Entrar com o pé direito na prova rainha | Varzim SC x Sporting CP

    Taça de Portugal, 3.ª Eliminatória: domingo, 19:00h, 16 de outubro de 2022

    A ANTEVISÃO: O DUELO ENTRE POVEIROS E LEÕES

    Aposta agora até 50€ através deste link no Varzim SC x Sporting CP sem risco!

    O caminho para os lados de Alvalade anda extremamente incerto. Vitórias avantajadas contra equipas europeias das melhores e mais competitivas ligas do mundo da bola precedem desgraças e resultados inesperados face a conjuntos como Boavista FC ou mesmo o recém-promovido GD Chaves. No entanto, nem na Liga dos Campeões o Sporting CP escapou. Mas isso já são contas de outro rosário.

    Na última partida em competições nacionais, o Sporting fez uso do leão que o caracteriza, e lutou com garras e dentes para superar os “Bravos Açorianos” e vencer por duas bolas a uma. Depois, seguiu-se o Marselha, cuja história nem vale a pena contar. Já o Varzim não foi além de um empate em casa do Sanjoanense, no duelo a contar para a 5.ª jornada da Serie A na Liga 3.

    Mesmo assim, equipas desta liga já deram muitas dores de cabeça à formação de Alvalade. Chega a ser penoso abrir o baú de memórias e retirar o pesadelo quase três anos depois: o jogo de 17 de outubro de 2019. Na altura, Silas estava no comando técnico da equipa cujo capitão era Miguel Luís, agora na Polónia. Na defesa, Ilori e Neto, sendo este último o único que ainda faz carreira no Sporting. O marcador fechou com o 2-0 a favor do FC Alverca, na altura apelidado de “tomba gigantes”, e descartou os leões logo à 3.ª eliminatória da competição.

    Mas as coisas estão bem diferentes. Desde aí, o conjunto verde e branco apanhou boleia de Rúben Amorim e rumou a novos tempos de glória, com a conquista do campeonato nacional 19 anos depois.

    Na típica conferência de imprensa, o treinador leonino levantou a ponta do véu e deu a conhecer as baixas e já algumas mudanças a apresentar no «onze» inicial. Coates não recuperou da lesão do jogo da “Champions”, Arthur e Nazinho decidiram apanhar virose e, assim como Ugarte, estão fora da lista de convocados. Aos indisponíveis, junta-se também o frágil St. Juste. Já o técnico dos “Alvi-negros” decidiu manter o suspense até à hora do encontro e deixar esta conversa em “banho-maria”.

     

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. Varzim ainda só sofreu um golo nas únicas cinco jornadas que leva na Liga 3;
    2. Último duelo entre as equipas acabou com a vitória do Sporting (2-1), com um bis de Pote na época 21/22;
    3. História é clara: Leões nunca perderam com o Varzim e contam com cinco vitórias e dois empates;
    4. É preciso recuar 21 anos para voltar a ver a turma de Alvalade a impor goleada aos poveiros (4-0 em 2001).
    5. Varzim não sente o sabor da derrota há 13 partidas, desde abril deste ano (descaída por 0-2 face ao SC Covilhã);
    6. Pedro Gonçalves (SCP) é o terceiro melhor marcador da Primeira Liga (cinco golos e três assistências). No lado do Varzim, Gustavo Souza já conta com dois golos na presente época;
    7. Clube verde e branco marca, em média, dois golos por jogo. Varzim arrecada um golo por partida.
    8. Clube nortenho marca encontro com os leões após ter eliminado, na última ronda da Taça de Portugal, o CD Feirense (1-0);
    9. Varzim ainda não perdeu, esta época, em casa para todas as competições;
    10. Defesa leonina instável: formação verde e branca sofreu 10 golos nas últimas cinco partidas;

     

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Gustavo Souza Varzim SC
    Fonte: Varzim SC 

    Gustavo Souza – o avançado brasileiro da equipa visitada é alguém a ter em conta pela linha defensiva dos leões. Na Liga 3, ainda só se jogaram cinco rondas, mas Gustavo já é responsável por dois dos seis golos marcados pelo Varzim na competição. O pivot da turma nortenha esteve muito perto de fazer gosto ao pé no último jogo que a equipa realizou frente ao Sanjoanense. É um atacante furtivo, e não costuma ceder quando tem a baliza em frente aos seus olhos.

    Nuno Santos Sporting
    Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

    Nuno Santos – começou nos rivais, mas o português parece ter encontrado o seu lugar na casa do leão. As estatísticas e os números não mentem: Nuno tem sido um dos elementos fundamentais da formação de Alvalade, estando envolvido diretamente em seis dos 24 golos que o clube verde e branco concretizou até agora em 2022/2023 (25% do total). Oscila entre lateral defensivo e extremo, levando a habilidade, a criatividade e a qualidade a todos os cantos do campo. Levanta-se a curiosidade para saber que truques terá o jogador na manga, e se voltaremos a assistir a mais um dos seus famosos passes de letra.

     

    XI’S PROVÁVEIS

    Varzim SC (4-3-3): Ricardo Nunes; C. Tovar, B. Bernardo, J. Faria e T. Júnior; Joãozinho, P. Moreira, I. Quivira; L. Teixeira, Ludovic e G. Souza.

    Treinador: Tiago Margarido

    “Vamos entrar em campo e tentar assumir o jogo e tentar ganhá-lo. (…) Encaramos a partida com o Sporting como mais um jogo”.

     

    Sporting CP (3-4-3): F. Israel; G. Inácio, J. Marsá e M. Reis; P. Porro, Sotiris A., H. Morita e N. Santos; P. Gonçalves, Paulinho e M. Edwards;

    Treinador: Rúben Amorim

    “Esperamos um jogo sempre de taça, onde nós não temos nada a ganhar, apenas passar a próxima eliminatória. Temos a responsabilidade do jogo, queremos ganhar!”.

     

    PREVISÃO DE RESULTADO: Varzim SC 0-2 Sporting CP

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Serie A: já há uma equipa despromovida

    Ficámos a conhecer esta sexta-feira a primeira equipa despromovida...

    Sporting vende Fatawu por 17 milhões de euros

    O Sporting vendeu Fatawu por 17 milhões de euros...

    Liverpool vai pagar verba milionária por Arne Slot

    O Liverpool tem tudo fechado para que Arne Slot...
    André Soares
    André Soares
    "O André está neste momento a tirar a licenciatura em Ciências da Comunicação, na mui nobre Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Mas não é em Vila Real que tem as suas raízes. Tondela foi, e é, a sua casa, e muita da paixão que tem, especialmente pelo futebol, deve-o ao seu avô, que lhe incutiu, e muito, o vício da bola desde pequeno". Escreve com acordo ortográfico.