Derrota por 2, vitória por 3

- Advertisement -

nucleosemanal

Como este site se chama “Bola na Rede” e é para isso que cá estou, hoje vou falar de bola. E vou falar tanto e tão bem de bola que vou gastar nesse tema um parágrafo inteiro. Cá vai:

O Sporting perdeu o jogo da Luz em Alvalade, com a Académica. A incapacidade de ganhar – que traria tranquilidade – e o forçado amarelo a William Carvalho – que tirou tudo o resto – fizeram com que o empate contra os estudantes valesse a perda de 5 pontos. O final da história todos vimos: uma estratégia falhada, más opções, nervosismo, jogadores pouco rotinados em posições que mal conhecem e uma vitória justíssima do adversário.

Mas que me desculpe o chefe deste burgo. Que me desculpem todos os comentadores, os entendidos, os treinadores de bancada e os adeptos que colocam o futebol acima de tudo. Desculpem-me, mas não é de bola que eu quero falar. É claro que gosto de ver futebol de várias ligas, gosto de jogar futebol, gosto de vibrar com o jogo. Aprecio a raça individual dos jogadores. Adoro ver uma boa jogada de envolvimento coletivo. Amo gritar golo! Mas o que realmente me apaixona… é o Sporting Clube de Portugal.

E, porra, que esse todos os dias me apaixona mais. Todos os dias me faz crescer como pessoa e me deixa orgulhoso como adepto e sócio. Entre domingo e esta noite o meu clube mostrou três valores que considero fundamentais na vida: compreensão, honestidade e humildade.

Compreensão: fosse uma desculpa ou não, o Sporting tinha todo o direito de vencer o jogo contra o Benfica através da secretaria. O que se passou na Luz, no domingo, poderia ter tido consequências gravíssimas, e visto que não foi a primeira vez que aconteceu, segundo os regulamentos o clube deveria ter sido punido com a derrota. No Sporting decidiu-se ignorar os regulamentos – em detrimento de si próprio – e jogar. Foi uma atitude de compreensão.

Honestidade: que digam que somos uns coitadinhos, uns calimeros que passam a vida a queixar-se. É a verdade. O problema é que nos queixamos com toda a razão e justiça. Já na noite de ontem perdemos sem espinhas. A reação dos Sportinguistas foi unânime: admitir a derrota e dar os parabéns ao adversário pela justa vitória. As redes sociais e a comunicação social não me deixam mentir. Isto é ser honesto.

Humildade: o site do Sporting lançou um texto com uma visão completamente cor-de-rosa do jogo. Ora, nós somos verdes, não cor-de-rosa. Não nos revemos neste tipo de visões surrealistas que só veem um lado. A verdade é para ser dita e é a verdade que queremos ouvir, custe o que custar. O Sporting admitiu o erro… e pediu desculpa, refazendo o texto. Este, para mim, é o valor mais importante dos três, e que hoje tão pouco se vê: a capacidade para admitir os erros e pedir desculpa, o que demonstra humildade.

Na bola perdemos e nessa não há vitórias morais. Ficámos a 5 pontos da liderança e o sonho que nos alimenta está mais difícil. Se eu só olhasse para a bola, especialmente após a má exibição, não teria a mínima vontade de ir a Alvalade no sábado. Mas como disse, não quero falar de bola, porque não é ela que me move. O que me move é o amor ao Sporting. E o meu Sporting acabou de ganhar 3-0, não só ao Benfica, mas a todos os outros. E nunca mais é sábado…

Diogo Bernardo
Diogo Bernardohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é verde até ao tutano e adora futebol. Gosta de ver e analisar jogos, mas, muito mais do que isso, gosta do seu Sporting. Fala sempre no seu clube do coração, bem e mal das outras equipas e sempre mal da arbitragem.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

A água micelar do Casa Pia que limpou os artifícios com que o FC Porto tem maquilhado as lacunas

O Casa Pia soube juntar linhas e defender a zona central e o FC Porto não teve arte ou engenho para criar o suficiente para dar a volta a uma desvantagem com que raramente se depara.

O mercado do Rio Ave e a situação (que gera revolta nos adeptos) de ser um clube satélite

O Rio Ave perdeu algumas peças importantes neste mercado de janeiro e os adeptos estão insatisfeitos com o que se passa no clube.

Fim da novela: Fenerbahçe fecha contratação de N’Golo Kanté e envia Youssef En-Nesyri para o Al Ittihad

Depois de várias conturbações no negócio, N´Golo Kanté vai reforçar o Fenerbahçe e Youssef En-Nesyri vai rumar ao Al Ittihad.

Fredrik Aursnes está disponível para a seleção e justifica: «Já me adaptei»

Fredrik Aursnes confirmou que está disponível para ser novamente convocado por parte da seleção da Noruega, depois de se ter retirado em 2024.

PUB

Mais Artigos Populares

Celta de Vigo confirma três reforços: Fer López, Matías Vecino e Álvaro Núnez

O Celta de Vigo anunciou o regresso de Fer López por empréstimo e ainda as contratações de Matías Vecino e Álvaro Núnez.

Bayer Leverkusen apura-se para as meias-finais da Taça da Alemanha

O Bayer Leverkusen recebeu e venceu o St. Pauli por três bolas a zero, conseguindo apuramento para as meias-finais da Taça da Alemanha.

Marselha elimina Rennes da Taça de França

O Marselha recebeu e venceu o Rennes por três bolas a zero durante a noite desta terça-feira, em jogo dos oitavos de final da Taça de França.