Publicidade

É hora de acreditar

Vítor Miguel Gonçalves · 3 min

É hora de acreditar

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

sporting cp cabeçalho 2

Durante quase 30 anos, apenas festejei contigo duas vezes um título nacional de Futebol; em três décadas de vida, vi outros clubes nacionais atingirem a glória europeia e até mundial, e o teu maior rival ser campeão o dobro das vezes em que tu foste.

Vi derrotas inexplicáveis, vi épocas vergonhosas e episódios de bastidores saídos de uma peça de Samuel Beckett. Vi momentos em que não foste o Sporting CP que aprendi a amar, vi momentos em que parecias sofrer de esquizofrenia e gostar de infligir dor a ti próprio. Mas nunca, em momento algum, deixaste de ser o “meu” Sporting.

Não é o primeiro ou o sétimo lugar que me faz acreditar em ti; não são as conquistas que me dão orgulho do teu feitio. Tu, apenas por seres tu, apaixonas-me.

Luís Mateus tem um espaço em que diz que era capaz de viver na Bombonera, e eu entendo-o como ninguém. Eu também era capaz de viver no José de Alvalade, festejando contigo as vitórias e procurando-te nas derrotas; sempre a teu lado e a dizer que tenho orgulho em ti.

 [ot-video type=”youtube” url=”https://youtu.be/IJGUxWHFLbQ”]
     Estes são aqueles que sempre te irão dar o valor que tu mereces e que nunca te vão faltar

 Fonte: Sporting Clube de Portugal

Tenho orgulho do passado de que o meu pai tanto me falou: de Damas a Yazalde, de Agostinho a Livramento, ou até de Fernando Mendes a Manuel Fernandes. Não vivi os teus gloriosos anos, mas quero estar contigo nos teus futuros anos de glória.

Durante mais de 15 anos privaram-me de ti. Quiseram roubar-te dos muitos que verdadeiramente te amam para benefício de poucos que só te queriam explorar. Durante 15 anos, vi o meu pai afastar-se lentamente de Alvalade e da bancada de pedra gélida para ver jogos no sofá ou deitado no quarto a acompanhar pelo rádio. Durante esse tempo, perdi a minha primeira companhia para “ir à bola”, mas nunca a vontade de te apoiar.

Hoje, tenho o meu grupo de amigos “da bola”. Fora de Alvalade, podemos ver o mundo em cores opostas, podemos ter discussões sobre tudo e mais alguma coisa… Mas ali, perto de ti, tudo se torna simples. A união que temos só se entende por quem te ama, por quem te vive, por quem sabe o que tu verdadeiramente significas.

sporting cp cabeçalho 2
Tu podes não ser o clube mais titulado, podes não ser o clube com maior (não confundir com melhor) massa adepta e com mais gente no estádio; mas acredita que como tu não há igual.

É um verdadeiro prazer ver bancadas cheias, em erupção e com milhares de vozes a cantar em uníssono, com uma beleza que apenas se compara às camisolas verdes e brancas. É um orgulho sentir que cada verso do “Mundo Sabe Que” torna-se uma frase de combate para todos os que se encontram naquele relvado, inclusivamente para o treinador, que acompanha a letra e a sente como poucos.

Quero ver a magia do Bryan, a classe de Adrien, e os desarmes de Coates; quero suster a respiração em cada jogada de génio do João Mário e soltar a voz em cada golo de Super Slim. Quero gritar “sim” em cada defesa do Patrício e cortes do William. Isso chega-me para sentir orgulho em ti.

Porque o Futuro é Sporting, Sempre! Fonte: Sporting CP
Porque o Futuro é Sporting, Sempre!
Fonte: Sporting CP

Por isso, grito-te uma inconfidência: é hora de acreditar, Sporting! É hora de deixar de falar em erros de arbitragem, de penáltis e vouchers, centrando assim todos os esforços em nós. É hora de encher todos os lugares de Alvalade e o máximo possível fora de casa. É hora de cantar até ficar sem voz no dia seguinte, é hora de sentir arrepios na espinha e de sentir que demos tudo pela vitória.

Estou-me a marimbar para quem apita os rivais, para se ganham por meio a zero ou por 20. O que quero é ver-te vencer todos os jogos e com boas exibições, porque continuo a acreditar que é possível e que “só depende de nós próprios”.

Chegou o momento de acreditares em ti, e que é possível ser feliz de novo. E, mesmo que não seja este o ano, quero que saibas que nunca irei deixar de acreditar em ti, em nós, e neste Amor que nos une.

Foto de Capa: Sporting CP

Vítor Miguel Gonçalves

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Torreense ‘Til I Die On The Beach

O Sunderland é uma das equipas mais românticas desta edição da Europa League. Não pelo futebol, mais próximo da ideia genérica do futebol inglês e britânico e pouco dado a estéticas e modernidades, mas pela história de um clube tradicional que, aos olhos de todo o mundo, desceu à 3.ª Divisão, fez o caminho das trevas e, à primeira, garantiu o acesso às competições europeias. Nesta caminhada, a série «Sunderland ‘Til I Die» ajudou o clube do Nordeste de Inglaterra a tornar-se mais global, solidarizando e sensibilizando adeptos de todo o mundo. No que toca a ter as ruas do seu lado, há poucos clubes mais bem posicionados do que o Sunderland. Um deles, ainda assim, é o Torreense. Por mais que seja interessante olhar para lá do óbvio, não nos podemos esquecer, em qualquer análise, que a competição para o emblema de Torres Vedras é altamente desigual. Enquanto se debela com um arranque de época delicado na Segunda Liga, o Torreense vai usando a Europa League como uma diversão cada vez mais competitiva, como uma montra de luxo para se publicitar enquanto clube e como uma recompensa merecida a um feito extraordinário. Este carinho natural para com o outsider roubou algum do protagonismo à primeira deslocação europeia do Sunderland em 53 anos. E, mais do que os dados lançados antes do jogo, o rumo dos 90 minutos ajuda a ganhar um sentimento de identificação com o Torreense.

Diogo Ribeiro · 7 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.