De Leão ao Peito

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

Sendo este o meu primeiro texto num portal que acompanhei desde a fase embrionária do projecto, optei por vos dar um pouco a conhecer o que para mim é e tem sido “Ser Sporting”.

Sou da década de 90, nasci em plena inglória caminhada para os famosos dezoito anos sem o tão desejado título do Campeonato Nacional de Futebol. Sou sincero… Sou originário de uma família de Benfiquistas, e eu próprio o fui até aos meus 6 anos de idade. Mas desde cedo o leão dourado chamou por mim e hoje aqui estou eu, um verdadeiro e vincado sportinguista!

O fim dos anos 90 auspiciou tempos de glórias e conquistas para Alvalade, dois títulos do campeonato nacional em três anos, jovens com qualidade ímpar todos os anos apareciam na primeira equipa (Ronaldo, para mim o melhor jogador português de sempre, incluído), edificação da primeira academia de formação de futebol portuguesa, construção de um novo estádio (embora com muitas falhas e controvérsia, tais como, a falta da pista de atletismo ou as cores absolutamente absurdas das bancadas). E tudo parecia correr de feição ao leão, mas seria apenas o início da que foi, provavelmente, a pior fase da historia centenária do clube de Alvalade.

Os títulos nunca mais apareceram, sendo que raras vezes se lutou verdadeiramente pelos mesmos, os jovens que eram promessas em Alvalade passaram a ser certezas nos rivais (Simão, Quaresma e Moutinho foram os casos de maior destaque), os que de alguma forma eram valorizados financeiramente, saíram na maioria dos casos por valores irrisórios (mais uma vez Ronaldo é exemplo, um jogador que foi transaccionado por cem milhões de Euros uns anos mais tarde, saiu de Alvalade por uns meros quinze milhões).

Assim se foi passando o tempo, com gestões desportivo-financeiras ao nível de filmes de comédia, onde o património foi sendo delapidado aos poucos e em que se chegou ao ponto de presidentes dizerem que não gostavam do seu cargo e que dedicavam uma hora por dia ao clube, quando assim lhes era possível! Atingimos o fundo quando, uma espécie de “comunidade” passou a dominar o clube, escolhendo a seu belo prazer os candidatos à presidência, posteriormente eleitos, servindo-se do clube e guiados por agendas próprias, chegando-se ao ponto de em 2011 surgirem dúvidas em relação ao modo como decorreu a eleição de Godinho Lopes, o último presidente “Roquetista”!

Vasco Mata
Vasco Matahttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado incondicional pelo Sporting Clube de Portugal, quem lhe tira o futebol, tira-lhe a alegria de viver. Não se deixa cegar pelo clubismo, mas não deixa que ninguém espezinhe “o leão de Alvalade”. Embora esteja a 2000 km, não perde pitada do futebol português!                                                                                                                                                 O Vasco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Óscar de Marcos e a criação de uma Supertaça Ibérica proposta por André Villas-Boas: «Sempre que há futebol, é bom para os adeptos»

O Bola na Rede entrevistou Óscar de Marcos nos Lareus 2026. O espanhol abordou a questão da criação de uma Supertaça Ibérica proposta por André Villas-Boas.

Óscar de Marcos e a adaptação de Álvaro Djaló ao Athletic: «É verdade que não se adaptou como gostaria, mas tem tempo para fazê-lo»

Óscar de Marcos concedeu uma entrevista em exclusivo aos Bola na Rede nos Lareus 2026. O ex-lateral do Athletic falou da adaptação de Álvaro Djaló ao clube.

Issa Doumbia: há mais um episódio da ‘guerra’ entre Benfica e Sporting e está relacionado com o emblema da Luz

O Benfica realizou uma proposta de 15 milhões de euros mais bónus por Issa Doumbia, que também interessa ao Sporting.

O tempo contratual que o Real Madrid prepara-se para oferecer a José Mourinho

José Mourinho é o grande alvo do Real Madrid para o banco de suplentes e prepara-se para oferecer um contrato ao técnico válido até 2028.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto foi campeão mas prepara mudanças radicais num setor

O FC Porto pode ver a sua equipa a sofrer várias mudanças na posição de ponta de lança, com Samu Aghehowa a ser o único a ter presença garantida no plantel da próxima época.

Sporting: circulo de sucesso no meio campo dos leões pode ser encerrado no verão

João Palhinha está a ser apontado ao Sporting. O antigo jogador dos leões está cedido pelo Bayern Munique ao Tottenham.

Real Madrid: decisão em relação a José Mourinho já tem data marcada

O Real Madrid pode avançar nos próximos dias para a contratação de José Mourinho para o comando técnico da equipa principal.