📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

«Depois dos primeiros seis meses no Sporting, fui contactado para jogar no FC Porto» – Entrevista BnR com Leandro Grimi

- Advertisement -

Professor Neca entrevista À BnR

Argentino a viver na Covilhã, a língua não foi barreira para viajarmos pela carreira de Leandro Grimi. Ainda jovem chegou à Europa pelas portas de um dos melhores clubes do mundo da altura: o AC Milan. Segundo o mesmo, o empréstimo ao Sporting CP, apesar de ter sido de apenas 6 meses, foi uma das melhores decisões da sua carreira. Até aos dias de hoje, Grimi é um nome acarinhado pela massa adepta leonina e o sentimento é recíproco. Prova disso foi a recusa do lateral argentino de jogar pelo FC Porto quando o seu contrato de empréstimo estava perto do fim. Segundo o próprio, “Eu era Sporting, sou Sporting e vou terminar Sporting”.

«Num momento estava de baixo da asa da minha mãe e de repente no outro dia estava em Itália num autocarro com a taça da Champions no colo».

Bola na Rede: Bom dia Leandro, antes de mais obrigado por teres aceitado o nosso convite para esta conversa. O nosso objetivo passará por dar melhor a conhecer a tua carreira e revelar-nos a tua experiência no mundo do futebol, pode ser?

Leandro Grimi: Bom dia, claro que sim! Só queria fazer uma pequena questão, achas que posso responder em espanhol, torna-se mais fácil para mim? (risos)

Bola na Rede: Claro, sem problema, vamo-nos entender bem (risos). Natural da Argentina é lá que se inicia a sua aventura no mundo do futebol, como é que tudo começou?

Leandro Grimi: Tive um início de carreira de sonho, começo a jogar aos quatro anos na Argentina, aos 17 vou para Buenos Aires para o Huracan e aos 19 já estava a jogar na primeira divisão. Tive a sorte de ter sido acompanhado por bons treinadores na formação, o que permitiu esta evolução rápida.

Bola na Rede: Faz muitos jogos a titular pelo Huracan na Segunda Divisão e depois estreia-se na Primeira pelo Racing Avellaneda, onde só esteve um ano?

Leandro Grimi: Sim nesses anos com eles disputei perto de 70 jogos e houve interesse de clubes em Itália, mas queriam primeiro que eu tivesse experiência num clube da Primeira Liga e tive que optar entre Racing ou o Independiente, grandes rivais, e acabei por escolher o Racing e até hoje tenho a certeza que fiz a escolha certa.

Bola na Rede: Sempre, desde a formação a defesa esquerdo?

Leandro Grimi: Sim, foi logo desde cedo a minha posição, mesmo num esquema de 3 centrais, fazia todo o corredor esquerdo.

Bola na Rede: É então que surge o AC Milan. Como é que um jovem lida com uma mudança como esta, da Argentina para Itália, logo para um dos melhores clubes do mundo?

Leandro Grimi: O segredo foi a família. Sempre me apoiaram, tive a sorte de ter uma boa educação, bons conselhos e ajudou-me muito. Num momento estava de baixo da asa da minha mãe e de repente no outro dia estava em Itália num autocarro com a taça da Champions no colo. Tudo isto foi possível porque tive sempre boas pessoas a acompanhar-me, desde amigos, família, treinadores e colegas de equipa. Fui muito bem recebido e ainda hoje dou-me muito bem com alguns jogadores que partilharam balneário comigo no Milan.

Bola na Rede: Adaptou-se bem a um balneário recheado de estrelas? Foi um ano onde aprendeu muito com eles?

Leandro Grimi: Sem dúvida, foi um ano de muita aprendizagem. Estava com gente que já tinha ganho tudo e mais que uma vez, só craques e acolheram bem um jovem cheio de sonhos que acabava de chegar da Argentina. Sempre me motivaram, me acompanharam e é nestas pequenas demonstrações de humanidade que se vê quem são os melhores do mundo, quem diz que é o melhor raramente o é, percebemos melhor isso nas ações do que nas palavras.

Bola na Rede: A nível desportivo teve muita concorrência pela posição e isso originou numa escassez de oportunidades, tem pena de não ter podido contribuir mais ou já tinha noção que a missão era dificil?

Leandro Grimi: Um pouco dos dois. Sempre confiei muito em mim e nas minhas capacidades, mas a verdade é que jogava só os jogos teoricamente mais fáceis, na Taça de Itália ou alguns jogos do campeonato que coincidiam na mesma semana de Champions e era preciso poupar. Mas serviu como experiência, aprendi muito com o Ancelloti e estou realmente agradecido a todos que se cruzaram comigo naquela grande instituição que é o AC Milan.

Bola na Rede: É emprestado ao Siena, foi uma tentativa de jogar mais minutos?

Leandro Grimi: Sim, foi uma decisão conjunta. Tinha necessidade de jogar, vinha de muitos jogos nos outros clubes que representei, como uma das peças mais importantes e tive a necessidade de me voltar a sentir útil, de ajudar e competir. O Siena foi um clube que me tratou muito bem nos seis meses que lá estive, joguei, ganhei muita experiência e aprendi coisas novas com aquela equipa técnica.

Flávio Fernandes
Flávio Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
Licenciado em Ciências da Comunicação, o Flávio sempre foi um amante do desporto e um fanático pelo futebol. Com uma passagem pelos quadros de formação do FC Felgueiras 1932, preferiu pendurar as botas mais cedo e ir em busca da sua formação académica. Acompanha assiduamente o futebol internacional e não falha um único jogo do seu grande FC Porto.

Subscreve!

Artigos Populares

Alverca confirma contrato profissional para ex-Sporting

O Alverca anunciou durante esta sexta-feira que Kevin Neves assinou um contrato profissional com o emblema ribatejano.

Renato Sousa e o Sporting x Marinhense: «Nós até estamos perto de Fátima… até podemos acreditar em milagres»

Renato Sousa realizou a antevisão ao encontro entre o Sporting e o Marinhense, válido pela quarta eliminatória da Taça de Portugal.

David Maside faz antevisão do FC Porto x Sintrense: «Jogar no Dragão vai ser muito, muito difícil, como se calhar não era há muito...

David Maside realizou esta sexta-feira a antevisão à partida entre o FC Porto e o Sintrense, para a Taça de Portugal.

FC Porto faz homenagem a Jorge Costa no banco de suplentes do Estádio do Dragão

O FC Porto apresentou, esta sexta-feira, uma homenagem a Jorge Costa com uma imagem gravada no banco de suplentes do Estádio do Dragão.

PUB

Mais Artigos Populares

Pep Guardiola encantado com internacional português: «É absolutamente um dos melhores jogadores que treinei na minha carreira»

Pep Guardiola está muito satisfeito com o rendimento de Bernardo Silva, deixando vários elogios ao internacional português.

Américo Branco na lista de candidatos para diretor desportivo do AZ Alkmaar

Américo Branco, português de 35 anos que atualmente dirige o Fortuna Sittard, está a ser apontado ao AZ Alkmaar, para o cargo de diretor desportivo.

Terramoto na Premier League: clubes aprovam limite salarial e vão haver sanções

Os emblemas da Premier League provaram durante esta sexta-feira a imposição de um limite salarial a partir da próxima temporada.