Com estas garras todas, o Leão poderá rugir bem alto

- Advertisement -

Ataque

Bas Dost tem lugar cativo como ponta de lança. O holandês continua a justificar cada euro que o Sporting pagou ao Wolfsburgo, tornando-o a contratação mais cara do clube até ao momento. Seja de cabeça ou com o pé, faz jus ao seu país de origem e é mesmo uma máquina de fazer golos. Além disso, pressiona muito mais que na época passada e participa bastante bem na manobra ofensiva da equipa.

Gelson Martins tem lugar cativo no flanco direito. É o jogador mais valioso do Sporting atual e a pedra de toque que mais desequlibra os jogos. A sua velocidade estonteante continua no ponto e entrou a todo o gás nesta pré-época. Só tem a ganhar em ficar no Sporting para esta temporada. Ganha ele, ganha o clube e pode ganhar a seleção, com o Mundial em vista. Não precisa de grandes comentários, pois é um jogador absolutamente magistral.

Marcos Acuña tem lugar praticamente garantido no flanco esquerdo. O argentino vindo do Racing Avellaneda tem um pé esquerdo primoroso, muito bom no passe e na cobrança de bolas paradas. Além disso, já mostrou ser muito trabalhador em termos defensivos, o que será importante para quem tem atrás um elemento ofensivo como Fábio Coentrão. Acuña demonstra uma capacidade tática acima da média para um sul americano acabado de chegar à Europa e tem impressionado de forma bastante positiva os adeptos leoninos.

Golos festejados com Bas Dost. Uma imagem habitual (e feliz) em Alvalade Fonte: Sporting CP
Golos festejados com Bas Dost. Uma imagem habitual (e feliz) em Alvalade
Fonte: Sporting CP

A posição atrás de Bas Dost é a que gera mais dúvidas, que se têm dissipado com o decorrer dos jogos. Daniel Podence, Seydou Doumbia e Alan Ruiz são os grandes candidatos. O português leva vantagem neste momento. Parecia ser o elo mais fraco no início da pré-época, mas mostra muito mais capacidade física e vontade que o argentino. Além disso, empresta mais e melhores coisas à equipa. O seu repentismo e velocidade deixam qualquer defesa atordoada e esse estilo de jogo “casa” bem com o dos seus companheiros de ataque. Doumbia também é uma alternativa a ter em conta, ainda que também possa ser a figura mais adiantada da equipa, sobretudo em jogos onde o Sporting queira aproveitar mais a profundidade, como nos jogos europeus. Já Alan Ruiz tem a vida complicada. Parece ter vindo com excesso de peso e o seu estilo “molengão” não parece ajudá-lo a recuperar o lugar, pelo menos para já.

Sobram três elementos: Iuri Medeiros, Bruno César Gelson Dala. Iuri será alternativa a Gelson Martins, aina que tenha características completamente diferentes. Daniel Podence também mostrou poder fazer a posição, se Gelson não puder. Contudo, o açoriano poderá ser importante em determinados momentos da época. Tem um pé esquerdo fortíssimo e uma qualidade bastante assinalável na cobrança de bolas paradas. Tem de subir também a intensidade de jogo. Bruno César é pau para toda a obra. Pode ser lateral esquerdo, médio ala esquerdo, fazer o mesmo na direita ou até ser oito, em situações muito pontuais. Não é especialmente bom em nenhuma destas posições, mas é um jogador extremamente útil para ter no plantel.

Já o jovem angolano é a terceira alternativa para o ataque, atrás de Dost e Doumbia. Penso que seria proveitoso passar a primeira metade da época em Alvalade, trabalhando com a equipa principal e jogando, na maior parte das vezes, na equipa B. Depois poderá ser emprestado em janeiro, caso vejamos que possa ser proveitoso para ele e para o clube.

Foto de Capa: Sporting Clube de Portugal

Diogo Janeiro Oliveira
Diogo Janeiro Oliveira
Apaixonado por futebol, antes dos livros da escola primária já lia jornais desportivos. Seja nas tardes intermináveis a jogar, nas horas passadas no FIFA ou a ver jogos, o futebol está sempre presente. Snooker, futsal e andebol são outras paixões. Em Portugal torce pelo Sporting; lá fora é o Barcelona que lhe enche as medidas. Também sonha ver o Farense de volta à primeira…                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Já passou pelo FC Porto e está muito perto de assinar com o PAOK

Jorge Sánchez está muito perto de assinar com o PAOK, deixando o Cruz Azul. O lateral já passou pelos quadros do FC Porto.

Presente e futuro: Paris FC fecha as contratações de Ciro Immobile e Rudy Matondo

O experiente avançado, Ciro Immobile, e o jovem de apenas 17 anos, Rudy Matondo, foram anunciados como reforços do Paris FC.

AVS SAD com regresso importante para o encontro frente ao Sporting

O AVS SAD vai enfrentar o Sporting nos quartos de final da Taça de Portugal. Cristian Devenish pode entrar nos planos de João Henriques.

José Mourinho travou saída de jogador do Benfica rumo ao Mallorca

José Mourinho impediu a saída de Andreas Schjelderup no final do mercado. O extremo esteve muito perto de assinar com o Mallorca.

PUB

Mais Artigos Populares

Barcelona quer que Camp Nou seja a sede da final da Champions League em 2029

O Barcelona quer que o Camp Nou seja o estádio escolhido para sediar a final da Champions League da temporada 2028/29.

Youth League: eis os resultados desta terça-feira

Realizaram-se alguns jogos do playoff de acesso aos oitavos de final da Youth League durante esta terça-feira.

Sporting cede jovem defesa-central ao Real Valladolid

O Real Valladolid garantiu o empréstimo de Duarte Correia com opção de compra. O defesa-central de 18 anos fazia parte dos sub-19 do Sporting.