Em busca da defesa ideal

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

Todo o bom adepto de futebol quer ver golos, mas nem sempre é por aqui o caminho para vencer o jogo. Desde a era Jorge Jesus, são já vários os confrontos em que o Sporting não ganhou devido a erros defensivos. Parece até existir uma separação semântica entre aquilo que significa perder e não ganhar. Organizar uma defesa pode demorar várias épocas e as combinações entre os elementos nem sempre são instantâneas. É claro que podem ocorrer milagres como aquele que presenteou o Sporting no Campeonato. Mas mais vale não sermos ingénuos.

Quando olho para o leque de opções do plantel do Sporting para a zona defensiva vejo um nome indiscutível. Coates é daqueles jogadores que nos fazem sorrir. Lembra-me aquelas pessoas que vemos todos os dias e que estranhamos caso no dia seguinte não estejam no local de sempre. Coates é tão acima da média que até nos pode levar a constatar duas coisas: que qualquer erro seu é desculpável e que tivemos sorte com a sua vinda para o Sporting e não ter saído mais. Um jogador como este Uruguaio, que tem como principal valia o controlo do espaço mas que se tem tornado eficaz na profundidade e no lançamento do jogo, precisa de ter um parceiro à altura. Se Mathieu for o destinado não me incomodo. Ultrapassada a questão física, acho que o Francês pode muito bem dedicar-se à assiduidade da posição. Sendo certo que a sua principal característica não é a criação de espaço ou as aventuras no terreno, tem por seu turno o predicado mestre que qualquer Central deve ter: a tendência para ser comandante no seu Habitat Natural. Depois há o estilo possante das abordagens, que conjugado com a disponibilidade física pode ser determinante para resolver os casos nevrálgicos. Feche-se este Dossier rezando para que estes dois se entendam, e as coisas em Aves até correram bem.

Coates é o patrão da defesa sportinguista Fonte: Sporting Clube de Portugal
Coates é o patrão da defesa sportinguista
Fonte: Sporting Clube de Portugal

Tal como no exemplo do centro da defesa, caso as coisas também corram bem no lado esquerdo, podem estender a passadeira vermelha para o Mundial. Atingindo o nível que já nos deu a conhecer, Fábio Coentrão é o melhor a actuar na sua posição. Começando logo pelo conhecimento atacante, que está desde sempre na sua génese, Coentrão é exímio na difícil gestão que um Lateral tem de fazer. Nos jogos que fez ao serviço do Sporting, tanto na pré-época como nas Aves, deu para perceber que ainda não consegue dar tudo. Mas deixou as indicações. Continua a dominar o corredor, a aparecer no último terço adversário e a criar espaço para si e para os outros. Jogo para jogo, o ritmo sobe e a disponibilidade também. Boas notícias.

Para o quarteto estar preenchido, resta-nos olhar para o lado direito. A saída de Schelotto não era um dado adquirido no fim da época passada. A primeira escolha, ou a escolha possível, para o seu lugar veio de Espanha. Piccini não era um conhecido de todos, e os jogos de preparação foram mostrando, aos poucos, um jogador que tentou acima de tudo ser seguro. No primeiro teste a sério, vimos um lateral direito atento, principalmente na marcação, havendo vários lances em que a cobertura foi correctamente efectuada. Contudo ressalvem-se duas ideias: encontrando um extremo veloz, Piccini terá dificuldade em acompanhá-lo; ao mesmo tempo, esta característica de Piccini cria no lado direito Leonino, onde é vizinho de Gelson, um défice em relação com o lado esquerdo, onde actuam Coentrão e Acuña. Esta disparidade pode influenciar nas dinâmicas tácticas da equipa e, não tirando valor ao Italiano, creio que a contratação de Ristovski é o sintoma de que a busca pela defesa ideal ainda não terminou.

Foto de Capa: Sporting Clube de Portugal

Ricardo Gonçalves
Ricardo Gonçalves
Como uma célebre música diria, "eu tenho dois amores", com o desporto e a comunicação a ocuparem 50/50 do seu coração. Entusiasta confesso daquilo que é a alegria do futebol, promete transmitir-vos através de palavras as emoções que se sentem durante os 90 minutos (e além disso). Escreve sem acordo ortográfico

Subscreve!

Artigos Populares

Rafael Leão regressa aos treinos e pode ser opção para encontro com o Pisa

Depois de falhar o jogo frente ao Bolonha devido a uma pubalgia, Rafael Leão regressou aos treinos e partilhou imagens do seu treino de recuperação.

Bruno Vicintin admite mudança da SAD do Santa Clara para o continente: «Caso o apoio não exista, é impossível manter o projeto na ilha»

Bruno Vicintin afirmou que não se encontra em conversações com nenhum clube, mas não fecha a porta a uma mudança da SAD do Santa Clara para o continente.

Rui Borges responde ao Bola na Rede após FC Porto x Sporting: «Sabíamos que quem tivesse por fora tinha de ter um compromisso mais...

Rui Borges analisou o empate entre FC Porto e Sporting no Estádio do Dragão. O treinador dos leões respondeu à pergunta do Bola na Rede.

Francesco Farioli responde ao Bola na Rede após o FC Porto x Sporting: «O Rodrigo Mora é um jogador muito inteligente e tem uma...

Francesco Farioli analisou o empate entre FC Porto e Sporting no Estádio do Dragão. O treinador italiano respondeu à pergunta do Bola na Rede.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto x Sporting alvo de atenção: olheiros de equipas de topo estiveram no Dragão

Vários olheiros de emblemas europeus marcaram presença na partida entre o FC Porto e o Sporting, para acompanharem certos jogadores.

Sporting: jogador tem que ser reavaliado depois do embate frente ao FC Porto

Geny Catamo terá que ser reavaliado na Academia de Alcochete, depois de ter saído com queixas da partida frente ao FC Porto.

Francisco Moura atacado após FC Porto x Sporting: «Isto não é o Famalicão»

Francisco Moura foi atacado nas redes sociais depois da partida entre o FC Porto e o Sporting, na qual o defesa cometeu uma grande penalidade.