Acabou a época e começa o modo “Football Manager” | Sporting CP

Concluída uma temporada histórica para o Sporting CP, algo que já mexe com o pensamento dos adeptos leoninos são as possíveis saídas do plantel principal do futebol. Apesar do coletivo fortíssimo, foram vários os destaques a nível individual, pelo que é cada vez mais intenso o interesse dos “tubarões” europeus em alguns elementos da equipa de Rúben Amorim.

Como é habitual, é nestas alturas que se apodera dos adeptos de todos os clubes o modo “Football Manager”, em que começa a ser preparado o plantel da próxima época, antecipando as saídas e até mesmo a entrada de alguns reforços. Todos nós temos esse “bichinho” do treinador de bancada e é precisamente isso que irá acontecer ao longo deste artigo.

No caso do Sporting CP, e no que diz respeito a saídas iminentes, Nuno Mendes é o nome que salta à vista. O jovem lateral leonino deverá sair mesmo de Alvalade, isto sem nunca ter jogado diante dos sportinguistas. Com apenas 18 anos e já convocado para o Europeu, restam poucas dúvidas do potencial brutal que tem – será, certamente, um dos melhores do mundo no futuro.

Nuno Mendes está na iminência de uma saída e o Manchester City coloca-se na dianteira
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Uma transferência com valores compreendidos entre 50 a 60 milhões, podendo ainda envolver Porro, seria provavelmente o melhor negócio da história do Sporting CP: não esqueçamos que estamos a falar de um jogador que ainda tem idade de júnior, é lateral, não é propriamente um extremo, e que joga num campeonato periférico, pelo que é maior a desconfiança dos grandes clubes das principais ligas quando pretendem contratar destaques destes países.

Em ano de Champions League, o Sporting CP terá esta valiosa montra para poder valorizar os seus principais jogadores, nomeadamente Pedro Gonçalves, que apesar de ter sido o melhor marcador da Primeira Liga deverá ficar no clube, além de outros jovens como Gonçalo Inácio, Daniel Bragança, Matheus Nunes ou Tiago Tomás – todos eles preponderantes esta época.

Entre os jovens de maior potencial, Eduardo Quaresma poderá ser a exceção e ser emprestado, de modo a ganhar mais experiência na Primeira Liga – ele que pouco jogou nesta temporada, não por falta de qualidade, mas pela ausência de compromisso, um assunto que já foi abordado aqui há alguns meses. O equatoriano Gonzalo Plata, apesar do belo golo que marcou na última jornada diante do CS Marítimo, também poderá vir a sair de Alvalade, seja por empréstimo ou em definitivo, principalmente pelas dificuldades que apresenta no esquema tático do Sporting CP.

Gonzalo Plata deverá rumar a outro campeonato e parece ser carta riscada por Rúben Amorim
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Outra das incógnitas passará pela continuidade do meio-campo titular leonino. João Palhinha, também ele convocado para o Europeu, afirmou-se finalmente na equipa do Sporting CP e poderá vir a ser sondado por clubes da Premier League. Por sua vez, João Mário, emprestado pelo Inter de Milão, foi também fundamental na equipa verde e branca, tanto dentro como fora de campo, pelo que o médio português já estará a ser tema de conversa entre os dirigentes leoninos e italianos. Seria, naturalmente, muito positiva a permanência do jogador no plantel.

Por fim, o Sporting CP terá nesta nova época mais uma oportunidade para colocar excedentários, tais como Renan Ribeiro, Ilori, Lumor ou Luiz Phellype. Para além destes, João Pereira irá terminar a carreira e Antunes deverá sair para o mundo árabe. Fica a dúvida se Jovane Cabral, também ele decisivo neste título, contará mesmo para Amorim ou se os responsáveis leoninos estarão à espera de uma boa oportunidade para fazer um encaixe com o extremo.

Só o tempo dissipará estas dúvidas…

Artigo revisto por Joana Mendes

Francisco Guerra
Francisco Guerrahttp://www.bolanarede.pt
É apaixonado por futebol, principalmente pelo Sporting CP, o seu único clube. Está a licenciar-se em Comunicação e Jornalismo, adora escrever sobre futebol no geral, além de outras modalidades como o wrestling, que acompanha desde pequeno. Também gosta de apreciar o futebol fora do espectro da paixão clubística, tendo como principais referências Cristiano Ronaldo e Diego Maradona.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho já está no Seixal para ser oficializado como treinador do Benfica

José Mourinho já está no centro de estágios do Seixal. O técnico português foi recebido por Mário Branco, diretor-geral do Benfica.

Luís Enrique com nova estratégia que pode influenciar o futebol do futuro

Luís Enrique, treinador de 55 anos, experimentou uma abordagem nova no futebol durante a primeira parte do último jogo do PSG.

FIFA vai pagar clubes que cedam jogadores para a qualificação para o Mundial

A FIFA vai estender as compensações aos clubes que libertarem jogadores para os jogos de qualificação do Mundial de 2026, incluindo aqueles que não chegarem à fase final.

Francesco Farioli critica adiamento do Arouca x FC Porto: «Vai criar problemas»

Francesco Farioli criticou o adiamento do Arouca x FC Porto na Primeira Liga. Técnico italiano mostra-se ao lado dos dragões.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli elogia José Mourinho: «É uma referência para o futebol português, para muitos treinadores e para mim»

Francesco Farioli anteviu o Rio Ave x FC Porto para a sexta jornada da Primeira Liga. Dragões deslocam-se a Vila do Conde.

Manuel Neuer quebra dois recordes numa noite

Manuel Neuer torna-se o mais velho da história do Bayern Munich a jogar na Champions League e chega as 100 vitórias na competição.

Ex-Tottenham critica Ruben Amorim: «Está a ser arrogante e preso aos seus métodos»

Jamie O’Hara criticou duramente Ruben Amorim, acusando-o de ser inflexível no seu método e de não adaptar o sistema tático no Manchester United.