De Leão ao Peito

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

Sendo este o meu primeiro texto num portal que acompanhei desde a fase embrionária do projecto, optei por vos dar um pouco a conhecer o que para mim é e tem sido “Ser Sporting”.

Sou da década de 90, nasci em plena inglória caminhada para os famosos dezoito anos sem o tão desejado título do Campeonato Nacional de Futebol. Sou sincero… Sou originário de uma família de Benfiquistas, e eu próprio o fui até aos meus 6 anos de idade. Mas desde cedo o leão dourado chamou por mim e hoje aqui estou eu, um verdadeiro e vincado sportinguista!

O fim dos anos 90 auspiciou tempos de glórias e conquistas para Alvalade, dois títulos do campeonato nacional em três anos, jovens com qualidade ímpar todos os anos apareciam na primeira equipa (Ronaldo, para mim o melhor jogador português de sempre, incluído), edificação da primeira academia de formação de futebol portuguesa, construção de um novo estádio (embora com muitas falhas e controvérsia, tais como, a falta da pista de atletismo ou as cores absolutamente absurdas das bancadas). E tudo parecia correr de feição ao leão, mas seria apenas o início da que foi, provavelmente, a pior fase da historia centenária do clube de Alvalade.

Os títulos nunca mais apareceram, sendo que raras vezes se lutou verdadeiramente pelos mesmos, os jovens que eram promessas em Alvalade passaram a ser certezas nos rivais (Simão, Quaresma e Moutinho foram os casos de maior destaque), os que de alguma forma eram valorizados financeiramente, saíram na maioria dos casos por valores irrisórios (mais uma vez Ronaldo é exemplo, um jogador que foi transaccionado por cem milhões de Euros uns anos mais tarde, saiu de Alvalade por uns meros quinze milhões).

Assim se foi passando o tempo, com gestões desportivo-financeiras ao nível de filmes de comédia, onde o património foi sendo delapidado aos poucos e em que se chegou ao ponto de presidentes dizerem que não gostavam do seu cargo e que dedicavam uma hora por dia ao clube, quando assim lhes era possível! Atingimos o fundo quando, uma espécie de “comunidade” passou a dominar o clube, escolhendo a seu belo prazer os candidatos à presidência, posteriormente eleitos, servindo-se do clube e guiados por agendas próprias, chegando-se ao ponto de em 2011 surgirem dúvidas em relação ao modo como decorreu a eleição de Godinho Lopes, o último presidente “Roquetista”!

Vasco Mata
Vasco Matahttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado incondicional pelo Sporting Clube de Portugal, quem lhe tira o futebol, tira-lhe a alegria de viver. Não se deixa cegar pelo clubismo, mas não deixa que ninguém espezinhe “o leão de Alvalade”. Embora esteja a 2000 km, não perde pitada do futebol português!                                                                                                                                                 O Vasco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Simon Adingra bisa na vitória do AS Mónaco diante do Nantes

O AS Mónaco recebeu e bateu o Nantes por três bolas a uma, este sábado, num encontro da 22.ª jornada da Ligue 1.

Sérgio Conceição sem dúvidas: «Não sinto a minha carreira a estagnar na Arábia Saudita»

Sérgio Conceição analisou a vitória do Al Ittihad diante do Al Fayha. Triunfo foi conseguido nos últimos minutos do jogo.

Tondela aproveita vantagem numérica para empatar a uma bola diante do Alverca

No encontro da 22.ª jornada da Primeira Liga, o Tondela empatou a uma bola frente ao Alverca, que esteve com 10 elementos desde os 67 minutos.

Alteração de última hora: eis o novo horário da conferência de Francesco Farioli na antevisão ao CD Nacional x FC Porto

Francesco Farioli vai realizar este sábado a antevisão do CD Nacional x FC Porto. Horário da conferência de imprensa alterado.

PUB

Mais Artigos Populares

Elche de André Silva empata sem golos na receção ao Osasuna

Na 24.ª ronda da La Liga, o Elche recebeu...

José Mourinho conta história dos bastidores em que jogador do Santa Clara defendeu Schjelderup: «Não se chateie com o seu jogador»

José Mourinho analisou a vitória do Benfica sobre o Santa Clara por 2-1. Técnico falou no estado do relvado nos Açores.

José Mourinho fala em 2 penáltis por assinalar para o Benfica: «Se fossem camisolas de cor diferente…»

José Mourinho analisou a vitória do Benfica sobre o Santa Clara por 2-1. Técnico falou de penáltis por assinalar e do estado do relvado.