Leões sub-23: entre a imaturidade e a bipolaridade

A equipa de sub-23 do Sporting Clube de Portugal tem apresentado exibições que revelam duas coisas: imaturidade e bipolaridade. Basta vermos os resultados desta equipa comandada por José Lima para perceber um pouco melhor estas duas características: em oito jogos disputados na Liga Revelação apresenta quatro vitórias, um empate e três derrotas. É capaz de ganhar cinco bolas a uma à Académica em Coimbra e perder, na jornada seguinte, quatro a zero contra o Guimarães em casa; é ainda capaz de ganhar quatro a um ao Portimonense em casa e perder cinco a dois em Vila do Conde contra a formação rioavista.

Esta inconstância nos resultados espelha uma equipa que ainda se está a encontrar: falta, sobretudo, consolidar processos e filosofias de jogo, afinações táticas essenciais nos momentos de transição ofensiva e defensiva e crescimento ao nível do grupo de trabalho.

Contudo, esta imaturidade e bipolaridade registada não compromete a qualidade dos seus jogadores. Dois elementos da formação têm participado inclusivamente com assiduidade nos treinos do plantel principal. Falo do guarda-redes Diogo Sousa e do médio Daniel Bragança. E, o jornal O Jogo, na sua edição online do dia 19 de setembro, informa que José Peseiro integrou nos treinos da equipa principal leonina o campeão europeu de sub-19 Miguel Luís.

Marco Túlio tem sido um dos destaques do Sporting Sub-23 apesar da irregularidade da equipa
Fonte: Sporting CP

Mas uma equipa é muito mais do que um conjunto de jogadores. Esta é uma verdade tão certa como dois mais dois serem quatro. Este Sporting sub-23 até pode ter jogadores de elevado recorte técnico, capazes do deslumbramento e da irreverência dos jogadores jovens. Mas falta-lhe alma coletiva, uma Gestalt onde se perceba claramente que o grupo está além das individualidades.

Se nos lembrarmos que esta equipa de Sub-23 surgiu para substituir a equipa B dos Leões (que vinha a registar maus resultados) então devemos exigir a estes jovens leões muito mais do que aquilo que a equipa B fez no passado e do que aquilo que eles próprios estão a fazer. E acho que exigir isso não é pedir muito pois a qualidade dos jogadores, essa, está lá toda. Tão verdade como dois mais dois serem quatro.

Foto de Capa: Sporting CP

artigo revisto por: Ana Ferreira

Simão Mata
Simão Matahttp://www.bolanarede.pt
O Simão é psicólogo de profissão mas isso para aqui não importa nada. O que interessa é que vibra com as vitórias do Sporting Clube de Portugal e sofre perante as derrotas do seu clube. É um Sportinguista do Norte, mais concretamente da Maia, terra que o viu nascer e na qual habita. Considera que os clubes desportivos não estão nos estádios nem nos pavilhões, mas no palpitar frenético do coração dos adeptos e sócios.                                                                                                                                                 O Simão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho terá missão ‘apertada’: o calendário do Benfica até às eleições

José Mourinho deverá ser confirmado nos próximos dias como o sucessor de Bruno Lage no posto de treinador do Benfica.

De setembro de 2000 a setembro de 2025: José Mourinho vai assumir o Benfica após 25 anos da sua experiência no clube encarnado

José Mourinho vai voltar a ser treinador do Benfica. O técnico de 62 anos regressa ao clube encarnado após 25 anos.

José Mourinho a caminho do Benfica: negociações praticamente concluídas

José Mourinho está muito próximo de ser confirmado como treinador do Benfica. As negociações estão em vias de ficarem fechadas.

Benfica confirma saída de Bruno Lage em curto comunicado enviado à CMVM

O Benfica confirmou a saída de Bruno Lage em comunicado enviado à CMVM. O técnico foi afastado na noite desta terça-feira.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Lage despedido do Benfica

Bruno Lage já não é treinador do Benfica. O técnico deixou o clube encarnado por mútuo acordo, após a derrota frente ao Qarabag.

Bruno Lage na porta de saída e José Mourinho é o eleito de Rui Costa para assumir o Benfica

José Mourinho é o desejado por Rui Costa para assumir o Benfica. O técnico pode estar em vias de suceder a Bruno Lage no comando das águias.

Bruno Lage justifica queda exibicional do Benfica: «O primeiro golo intranquilizou a equipa»

Bruno Lage analisou a derrota do Benfica diante do Qarabag por 3-2 na estreia da Champions League. Técnico encarnado falou em conferência de imprensa.