📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Transportar confiança: a evolução de Eduardo Quaresma | Sporting

- Advertisement -
Sporting

Eduardo Quaresma, formado em Alcochete e já campeão pelos verdes e brancos, começou o seu percurso em Alvalade cedo, no entanto, a trajetória do defesa português até hoje não se fez apenas entre caminhos de pétalas. Emprestado ao Tondela em 2021 e aos alemães do Hoffenheim em 2022, Quaresma não teve o protagonismo e o sucesso desejado pelo clube e pelo próprio nas cedências.

 Apesar disso, o central tem mostrado esta época que uma oportunidade no plantel dos leões era tudo aquilo que o jovem precisava.

Ao surgir como titular de forma surpreendente no onze na receção ao FC Porto na décima quarta jornada, Quaresma virou a página em Alvalade e tem, desde então, reescrito a sua história enquanto jogador do Sporting.

Eduardo Quaresma no Sporting x FC Porto
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Elogiado por Rúben Amorim em vários momentos, é no transporte da bola que Quaresma se tem sobressaído cada vez mais a partir da defesa leonina, e no último jogo, frente ao Young Boys, a história não foi diferente. Sempre que possível arranca com a bola nos pés e distribui jogo como se de um médio se tratasse, quebrando facilmente a primeira linha opositora. A partir do lado direito da defesa, consegue encontrar espaços para carregar a bola e desmarcar, sobretudo, o homem que tanto gosta de explorar a profundidade, Viktor Gyokeres.

Deste jeito, o defesa vai conseguindo, jogo atrás de jogo, proporcionar situações de perigo para a equipa, elevando o nível de jogo para outro patamar.

Beneficiado pelo equilíbrio de Hjulmand ou Esgaio na reocupação dos seus espaços, nesses momentos, torna-se mais livre o processo para que as suas qualidades possam fluir pelo campo fora, onde a confiança do jovem tem ajudado a conquistar metros e metros de terreno adversário.

Juntando esse fator de irreverência à imperialidade e solidez defensiva, Eduardo Quaresma vai somando notas de excelência a cada exibição.

Com o Europeu à porta, a chamada do jovem central torna-se cada vez mais numa realidade a encarar. Visto que o sistema tático utilizado por Rúben Amorim é o mesmo adotado pela seleção nacional, a habituação ao mesmo pode ser um fator chave para essa escolha que se tem mostrado gradualmente mais merecida.

Tendo realizado apenas 14 jogos esta temporada, Eduardo Quaresma precisa de continuar esta evolução apresentada a cada oportunidade concedida, para que, no final, não reine a premissa de que se trata simplesmente de mais um jovem que prometeu e não vingou verdadeiramente.

Guilherme Terras Marques
Guilherme Terras Marques
Orgulhoso estudante da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, vê no futebol e na sua cultura uma paixão. É apenas mais um jovem ambicioso que sonha fazer do jornalismo desportivo a sua vida. Escreve com o novo acordo ortográfico

Subscreve!

Artigos Populares

O Celtic de Wilfred Nancy: À quinta foi de vez!

Veio tarde e quase fora de horas a primeira afirmação de Wilfred Nancy como novo treinador dos católicos do Celtic Glasgow.

Faz sentido o Benfica pensar em Rafa Silva?

Desde problemas de foro psicológico até desentendimentos com o treinador, Rafa tem se tornado numa persona non grata dentro do clube turco.

A mensagem de Feliz Natal de Cristiano Ronaldo: «Esperança que se renova»

Cristiano Ronaldo deixou uma mensagem de Feliz Natal nas redes sociais. O avançado português partilhou um vídeo com a família.

Ex-Benfica Dean Saunders elogia José Mourinho: «Ele é um génio, sabe como ganhar jogos de futebol e impedir que boas equipas joguem bem contra...

O antigo avançado do Benfica, Dean Saunders, fez uma avaliação sobre José Mourinho. O antigo internacional galês deixou vários elogios para o técnico dos encarnados.

PUB

Mais Artigos Populares

Vitinha abre porta a um regresso ao FC Porto no futuro: «Gos­tava imenso de vol­tar a jogar com esta cami­sola»

Vitinha assumiu que pretende voltar a jogar pelo FC Porto no futuro. O médio internacional português tem estado em destaque no PSG.

Manchester City arruma a casa e pode deixar sair avançado para o Borussia Dortmund

O Manchester City pode deixar sair Oscar Bobb no mercado de janeiro. O avançado norueguês de 21 anos pretende deixar a equipa inglesa.

Palmeiras de Abel Ferreira tem 2 jogadores referenciados para a nova época

O Palmeiras de Abel Ferreira já trabalha na nova temporada. A equipa orientada pelo técnico português quer Brenner e Marlon Freitas.