Ensaio sobre mais uma cegueira?

    Outro dos motivos para este desfecho pode ter sido o regresso de Bruno Fernandes, com a chegada do melhor jogador do campeonato passado, a titularidade para Geraldes complicou-se mas, ainda assim, a pérola formada em Alcochete poderia ser uma mais valia para os leões.

    Tendo em conta o desenho tático ao qual Peseiro tem dado primazia, um 4-2-3-1 bem definido, o Sporting CP, neste momento, conta unicamente com um médio de características mais ofensivas capaz de ligar o meio campo e o ataque, com capacidade de fazer a diferença entre linhas e que se sinta como “peixe na água” a jogar por dentro da estrutura do adversário. Na época passada foi evidente a dependência da equipa leonina em Bruno Fernandes e agora com Geraldes nas fileiras, o jovem médio podia muito bem ser uma alternativa válida para assumir a batuta das manobras ofensivas quando necessário.

    Aliás, Francisco Geraldes até poderia ser compatível no onze titular com Bruno Fernandes, jogando este último como “oito” tal como fez com Jorge Jesus diversas vezes. Principalmente em jogos nos quais o Sporting tenha que assumir a iniciativa de jogo de forma mais incisiva, principalmente contra equipas que jogam com as linhas muito baixas e fecham bem os espaços, o jovem médio seria uma grande ajuda para descobrir espaços onde não os há, graças à sua visão de jogo privilegiada e à sua velocidade de pensamento e de execução.

    Parece que Peseiro estará a pensar em Nani para assumir esse papel mais interior também quando necessário, mas intérpretes com esta magia que entusiasma as bancadas e que ao mesmo tempo são capazes de desbloquear qualquer partida ao encontrar todo o tipo de caminhos diferentes para a baliza adversária são opções que nunca são demais no plantel.

    Médio leonino em bom plano no estágio realizado na Suíça
    Fonte: Sporting Clube de Portugal

    Desde os oito anos de idade na Academia, Francisco Geraldes é considerado uma das promessas mais entusiasmantes a saírem de Alcochete nos últimos anos mas ainda não será desta que o jovem jogador terá a oportunidade de se afirmar no seu clube do coração.

    Um jogador talentoso e inteligente, que não deixa ninguém indiferente com o seu comportamento dentro e fora dos relvados e que sempre expressou publicamente a sua vontade de vingar com o leão rampante ao peito. Estará a estrutura do Sporting a fechar os olhos outra vez à qualidade de Geraldes? O pior cego é aquele que não quer ver e tal como questiona Saramago na sua aclamada obra “Ensaio sobre a Cegueira” e de cujo autor Geraldes é confesso admirador: “Quantos cegos serão precisos para fazer uma cegueira?”.

    Por agora parece que a cegueira que tomou conta da estrutura leonina em relação ao talentoso médio continua e não será para já que o jovem criativo irá espalhar o seu futebol na relva de Alvalade.

    Foto de Capa: Eintracht Frankfurt

    Artigo revisto por: Jorge Neves

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Xavier Costa
    Xavier Costahttp://www.bolanarede.pt
    Amante de desporto em geral mas desde cedo o futebol fez parte da sua vida. Estudante de jornalismo movido por uma curiosidade desmedida e com o sonho de chegar ao jornalismo desportivo. Apaixonado pelo futebol na sua essência e sempre interessado em pensar o jogo e em refletir sobre o fenómeno em si. Num jogo que tantas emoções desperta, nada melhor que palavras para as exprimir, assim o gosto pela escrita e a paixão pelo futebol fundem-se num só.                                                                                                                                                 O Xavier escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.