Derby é derby! – Mais de 100 anos de História e Estórias

    sporting cabeçalho generíco

    E pronto, o tão ansiado dia está aí: “O” derby dos derbies está a chegar.

    Como é que eu sei isto? Porque já tudo aponta para ele! Os bilhetes voam na bilheteira, as discussões começam a ser tidas, o friozinho na barriga começa a sentir-se e vem aí tudo o que é inerente às grandes batalhas. Vão-se buscar estatísticas, casos polémicos, erros de arbitragens, discussões de quem tem os adeptos mais arruaceiros, vão-se discutir em “n” programas de televisão e fóruns na net, táticas de jogo, jogadores-chave… Vai-se cair no jogo psicológico: vêm aí processos em tribunal, mensagens de telemóvel, fugas de informação, football-leaks, drafts de contratos, jogadores a fazerem juras de amor eternas aos clubes e a dizer que sempre preferiram um em prol do outro.

    Vêm os jornais colocar mais achas na fogueira, vêm jogadores castigados pelo clube dizerem que têm medo do clube e dos adeptos… Vai-se recuar no tempo e falar de very lights, jaulas, incêndios, “porrada” entre adeptos e jogadores.

    A jaula foi uma das inúmeras estórias que causaram polémica. Fonte: bancadadeleao.blogspot.com
    A jaula foi uma das inúmeras estórias que causaram polémica
    Fonte: bancadadeleao.blogspot.com

    Vai-se falar de quem afinal tem a melhor academia, de quem foram os melhores jogadores, de treinadores, de traições, de presidentes incompetentes e adeptos, de quem tem os maiores bêbados no clube, de quem tem mais adeptos, de quem tem mais sócios, de quem tem as contas em melhor estado.

    Discute-se quem mente mais, quem não engana no ano da fundação, de quem tem ligações obscuras no mundo de futebol, de fruta, de ofertas de “caixas”, de “não se respeitar a memória do Eusébio”.

    Debate-se quem tem as maiores vitórias, as maiores derrotas, as maiores humilhações, os jogadores mais “trauliteiros”, dos mais manhosos… Comparam-se títulos, modalidades, maiores amores e traições aos clubes! Comentam-se “Inácios”, “Guerras”, “Barrosos”, “Carvalhos”, “Vieiras”…

    Mas vamos ao que interessa…

    E agora que já falamos de (quase) todas as polémicas de futebol… vamos ao que interessa! O jogo em si:

    – No total, entre amigáveis e jogos oficiais, foram 415 batalhas entre os leões e a turma dos encarnados desde 1 de Dezembro de 1907.

    No primeiro jogo, começou a rivalidade… Pouco antes da partida, oito jogadores do Sport Lisboa trocaram o clube pelo Sporting Clube de Portugal em busca de melhores condições de trabalho. 108 anos depois acontece o mesmo, mas desta feita, com um treinador a optar pelos verde-e-brancos. Que o desfecho seja o mesmo, a vitória da turma leonina (em 1907 por 2-1…sendo que um dos golos foi auto-golo de um dos fundadores do Sport Lisboa, Cosme Damião). Venham as cervejas, os tremoços ou qualquer outro tipo de petisco… e essencialmente venha a vitória do Sporting Clube de Portugal!

    “Tu vais vencer, porque a nossa força é brutal!”

     Fonte da foto de capa: cabelodoaimar.blogspot.pt

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Pedro Miguel Martins
    Pedro Miguel Martinshttp://www.bolanarede.pt
    O Pedro é licenciado em Direito e é advogado com prática no Direito do Desporto. Oriundo do Bairro de Alvalade, em Lisboa, é um fervoroso amante do Sporting CP, embora também tenha um carinho especial pelo Ericeirense. Adora assistir jogos de futebol pela Europa. Sonha em conhecer os grandes palcos do futebol sul-americano.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.