vestindo agora a camisola verde e branca
    Fonte: Sporting CP

    Na zona central, existem de momento quatro opções: Sebastián Coates, Jérémy Mathieu, André Pinto Tobias Figueiredo. Os dois primeiros são absolutamente indiscutíveis. Apesar de não terem mostrado a sua melhor cara na pré-época, com vários erros e falta de velocidade, penso que serão uma dupla imponente neste Sporting. São muito experientes, internacionais por seleções importantes, muito fortes no jogo aéreo e que não têm medo de ter a bola nos pés. Falta apenas terem o entendimento e as condições físicas no ponto ideal.

    André Pinto mostrou-se pouco na preparação, porque esteve algum tempo lesionado, mas era capitão e uma peça fundamental nas últimas épocas do Sporting de Braga, portanto inspira fiabilidade para ser uma opção válida aos presumíveis titulares. Já quanto a Tobias, a conversa é diferente. Foi, a par de Jug, o elemento que “meteu mais água” nesta pré-temporada e não é certo ainda que fique no plantel. Tem de mostrar mais capacidade e concentração. Além disso, existem duas alternativas com muito potencial na equipa B, Demiral e Ivanildo Fernandes. Como vimos frente à Fiorentina, William Carvalho pode ser um autêntico bombeiro de luxo em caso de aflição. Se quisesse mudar de posição em campo, teria a titularidade garantida também.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Diogo Janeiro Oliveira
    Diogo Janeiro Oliveira
    Apaixonado por futebol, antes dos livros da escola primária já lia jornais desportivos. Seja nas tardes intermináveis a jogar, nas horas passadas no FIFA ou a ver jogos, o futebol está sempre presente. Snooker, futsal e andebol são outras paixões. Em Portugal torce pelo Sporting; lá fora é o Barcelona que lhe enche as medidas. Também sonha ver o Farense de volta à primeira…                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.