É na Varanda que se sente bem o Dr. Varandas | Sporting CP

- Advertisement -

Todos sabemos que o presidente do Sporting CP, Dr. Frederico Varandas, tem alguma dificuldade em termos de comunicação oral. Não é fácil, ainda para mais tendo que enfrentar câmaras, jornalistas a pressionar com os temas mais incómodos, e muito menos será para quem não se sente à vontade nesse capítulo.

Mas como em tudo nesta vida, o tempo e a experiência ajudam-nos a encontrar estratégias para contornar as nossas maiores dificuldades e fraquezas e, nas últimas aparições, o presidente leonino parece ter encontrado pelo menos uma fórmula de falar as coisas certas. Pode continuar com um discurso pouco fluido, mas está bem mais certeiro.

Já o tinha demonstrado quando, com o seu estilo britânico, usando uma bela boina, passou a mensagem que a nação sportinguista precisava ouvir naquele momento. Apareceu para passar a mensagem de que não deveríamos entrar em “bazófias”, porque isso era o que os nossos adversários queriam. Não resultou tão bem para muitos adeptos, pelo menos a ver pelo que ia lendo nas redes sociais, mas serviu perfeitamente para quem realmente importava, a equipa.

Demonstrou-o de novo, na última vez que apareceu na varanda com vista para a praça do município, aquando da homenagem aos campeões do campeonato português de futebol. Atirou estrategicamente para todos os rivais que tinha de atingir, com as armas que devia usar.

Na Câmara de Lisboa, Frederico Varandas visou os rivais no seu discurso
Fonte: Bola na Rede

Poderia não escolher o momento do festejo do título para essas críticas, e valorizar apenas o que de bom a equipa de futebol do Sporting tinha feito durante a época? Podia. Mas ao relembrar tudo o que os rivais já fizeram para ganhar vantagem, valoriza ainda mais o feito do clube em ter conseguido conquistar este título, no enquadramento sistémico em que vive o futebol português.

Quanto às desculpas que outros usaram para justificar o seu insucesso, uma coisa é certa, eles nunca teriam conseguido ser campeões com este lote de jogadores, porque nunca teriam apostado, em simultâneo, em jogadores tão jovens, portugueses, e tão “baratos”. A nossa sorte é que a malta mais jovem é menos afectada pela pandemia (sarcasmo – é melhor precaver-me e avisar).

A minha teoria para esta melhoria de comunicação do Dr. Varandas, principalmente nesta última intervenção, deve-se ao facto de já se sentir em casa quando vai àquela varanda. É que as equipas do Sporting não param de conquistar troféus europeus e nacionais, tornando num hábito as romarias do presidente do Sporting àquele que parece ser já um local tão familiar. Só este ano já foi com equipa de futsal e com a equipa de futebol.

Acho que ficou a faltar a equipa de Hóquei em Patins, se a memoria não me falha, mas entendo que não seja fácil para o Dr. Medina ter que estar a receber comitivas todas as semanas, e a gastar do orçamento camarário para tantas medalhas e Santos António, e o discurso teria de se tornar muito repetitivo. “O Sporting é bom…, parabéns por mais um titulo…, etc etc etc.“

Ou isso, ou o Presidente da Câmara está com medo de que nos mudemos para lá. Mas que não se preocupe, é só mesmo de visita, porque onde nos sentimos mesmo bem é em Alvalade. Eu também acho que ele não se sente muito confortável no meio de tanto verde. Só não posso prometer que não o incomodemos mais. Até porque o Dr. Varandas tem de continuar a treinar os seus discursos. E que melhor lugar haverá do que tão distinta varanda?

Se não houver varandas, desde que ganhemos, pouco importa.

Nuno Almeida
Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges agradece aos jogadores que deixaram Sporting e dá pista sobre o futuro: «Nunca podemos copiar o que existe»

Rui Borges fez a antevisão do Troféu Cinco Violinos. O treinador do Sporting falou nas saídas de jogadores importantes do clube.

Rui Borges fala de mercado e da pré-época do Sporting na antecâmara dos Cinco Violinos: «Queremos muito honrar essa geração»

Rui Borges fez a antevisão do Troféu Cinco Violinos. O treinador do Sporting abordou a pré-época leonina e o mercado verde e branco.

Luís Filipe Vieira satisfeito com chegada de Jorge Jesus à seleção: «É um super profissional e uma escolha acertada. Temos um selecionador português novamente»

Luís Filipe Vieira elogiou a escolha de Jorge Jesus para a seleção nacional. Antigo presidente do Benfica trabalhou com o treinador nos encarnados.

Luís Filipe Vieira revela desilusão com o Benfica e aponta problema: «Não há exigência da massa associativa»

Luís Filipe Vieira falou do momento do Benfica, depois da derrota contra o St. Gallen. Antigo presidente deixou críticas.

PUB

Mais Artigos Populares

Fenerbahçe oferece 12 milhões de euros por ano a internacional português e pode influenciar todo o mercado do AC Milan de Ruben Amorim

O Fenerbahçe já fez uma proposta a Rafael Leão e colocou muitos milhões em cima da mesa. Turcos ainda têm de falar com o AC Milan.

Froya Dorsin chega ao Benfica por empréstimo do PSG

O Benfica oficializou a contratação de Froya Dorsin. Avançada norueguesa chega a Portugal por empréstimo do PSG.

Para Gonçalo Inácio entrar na equação? Barcelona determina novo objetivo de mercado

O Barcelona já definiu que gostaria de contratar um novo defesa central esquerdino, caso Ronaldo Araújo abandone o projeto.