É de verde e branco que Trincão se vê em 22/23

- Advertisement -

A Francisco Trincão, Xavi diz que não. Já Amorim diz que sim. O miúdo que deu o salto ao serviço do SC Braga pode estar de volta ao campeonato português, mas desta vez para representar o Sporting CP.

De Pedreira ao Molineux

Assumiu-se como peça-chave para o SC Braga na temporada 19/20. Com 20 anos de idade elevou substancialmente o nível do futebol praticado pelos arsenalistas, contribuindo simultaneamente para a valorização do futebol português. Foram 40 jogos, nove golos e 13 assistências, ou seja, 22 contribuições diretas para golo – uma época brilhante para um jovem de 20 anos.

Depois de explodir em Braga e sair por 31 milhões de euros para o clube catalão, Trincão teve dificuldade em estabelecer-se no país vizinho e mostrar toda a influência que teve quando defendia as cores dos minhotos. Trincão, na época 20/21 (a de estreia), participou em 42 jogos pelos blaugrana e apontou três golos e duas assistências, tendo ficado aquém do que era esperado pela estrutura e pelos adeptos do clube.

Trincão
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Somou quase o mesmo número de minutos em Braga como em Barcelona, mas o impacto foi totalmente distinto. Tanto o Barça como o próprio jogador viam no empréstimo ao Wolverhampton Wanderers FC uma oportunidade para que pudesse encontrar o nível que apresentou ao serviço dos bracarenses.

Em Inglaterra, o internacional português acabou por não vingar de lobo ao peito, registando apenas três golos e uma assistência em 30 jogos (16 a titular), levando a que o clube inglês não exercesse a opção de compra a que tinha direito – conduzindo-o à mesma situação que se encontrava no início da época, com jogador e clube à espera de uma oportunidade de valorização.

Esperança em ser verde, e branco

Xavi não conta com o português. O Barcelona, em dificuldades financeiras, tem várias dossiês para fechar, com Trincão a ser um deles. O clube catalão prefere vender, procurando retorno de parte do investimento feito em 2020, mas o Sporting procura intrometer-se nesta vontade e resgatar o jogador por empréstimo.

O clube de Alvalade pode ser uma boa solução aos olhos dos catalães, tendo em mente o exemplo recente da valorização de Pablo Sarabia com a verde e branca vestida. E Francisco Trincão é, aos olhos de Amorim, a solução ideal para colmatar a saída do internacional espanhol, que teve um peso enorme na manobra ofensiva dos leões assim que se ambientou. Este fator pode ter um caráter decisivo no futuro de Trincão.

Sporting e Trincão parecem estar em sintonia. Ambos dispostos a fazer esforços financeiros. De um lado Sporting tenta os máximos por garantir o jogador na próxima época, estando um empréstimo com opção de compra obrigatória a ser equacionado. Do outro lado, Trincão está disposto a baixar o elevado salário que aufere para agilizar o negócio – a vontade de relançar a carreira no campeonato que o lançou para voos mais altos e o desejo de voltar a trabalhar com Rúben Amorim têm um papel decisivo. Só falta mesmo o Barcelona embarcar na ideia.

Sporting CP e FC Barcelona chegam a acordo para empréstimo de Trincão 🇵🇹

O valor da opção de compra era o que divergia os dois clubes, esse valor estará cifrado entre os 15 e 20 milhões de euros. Há a possibilidade dos ‘Culés’ ficarem com uma % de futura venda! pic.twitter.com/5M8O0zQeIe

— Sporting CP Adeptos (@Sporting_CPAdep) June 7, 2022

Contratação ideal?

Sai Sarabia, entra Trincão. Se tal acontecer diria que é uma excelente contratação. Acredito que qualquer que seja o investimento, dificilmente não terá retorno. E em Alvalade terá ainda a montra que é a Liga dos Campeões. Um jovem de 22 anos que já mostrou ter muita qualidade e que já é conhecido internacionalmente, certamente terá sempre grandes clubes de olho nele.

Não tem a experiência de Pablo Sarabia, mas por outro lado tem a irreverência característica da juventude. É um prodígio técnico, um esquerdino com cola no pé. Gosta de partir da ala para o meio. Confortável a pisar terrenos interiores, o que é imperativo na forma de jogar dos leões, pois o extremo oferece o corredor ao lateral.

É um criativo, influente no último passe. Parece-me encaixar perfeitamente no esquema de Amorim, mas ao mesmo tempo diria que é uma opção semelhante a Marcus Edwards. Acrescentar qualidade viria sem sombra de dúvidas, quanto ao papel que viria desempenhar não tenho a certeza, pois, apesar da saída de Slimani, os nomes que Amorim idealiza para o ataque não são opções de área, mas sim criativos que não atuam como referências.

 

Miguel Amaral Rodrigues
Miguel Amaral Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
Desde que se lembra que o Miguel joga à bola. Sentiu sempre uma ligação com a redondinha. Com 7 anos de idade começou a ir a Alvalade e desde então é raro falhar um jogo. Aos 13 iniciou a sua carreira no futebol federado. E para sua tristeza, há cerca de dois anos pendurou as botas. Mas não largou a maior paixão que tem na vida. Estuda jornalismo na ESCS e é por intermédio da comunicação que quer acompanhar o futebol daqui para a frente.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting vence o Jimbee Cartagena e conquista a Internacional Masters Futsal

O Sporting goleou por 6-2 o Jimbee Cartagena. Com este resultado os leões venceram a Internacional Masters Futsal.

Belenenses vence Lusitano e segue em frente na Taça de Portugal: eis os resultados do dia na Prova-Rainha

O Belenenses derrotou o Lusitano por 2-1. A comitiva dos Cruz de Cristo reservou presença na segunda eliminatória da Taça de Portugal.

Souffian El Karouani a caminho do Benfica: eis o valor da opção de compra e o modelo para o pagamento dos salários no empréstimo

Souffian El Karouani vai reforçar o Benfica por empréstimo com opção de compra. Esta opção está avaliada em 10 milhões de euros.

Negócio fechado: Deniz Gul troca o FC Porto pelo Galatasaray e já são conhecidos os valores do negócio

Deniz Gul está a caminho do Galatasaray. Negócio está selado, com o avançado a deixar já 11 milhões de euros nos cofres do FC Porto.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto encaminha contratação de Souza e vai pagar 0 euros além dos salários: eis todos os detalhes

Souza vai reforçar o FC Porto. Acordo com o Tottenham muito bem encaminhado para empréstimo sem opção de compra.

Famalicão e Gil Vicente empatam 0-0 e FC Porto passa a ser a única equipa só com vitórias na Primeira Liga

O Famalicão e o Gil Vicente empataram por 0-0 no último jogo de domingo da Primeira Liga. Gilistas perdem primeiros pontos.

Já chegou a Portugal o próximo reforço do FC Porto

Santiago Giménez já está na cidade Invicta. Avançado mexicano prepara-se para reforçar o ataque do FC Porto de Francesco Farioli.