📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

É de verde e branco que Trincão se vê em 22/23

- Advertisement -

A Francisco Trincão, Xavi diz que não. Já Amorim diz que sim. O miúdo que deu o salto ao serviço do SC Braga pode estar de volta ao campeonato português, mas desta vez para representar o Sporting CP.

De Pedreira ao Molineux

Assumiu-se como peça-chave para o SC Braga na temporada 19/20. Com 20 anos de idade elevou substancialmente o nível do futebol praticado pelos arsenalistas, contribuindo simultaneamente para a valorização do futebol português. Foram 40 jogos, nove golos e 13 assistências, ou seja, 22 contribuições diretas para golo – uma época brilhante para um jovem de 20 anos.

Depois de explodir em Braga e sair por 31 milhões de euros para o clube catalão, Trincão teve dificuldade em estabelecer-se no país vizinho e mostrar toda a influência que teve quando defendia as cores dos minhotos. Trincão, na época 20/21 (a de estreia), participou em 42 jogos pelos blaugrana e apontou três golos e duas assistências, tendo ficado aquém do que era esperado pela estrutura e pelos adeptos do clube.

Trincão
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Somou quase o mesmo número de minutos em Braga como em Barcelona, mas o impacto foi totalmente distinto. Tanto o Barça como o próprio jogador viam no empréstimo ao Wolverhampton Wanderers FC uma oportunidade para que pudesse encontrar o nível que apresentou ao serviço dos bracarenses.

Em Inglaterra, o internacional português acabou por não vingar de lobo ao peito, registando apenas três golos e uma assistência em 30 jogos (16 a titular), levando a que o clube inglês não exercesse a opção de compra a que tinha direito – conduzindo-o à mesma situação que se encontrava no início da época, com jogador e clube à espera de uma oportunidade de valorização.

Esperança em ser verde, e branco

Xavi não conta com o português. O Barcelona, em dificuldades financeiras, tem várias dossiês para fechar, com Trincão a ser um deles. O clube catalão prefere vender, procurando retorno de parte do investimento feito em 2020, mas o Sporting procura intrometer-se nesta vontade e resgatar o jogador por empréstimo.

O clube de Alvalade pode ser uma boa solução aos olhos dos catalães, tendo em mente o exemplo recente da valorização de Pablo Sarabia com a verde e branca vestida. E Francisco Trincão é, aos olhos de Amorim, a solução ideal para colmatar a saída do internacional espanhol, que teve um peso enorme na manobra ofensiva dos leões assim que se ambientou. Este fator pode ter um caráter decisivo no futuro de Trincão.

Sporting e Trincão parecem estar em sintonia. Ambos dispostos a fazer esforços financeiros. De um lado Sporting tenta os máximos por garantir o jogador na próxima época, estando um empréstimo com opção de compra obrigatória a ser equacionado. Do outro lado, Trincão está disposto a baixar o elevado salário que aufere para agilizar o negócio – a vontade de relançar a carreira no campeonato que o lançou para voos mais altos e o desejo de voltar a trabalhar com Rúben Amorim têm um papel decisivo. Só falta mesmo o Barcelona embarcar na ideia.

Sporting CP e FC Barcelona chegam a acordo para empréstimo de Trincão 🇵🇹

O valor da opção de compra era o que divergia os dois clubes, esse valor estará cifrado entre os 15 e 20 milhões de euros. Há a possibilidade dos ‘Culés’ ficarem com uma % de futura venda! pic.twitter.com/5M8O0zQeIe

— Sporting CP Adeptos (@Sporting_CPAdep) June 7, 2022

Contratação ideal?

Sai Sarabia, entra Trincão. Se tal acontecer diria que é uma excelente contratação. Acredito que qualquer que seja o investimento, dificilmente não terá retorno. E em Alvalade terá ainda a montra que é a Liga dos Campeões. Um jovem de 22 anos que já mostrou ter muita qualidade e que já é conhecido internacionalmente, certamente terá sempre grandes clubes de olho nele.

Não tem a experiência de Pablo Sarabia, mas por outro lado tem a irreverência característica da juventude. É um prodígio técnico, um esquerdino com cola no pé. Gosta de partir da ala para o meio. Confortável a pisar terrenos interiores, o que é imperativo na forma de jogar dos leões, pois o extremo oferece o corredor ao lateral.

É um criativo, influente no último passe. Parece-me encaixar perfeitamente no esquema de Amorim, mas ao mesmo tempo diria que é uma opção semelhante a Marcus Edwards. Acrescentar qualidade viria sem sombra de dúvidas, quanto ao papel que viria desempenhar não tenho a certeza, pois, apesar da saída de Slimani, os nomes que Amorim idealiza para o ataque não são opções de área, mas sim criativos que não atuam como referências.

 

Miguel Amaral Rodrigues
Miguel Amaral Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
Desde que se lembra que o Miguel joga à bola. Sentiu sempre uma ligação com a redondinha. Com 7 anos de idade começou a ir a Alvalade e desde então é raro falhar um jogo. Aos 13 iniciou a sua carreira no futebol federado. E para sua tristeza, há cerca de dois anos pendurou as botas. Mas não largou a maior paixão que tem na vida. Estuda jornalismo na ESCS e é por intermédio da comunicação que quer acompanhar o futebol daqui para a frente.

Subscreve!

Artigos Populares

Arne Slot e o regresso de Trent Alexander-Arnold a Anfield: «Só posso falar sobre a receção que ele terá da minha parte»

O técnico Arne Slot comentou o regresso de Trent Alexander-Arnold a Anfield na antevisão ao Liverpool x Real Madrid.

FAR Rabat de Alexandre Santos goleia Difaa El Jadidi e soma terceira vitória consecutiva

FAR Rabat somou a terceira vitória consecutiva ao bater o Difaa El Jadidi por 4-0, em jogo da 7ª. jornada da Primeira Liga de Marrocos.

Portugal estreia-se no Mundial sub-17 com uma goleada sobre a Nova Caledónia

Portugal venceu o jogo de estreia no Mundial sub-17 frente à Nova Caledónia por 6-1. A equipa das quinas integra o grupo B da competição.

Médio do Liverpool aborda possibilidade de renovação de contrato e admite: «Ainda não falámos»

Ryan Gravenberch falou sobre a possibilidade de renovar contrato com o Liverpool. O médio neerlandês é um dos jogadores indiscutíveis nos reds.

PUB

Mais Artigos Populares

Scott McTominay pode regressar à Premier League na próxima temporada

Scott McTominay pode estar de regresso à Premier League, desta vez para representar o Tottenham. O atleta deixou o Manchester United em 2025.

Manchester United quer avançar para a contratação de internacional inglês que chegou a ser dado como certo no Liverpool

O Manchester United entrou na corrida pela contratação de Marc Guehi. O internacional inglês termina contrato com o Crystal Palace em 2026.

Ismail Yuksek compara José Mourinho ao atual treinador do Fenerbahçe: «Neste momento estou mais feliz, para ser sincero»

Ismail Yuksek comparou Domenico Tedesco, atual treinador do Fenerbahçe, com José Mourinho, que deixou o clube turco no início da presente temporada.