📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

É de verde e branco que Trincão se vê em 22/23

- Advertisement -

A Francisco Trincão, Xavi diz que não. Já Amorim diz que sim. O miúdo que deu o salto ao serviço do SC Braga pode estar de volta ao campeonato português, mas desta vez para representar o Sporting CP.

De Pedreira ao Molineux

Assumiu-se como peça-chave para o SC Braga na temporada 19/20. Com 20 anos de idade elevou substancialmente o nível do futebol praticado pelos arsenalistas, contribuindo simultaneamente para a valorização do futebol português. Foram 40 jogos, nove golos e 13 assistências, ou seja, 22 contribuições diretas para golo – uma época brilhante para um jovem de 20 anos.

Depois de explodir em Braga e sair por 31 milhões de euros para o clube catalão, Trincão teve dificuldade em estabelecer-se no país vizinho e mostrar toda a influência que teve quando defendia as cores dos minhotos. Trincão, na época 20/21 (a de estreia), participou em 42 jogos pelos blaugrana e apontou três golos e duas assistências, tendo ficado aquém do que era esperado pela estrutura e pelos adeptos do clube.

Trincão
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Somou quase o mesmo número de minutos em Braga como em Barcelona, mas o impacto foi totalmente distinto. Tanto o Barça como o próprio jogador viam no empréstimo ao Wolverhampton Wanderers FC uma oportunidade para que pudesse encontrar o nível que apresentou ao serviço dos bracarenses.

Em Inglaterra, o internacional português acabou por não vingar de lobo ao peito, registando apenas três golos e uma assistência em 30 jogos (16 a titular), levando a que o clube inglês não exercesse a opção de compra a que tinha direito – conduzindo-o à mesma situação que se encontrava no início da época, com jogador e clube à espera de uma oportunidade de valorização.

Esperança em ser verde, e branco

Xavi não conta com o português. O Barcelona, em dificuldades financeiras, tem várias dossiês para fechar, com Trincão a ser um deles. O clube catalão prefere vender, procurando retorno de parte do investimento feito em 2020, mas o Sporting procura intrometer-se nesta vontade e resgatar o jogador por empréstimo.

O clube de Alvalade pode ser uma boa solução aos olhos dos catalães, tendo em mente o exemplo recente da valorização de Pablo Sarabia com a verde e branca vestida. E Francisco Trincão é, aos olhos de Amorim, a solução ideal para colmatar a saída do internacional espanhol, que teve um peso enorme na manobra ofensiva dos leões assim que se ambientou. Este fator pode ter um caráter decisivo no futuro de Trincão.

Sporting e Trincão parecem estar em sintonia. Ambos dispostos a fazer esforços financeiros. De um lado Sporting tenta os máximos por garantir o jogador na próxima época, estando um empréstimo com opção de compra obrigatória a ser equacionado. Do outro lado, Trincão está disposto a baixar o elevado salário que aufere para agilizar o negócio – a vontade de relançar a carreira no campeonato que o lançou para voos mais altos e o desejo de voltar a trabalhar com Rúben Amorim têm um papel decisivo. Só falta mesmo o Barcelona embarcar na ideia.

Sporting CP e FC Barcelona chegam a acordo para empréstimo de Trincão 🇵🇹

O valor da opção de compra era o que divergia os dois clubes, esse valor estará cifrado entre os 15 e 20 milhões de euros. Há a possibilidade dos ‘Culés’ ficarem com uma % de futura venda! pic.twitter.com/5M8O0zQeIe

— Sporting CP Adeptos (@Sporting_CPAdep) June 7, 2022

Contratação ideal?

Sai Sarabia, entra Trincão. Se tal acontecer diria que é uma excelente contratação. Acredito que qualquer que seja o investimento, dificilmente não terá retorno. E em Alvalade terá ainda a montra que é a Liga dos Campeões. Um jovem de 22 anos que já mostrou ter muita qualidade e que já é conhecido internacionalmente, certamente terá sempre grandes clubes de olho nele.

Não tem a experiência de Pablo Sarabia, mas por outro lado tem a irreverência característica da juventude. É um prodígio técnico, um esquerdino com cola no pé. Gosta de partir da ala para o meio. Confortável a pisar terrenos interiores, o que é imperativo na forma de jogar dos leões, pois o extremo oferece o corredor ao lateral.

É um criativo, influente no último passe. Parece-me encaixar perfeitamente no esquema de Amorim, mas ao mesmo tempo diria que é uma opção semelhante a Marcus Edwards. Acrescentar qualidade viria sem sombra de dúvidas, quanto ao papel que viria desempenhar não tenho a certeza, pois, apesar da saída de Slimani, os nomes que Amorim idealiza para o ataque não são opções de área, mas sim criativos que não atuam como referências.

 

Miguel Amaral Rodrigues
Miguel Amaral Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
Desde que se lembra que o Miguel joga à bola. Sentiu sempre uma ligação com a redondinha. Com 7 anos de idade começou a ir a Alvalade e desde então é raro falhar um jogo. Aos 13 iniciou a sua carreira no futebol federado. E para sua tristeza, há cerca de dois anos pendurou as botas. Mas não largou a maior paixão que tem na vida. Estuda jornalismo na ESCS e é por intermédio da comunicação que quer acompanhar o futebol daqui para a frente.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis o Ranking UEFA depois das vitórias do FC Porto e do Braga na Europa League

Portugal somou tantos pontos como podia esta quinta-feira europeia. Tanto o FC Porto como o Braga venceram os seus jogos na Europa League.

Benfica vence OC Barcelos na Champions League de Hóquei em Patins

O Benfica derrotou o OC Barcelons na terceira jornada da fase de grupos da Champions League de Hóquei em Patins. Vitória por 6-1.

Francesco Farioli exigente: «Sofrer um golo assim no final faz-me sofrer»

Francesco Farioli analisou o desfecho da sexta jornada da Europa League. O FC Porto recebeu o Malmo no Estádio do Dragão.

Stephen Eustáquio recorda tempos a central com Martín Anselmi: «Quero tirar isso do portfólio»

Stephen Eustáquio fez a análise do desfecho da sexta jornada da Europa League. O FC Porto recebeu o Malmo no Estádio do Dragão.

PUB

Mais Artigos Populares

Anes Mravac: «O FC Porto é candidato a vencer a Europa League e faria uma boa Champions League»

Anes Mravac analisou o desfecho da sexta jornada da Europa League. O FC Porto recebeu o Malmo no Estádio do Dragão.

Carlos Vicens: «Penso que é importante darmos valor ao que foi alcançado hoje»

Carlos Vicens analisou o desfecho do Braga x Nice da Europa League. Encontro marcou a sexta jornada da fase de liga da prova.

Atenção, Sporting: Athletic aposta em mais um jovem na Champions League

O Athletic apostou novamente em Asier Hierro numa partida da Champions League. Os bascos vão enfrentar o Sporting.