Ensaio sobre mais uma cegueira?

- Advertisement -

Os ventos sopravam todos a favor de Francisco Geraldes, depois de um empréstimo bem sucedido no Moreirense, onde venceu a Taça da Liga e se afirmou como um valor emergente, seguiu-se o Rio Ave, onde o criativo encontrou o contexto perfeito para exponenciar o seu crescimento.

Miguel Cardoso implementou uma ideia de jogo arrojada e ofensiva, na qual Geraldes encaixou que nem uma luva e acabou por se tornar numa das figuras de proa da formação, que logrou um sensacional quinto lugar no campeonato. Chico Geraldes explanou todas as suas já reconhecidas qualidades, demonstrando ainda uma regularidade exibicional assinalável.

Desta forma, o criativo acabou a época em Vila do Conde com números impressionantes: somou 38 jogos (33 como titular), marcou quatro golos e fez onze assistências. Acima dos números, o que sobressaiu no jogar de Geraldes foi a sua forma de tratar a bola e a sua inteligência também sem ela.

A sua fantasia e criatividade aliadas a uma tomada de decisão acima da média tornaram o médio num dos principais motores do carrossel ofensivo, montado por Miguel Cardoso, que impressionou Portugal.

Geraldes tornou-se uma peça fulcral para Miguel Cardoso
Fonte: Rio Ave Futebol Clube

Como consequência, Francisco Geraldes regressou à casa-mãe, que por sua vez estava mergulhada numa crise com a qual perdeu vários dos seus ativos mais importantes, escancarando ainda mais as portas do plantel principal para o jovem criativo.

Além disso, o jogador formado na Academia aproveitou os particulares realizados em solo helvético para se tornar num dos nomes em maior destaque já com a verde e branca vestida. Tudo indicava que Francisco Geraldes iria ter a sua verdadeira oportunidade e finalmente integraria a formação principal do Sporting CP para 2018/19. No entanto, o jovem médio acabou emprestado ao Eintracht Frankfurt e a surpresa foi geral.

Ficou a ideia, posteriormente confirmada por José Peseiro, de que Chico Geraldes sentiu que não ia ter os minutos de jogo que ambicionava e acabou por tomar a decisão de sair. Mas será que a estrutura leonina não podia ter feito mais para manter o criativo no plantel?

Aliciando Geraldes não só com uma preponderância maior na equipa mas também com uma melhoria merecida de contrato adequada ao patamar de desenvolvimento em que se encontra, desta forma, talvez Geraldes se sentisse mais reconhecido e importante no seio da equipa mas a estrutura de Alvalade voltou a desviar o olhar e mais uma vez optou-se pela saída como solução mais fácil. Cada vez mais, o talentoso médio tende a tornar-se uma espécie de génio incompreendido em Alvalade…

Xavier Costa
Xavier Costahttp://www.bolanarede.pt
Amante de desporto em geral mas desde cedo o futebol fez parte da sua vida. Estudante de jornalismo movido por uma curiosidade desmedida e com o sonho de chegar ao jornalismo desportivo. Apaixonado pelo futebol na sua essência e sempre interessado em pensar o jogo e em refletir sobre o fenómeno em si. Num jogo que tantas emoções desperta, nada melhor que palavras para as exprimir, assim o gosto pela escrita e a paixão pelo futebol fundem-se num só.                                                                                                                                                 O Xavier escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

O que diz o Dérbi sobre o Benfica e o Sporting?

Quatro anos depois, novamente na 30.ª jornada da Primeira Liga, o Benfica voltou a ser feliz em Alvalade. Tal como em 2022, o Sporting fica praticamente fora da luta pelo título.

Benfica supera o Sporting no confronto direto: dois triunfos em três dérbis

O Benfica iniciou a temporada com a vitória sobre o Sporting na final da Supertaça (1-0), seguindo de um empate na Luz (1-1) e mais uma vitória (2-1).

Pós-dérbi: Há 2 titulares do Sporting em risco por acumulação de amarelos

Morten Hjulmand e Rui Silva estão em risco de falhar o Sporting x Tondela. Serão baixas caso recebam cartão amarelo frente ao AVS SAD.

Sporting volta a falhar teste grande e soma zero vitórias frente aos rivais

O Benfica não é derrotado na Primeira Liga desde 25 janeiro de 2025, quando perdeu por 3-1 no terreno do Casa Pia.

PUB

Mais Artigos Populares

Já há data e hora para a antevisão de Francesco Farioli ao FC Porto x Sporting na Taça de Portugal

Conferência de antevisão de Francesco Farioli será esta terça-feira pelas 12h45 no Olival. FC Porto recebe o Sporting na Taça de Portugal.

Vão 45 jogos invictos: Quanto foi a última vez que o Benfica perdeu na Primeira Liga?

O Benfica regista agora 45 jogos sem perder na Primeira Liga. Águias foram a Alvalade e ganharam ao Sporting por 2-1.

Neemias Queta fora dos finalistas ao prémio de Most Improved Player da NBA

O português Neemias Queta ficou de fora dos finalistas ao prémio de Most Improved Player da fase regular, apesar da evolução na temporada.